Receita de Tomate cereja confit

Receita de Tomate cereja confit

Você já ouvir falar sobre a técnica de confitar? É algo bem antigo, simples e representa o cozimento de um alimento com uma quantidade considerável de gordura e em baixa temperatura. E foi isso o que fizemos nessa receita de tomate cereja confit, uma ótima dica para quem ama adicionar tomate nos seus pratos ou quer preparar uma conserva de tomate com o máximo sabor.

Após algum tempo de forno, o aroma perfuma toda a cozinha. E o sabor dos tomates... indescritível. Acompanhe o passo a passo em fotos desta receita de tomate cereja confitado experimente você também.

4 convidados 45m Acompanhamento Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para perder peso, Receita sem lactose, Receita sem açúcar, Receita sem glúten, No forno
Ingredientes:
Como fazer Tomate cereja confit:
1

Separe todos os ingredientes desta receita de tomatinho confit e preaqueça o forno nos 150 graus (forno médio-baixo).

Dica: você pode preparar confit com qualquer variedade de tomate, no entanto o tomate cereja é mais indicado pelo seu tamanho pequeno, já que o tomate confit fica melhor quando preparado inteiro, sem cortar.

2

Coloque os tomates em uma assadeira, regue com azeite e acrescente os temperos.

Dica: pode variar nos temperos de acordo com a sua preferência.

3

Leve ao forno pré aquecido a 150 graus e deixe assando por cerca de 40 minutos ou até os tomatinhos murcharem, como na foto, o que significa que estão macios.

Dica: respeitar essa temperatura e tempo de forno é importante porque, como indicado acima, o confit consiste em cozinhar o alimento em temperatura baixa.

4

Depois disso está pronto seu tomate confit! Essa receita tem grande utilidade na cozinha, pois pode ser servida com pão e complementar bruschettas, massas, carnes e mais. Gostou? Veja também a sugestão de tomate seco na AirFryer e acompanhe mais receitas práticas nas minhas redes sociais em diariodacozinheiraamadora.

Se você gostou da receita de Tomate cereja confit, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Tomate.

Conserva de tomate confit e outras receitas

Agora que você sabe como fazer tomate confit, poderá preparar inúmeros pratos com esse tomatinho que tem agora um sabor ainda mais gostoso! Uma das opções é fazer uma conserva de tomate confit. Para isso basta colocar os tomatinhos confit ainda quentes num pote de vidro esterilizado e preencher o restante espaço com o azeite usado no preparo do confit, adicionando mais azeite se necessário. Poderá adicionar também os temperos usados no preparo, de modo a intensificar os sabores da conserva. Tampe e armazene desse jeito por até 3 meses fora da geladeira. Depois de abrir, reserve na geladeira e consuma em 1 semana.

Confira também estas receitas com tomate para usar seu tomate confit:

  • Torta de tomate cereja
  • Bruschetta de tomate cereja
  • Risoto de tomate cereja
  • Salada de brócolis com tomate