Receita de Tofu de grão de bico

Receita de Tofu de grão de bico

O tofu de grão de bico, também conhecido como tofu birmanês, é uma das muitas alternativas de proteínas vegetais substitutas da carne que podemos consumir hoje em dia. Este tofu caseiro, ao contrário do tofu de soja tradicional, é muito fácil de fazer. A textura deste tofu caseiro é bastante macia e pastosa, mas pode ser usado em muitos pratos e preparado de diferentes maneiras: assado, frito ou grelhado, frito, salteado, empanado, etc.

Você se atreve a fazer seu próprio tofu? Continue aqui no TudoReceitas e confira logo esta receita de tofu de grão de bico, uma receita com farinha de grão de bico vegano e muito simples de fazer!

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Receita sem glúten, Cozido
Ingredientes:
Como fazer Tofu de grão de bico:
1

Misture os ingredientes secos peneirados numa tigela: a farinha de grão de bico, o sal, a cúrcuma, a páprica, as ervas de Provence, o alho e a cebola em pó.

Dica: Se preferir, pode substituir as ervas de Provence por outro mix de ervas da sua preferência ou somente por oréganos. Prefira usar alho e a cebola em pó em vez de alho e cebola picados pois, desta forma, seu tofu terá uma validade maior.

2

Separe 250 ml de água e adicione-a pouco a pouco na tigela dos ingredientes secos, enquanto mexe com um batedor de arames, para que não se formem grumos. Também poderá bater esta mistura num processador, para eliminar bem os grumos.

3

Para continuar preparando o tofu birmanês leve os 500 ml restantes de água para ferver. Quando a água ferver, adicione lentamente a mistura anterior, mexendo sempre, e deixe cozinhar em fogo alto por 1 minuto, sem parar de mexer.

4

Desligue o fogo e continue mexendo por mais 5 minutos, para que a mistura para tofu de grão de bico esfrie e fique mais espessa. Depois transfira para um recipiente forrado com papel manteiga e deixe repousar por 2 horas em temperatura ambiente.

5

Reserve o tofu caseiro na geladeira e deixe-o descansar durante a noite (8 horas, no mínimo). Depois disso pode desenformar e usar para preparar os seus pratos!

6

Como referimos no começo da receita, este tofu de grão de bico pode ser servido frito, empanado, grelhado... o que você quiser! Experimente e conte para nós o que você achou desta receita vegana.

Procurando mais receitas com farinha de grão de bico? Veja como fazer:

  • Biscoito de farinha de grão de bico
  • Grãomelete com farinha de grão de bico
  • Pão com farinha de grão de bico

Se você gostou da receita de Tofu de grão de bico, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Grão-de-bico.