Receita de Torta de bolacha maria com caramelo

Receita de Torta de bolacha maria com caramelo

Se você está procurando um doce que crianças e adultos gostem, você encontrou! Essa receita de torta de bolacha maria com caramelo é um daquelas sobremesas para os amantes do sabor das bolachas Maria, daquelas de uma vida, daquelas que nos transportam para a nossa infância e juventude.

Com esta receita vai sentir o sabor do leite com as bolachas em formato de torta. O sabor do biscoito junto com o caramelo de manteiga confere doçura e cremosidade. A sua preparação é simples, embora demore várias etapas, mas sem dificuldade.

Se você quer saber como fazer torta de bolacha maria0 continue lendo o passo a passo abaixo e separe os ingredientes: aprenda a fazer esta deliciosa receita de torta de bolacha maria com caramelo.

8 convidados 45m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Sem cocção
Ingredientes:
  • Para a base:
  • Para o creme com bolachas
  • Para a calda de caramelo:
Como fazer Torta de bolacha maria com caramelo:
1

Para fazer a torta de bolacha Maria, que leva creme e caramelo, primeiro tem de preparar uma forma redonda removível com cerca de 22 cm de diâmetro. Forre o fundo e as laterais com papel manteiga cortado na medida. Em seguida, triture os biscoitos com um processador de alimentos até que se transformem em pó. Derreta a manteiga no micro-ondas e misture bem com o biscoito em pó para formar a base da torta.

2

Coloque a pasta obtida do pó de biscoito com a manteiga no fundo da forma que você preparou e alise bem com a mão. Reserve a forma na geladeira enquanto continua com a preparação do biscoito e da torta de caramelo.

3

Depois de fazer a base do bolo, prossiga para executar o creme de biscoito. Para isso, hidrate as sete folhas de gelatina neutra em água.

4

Misture os 300g de biscoitos com as 75g de açúcar com um processador de alimentos para que fiquem bem incorporados um ao outro.

5

Aqueça 250ml de natas no micro-ondas, tendo em conta que não precisa de ferver. Adicione o creme quente à mistura anterior de biscoitos e açúcar e misture mais um pouco até obter uma massa de biscoito.

Dica: Você também pode fazer um cheesecake com biscoitos e caramelo - substituindo este creme de 250ml por cream cheese tipo Filadélfia. Você vai precisar aquecê-lo um pouco.

6

Deposite este creme resultante em uma tigela grande. Escorra as folhas de gelatina que você tinha na água, coloque-as em um copo para micro-ondas e aqueça-as apenas o suficiente para torná-las líquidas. Adicione as folhas de gelatina derretidas ao creme de biscoito e mexa com batedores manuais para que fiquem bem integrados.

7

Em seguida, bata o restante do creme (500ml) com batedores elétricos. Adicione o chantilly, aos poucos, ao creme de biscoito fazendo movimentos envolventes, desta vez, de forma manual.

8

Pegue a forma de bolo com a base de biscoito e manteiga da geladeira e despeje o creme de biscoito dentro dela. Nivele bem o recheio com uma espátula e coloque o bolo de volta na geladeira para compactar o creme. Como podem ver, é um bolo de caramelo e biscoitos sem forno, super fácil de fazer!

9

Enquanto o bolo se solidifica na geladeira, prepare o caramelo. Primeiro, hidrate as duas folhas de gelatina em água e, logo em seguida, aqueça o açúcar em uma panela grande. Sem mexer, deixe formar um caramelo dourado.

10

Quando estiver quase pronto, aqueça os 150g de natas no micro-ondas até ferver. Em seguida, pique a manteiga e adicione-a ao caramelo, que já deve estar dourado, e deixe derreter. Agora você pode remover a preparação. Levará alguns segundos para a manteiga derreter.

11

Assim que a manteiga derreter, despeje o creme de leite quente e continue mexendo sempre para desfazer os grumos que possam se formar. Cuidado para a manteiga não queimar.

12

Quando tiver um creme uniforme, retire a panela do fogo, escorra a gelatina e acrescente ao caramelo. Mexa bem para que fique bem integrado.

13

Deixe o caramelo esfriar um pouco, mas não completamente. Assim, quando você perceber que ele começa a engrossar um pouco, jñá pode usá-lo. Para fazer isso, retire a forma da geladeira e coloque o caramelo em cima do bolo, por isso é importante que não esteja completamente frio para que você possa espalhá-lo suavemente com uma espátula cobrindo toda a superfície.

Coloque o bolo de caramelo e biscoito de volta na geladeira e deixe terminar de compactar por 6 horas ou, se puder, de um dia para o outro.

14

Na hora de servir, desenforme e retire com cuidado o papel manteiga ao redor. Você pode decorá-lo com um pouco de biscoito moído para o resultado ficar crocante, além de merengue caseiro, cubos de amêndoa ou com pequenos biscoitos para decoração de bolos.

E se você se atrever, pode até fazer alguns biscoitos de baunilha em casa com pequenos moldes para decorá-lo, para que seu bolo de caramelo e biscoito seja 100% caseiro.

15

Você pode decorá-lo e colocá-lo de volta na geladeira até que esteja pronto para comer. Você verá como todos em casa vão gostar desta torta de bolacha Maria: é uma verdadeira tentação.

  • Para quem gosta de doces geladinhos: Receita de Pudim de maria mole
  • Mais doces com bolacha maria: Receita de Alfajor de biscoito Maria

Se você gostou da receita de Torta de bolacha maria com caramelo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Tortas doces.