Receita de Torta capixaba de bacalhau

Receita de Torta capixaba de bacalhau
Imagem: midias.folhavitoria.com.br

Você quer aprender a preparar torta capixaba de bacalhau? No Tudo Receitas podemos ajudar! Essa torta salgada rica em frutos do mar é muito popular em Espírito Santo sobretudo durante a Semana Santa. Confira abaixo o preparo da torta capixaba de bacalhau passo a passo e experimente, sabemos que irá gostar!

8 convidados 4h Prato principal Dificuldade elevada
Características adicionais: Custo elevado, Receitas de Páscoa, No forno, Receitas do Brasil, Receita tradicional de Espírito Santo
Ingredientes:
  • Caldo de moqueca:
  • Decoração:
Como fazer Torta capixaba de bacalhau:
1

O primeiro passo para preparar esta deliciosa torta capixaba de bacalhau é cozinhar o bacalhau e a pescada ou badejo em uma panela com água e um pouco de sal, durante 15-20 minutos.

Imagem: grafe-e-faca.com
2

Desligue o fogo, escorra e deixe o peixe esfriar ligeiramente. Depois desfie com as mãos, removendo a pele e espinhas, reserve.

Imagem: nhack.wordpress.com
3

Continue preparando a torta capixaba de bacalhau: corte o palmito em rodelas com mais ou menos 2 cm de espessura, e coloque cozinhando em uma panela com água por 15 minutos.

Imagem: cozinhandopararelaxar.com
4

No final desse tempo escorra a água e esprema o palmito usando um pano de prato, para que fique bem sequinho. Reserve.

Imagem: clever-magazine.com
5

Prepare agora o caldo de moqueca para cozinhar cada um dos frutos do mar: leve ao fogo uma panela com os ingredientes respetivos a este caldo, quando levantar fervura cozinhe por mais 5 minutos e desligue o fogo.

Imagem: tampopogourmet.com.br
6

Coe o caldo de moqueca e cozinhe nele, separadamente, o camarão por 3 minutos após levantar fervura, e os sururus por 10 minutos após levantar fervura. Reserve escorridos (não escorra demasiado para que a torta capixaba de bacalhau não fique seca).

Imagem: aguanaboca.org
7

Misture em uma panela grande todos os ingredientes cozinhados previamente, junto com a carne de siri ou de caranguejo desfiada, usando o azeite de oliva para ligar.

Imagem: portal27.com.br
8

Bata as claras de ovo em neve e, quando estiverem no ponto, adicione as gemas e volte a bater, Adicione metade à mistura anterior, envolva bem, retifique o sabor com sal e pimenta do reino e transfira para um refratário untado com azeite de oliva.

Imagem: lepixelgourmet.com.br
9

Cubra com os ovos restantes e decore com rodelas de cebola e uma azeitona no centro de cada rodela. Leve a assar no forno preaquecido a 200ºC por 30 minutos, ou até dourar.

Imagem: chefbda.com
10

Após esse tempo a torta capixaba de bacalhau de Espírito Santo estará pronta! Sirva ainda quente acompanhada de arroz branco e salada. Bom apetite!

Imagem: midias.folhavitoria.com.br

Se você gostou da receita de Torta capixaba de bacalhau, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bacalhau. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Truques
  • Como alternativa a comprar os frutos do mar separadamente, você pode comprar o kit torta capixaba, à venda nas praias de Espírito Santo.