Receita de Tofu caseiro simples

Receita de Tofu caseiro simples

O tofu, também chamado de queijo de soja, é um alimento popular na alimentação vegetariana e vegana como substituto da carne. Sua consistência é macia, o sabor é delicado e pode ser temperado de vários jeitos, absorvendo bem os sabores dos ingredientes que lhe são adicionados. No TudoReceitas ensino você a receita de tofu caseiro simples, para que possa fazer em sua casa sempre que quiser. Experimente e surpreenda-se!

4 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Receita sem glúten, No frio
Ingredientes:
Como fazer Tofu caseiro simples:
1

Prepare tofu em casa colocando a soja de molho na geladeira por 12 horas em 8 xícaras de água filtrada.

2

Depois escorra e bata a soja com as 6 xícaras de água filtrada até que fique bem triturada e com textura de creme.

3

Despeje tudo numa panela e leve ao fogo médio/baixo por cerca de 20 minutos. Mexa com uma espátula ou colher de pau para não queimar, deixe esfriar um pouco e, com um pano, torça bem. O líquido resultante é leite de soja!

4

Leve o leite ao fogo até atingir a temperatura de 80 graus, é quando começa a sair a fumaça parecendo quase ferver. Desligue o fogo e acrescente o cloreto de magnésio dissolvido em 3 colheres de sopa de água morna a este preparado de tofu caseiro simples. Não mexa muito, tampe e deixe descansar por 40 minutos.

5

Forre uma peneira com um pano úmido, despeje o leite já coagulado e cubra. Coloque um peso sobre ele e deixe escorrer o soro por uma hora. Isso é importante para obter um tofu caseiro consistente e que não desmancha.

6

Desenforme dentro de uma vasilha com água e deixe descansar por 30 minutos.

7

Depois disso seu tofu caseiro simples está pronto para consumo!

Dica: Para conservar é necessário levar na geladeira dentro da água filtrada, trocando a água todos os dias durante 4 dias.

8

Agora é só cortar em cubinhos e temperar do jeito que você preferir. Se está sem ideias, confira estas receitas de tofu:

  • Tofu temperado com shoyu;
  • Espetinhos de tofu e legumes;
  • Palitinho crocante de tofu.

Bom apetite!

Se você gostou da receita de Tofu caseiro simples, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Soja.