Receita de Torta de banana com farofa

Receita de Torta de banana com farofa

Se você gosta de cuca de banana, com certeza vai gostar desta receita de torta de banana com farofa! Ela é semelhante a uma cuca, porém é preparada com menos massa, o que significa que fica sobrando mais do que a gente mais gosta numa cuca: a farofa doce!

Continue aqui no TudoReceitas para descobrir como fazer esta torta de banana farofada bem prática, em que a farofa vai na base da massa e também na cobertura, enquanto que o recheio é somente de banana amassada. Tem tudo para dar certo, não é mesmo? Confira abaixo o passo a passo em fotos e prepare logo esta torta de banana com farofa crocante.

6 convidados 45m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes:
  • Para a farofa:
  • Para o recheio:
Como fazer Torta de banana com farofa:
1

Bata o açúcar com a manteiga, de preferência usando uma batedeira, até obter um creme. Adicione o ovo e volte a bater.

Dica: Preaqueça o forno nos 180ºC.

2

Noutra tigela misture o restante dos ingredientes secos: o trigo, a maisena, a canela e o fermento. Adicione na mistura de manteiga, açúcar e ovo e bata com a batedeira ou misture com os dedos até obter uma massa seca, com consistência de farofa.

3

Reserve metade dessa farofa na geladeira e use o restante para forrar o fundo e laterais de uma forma de torta com fundo amovível, pressionando bem para conseguir uma massa compacta. Leve para pré-assar no forno a 180ºC por 10 minutos.

Dica: Use uma forma de 22-24 cm.

4

Enquanto isso, coloque as bananas descascadas numa tigela e amasse com a ajuda de um garfo. Você pode amassar as bananas completamente, até ficarem em purê, ou amassar ligeiramente para conservar alguns pedacinhos.

5

Retire a base da torta do forno e espalhe nela as bananas amassadas. Pegue a farofa reservada e desfaça-a ligeiramente com as pontas dos dedos enquanto polvilha sobre a torta. Devolva ao forno nos 180ºC, desta vez por 20 minutos ou até dourar.

6

Retire a torta farofa de banana do forno e deixe esfriar um pouco. Pode servir morna ou fria, simples assim ou acompanhada de uma bola de sorvete de sabor à sua escolha. Bom apetite e diga nos comentários o que você achou!

Procurando mais receitas de torta de banana? Veja como fazer:

  • Torta de banana rápida
  • Torta de banana com massa podre
  • Torta de banana da terra com queijo

Se você gostou da receita de Torta de banana com farofa, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Tortas doces.