Receita de Torta de camarão seco

Receita de Torta de camarão seco

Inspirada nas receitas de tortas de camarão seco do Maranhão, aqui no TudoReceitas preparamos a torta com o camarão seco refogado com alguns temperos, batatas, chuchu e cheiro verde. É bem simples de fazer e poderá ser servida como um belo acompanhamento para um prato principal feito com frutos do mar, o resultado fica maravilhoso!

Esta torta aerada, que lembra um pouco o suflê, fica perfeita com o camarão seco, que lhe garante um sabor marcante e um leve toque defumado bem peculiar desse tipo de camarão. Se você gosta desse ingrediente e da gastronomia do nordeste, aproveite para companhar aqui no TudoReceitas o passo a passo completo desta receita de torta de camarão seco que você poderá preparar facilmente aí na sua casa!

6 convidados 45m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, No forno, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Torta de camarão seco:
1

Separe todos os ingredientes da receita para facilitar a sua execução.

2

Antes de iniciar a receita, é preciso deixar o camarão seco de molho na água (trocando-a umas 4 vezes) por 12 horas ou, se preferir, de um dia para o outro, para retirar o excesso de sal e de corante (se for o caso de ter corante nos camarões). Depois desse processo, retire as cabeças e rabos dos camarões.

3

Se os camarões ainda estiverem muito salgados, leve-os ao fogo somente até levantar fervura e descarte a água.

4

Enquanto isso, cozinhe as batatas e o chuchu em água e sal ou, se preferir, cozinhe-os a vapor, sem deixar que cozinhem demais.

5

Numa panela grande, aqueça o azeite de oliva e refogue a cebola e o alho picados até dourarem levemente. Em seguida adicione os camarões secos, os tomates e o pimentão, refogando-os por 5 minutos em fogo médio, mexendo de vez em quando.

6

Neste momento, acrescente os legumes cozidos e escorridos, a ervilha, o cheiro verde, o sal, a pimenta do reino, a páprica ou o urucum, misturando tudo delicadamente, deixando refogar mais um pouco.

7

Adicione o limão e misture bem. Desligue o fogo e deixe o recheio ficar morno para dar continuidade ao preparo desta torta salgada maranhense.

8

Na batedeira, bata as claras em neve com uma pitada de sal. Depois acrescente as gemas (uma a uma) e continue batendo.

Dica: Pré aqueça o forno a 180-200 graus neste momento.

9

Adicione a farinha de trigo aos ovos batidos em neve e misture até incorporar.

Dica: Peneire a farinha antes de adicionar nos ovos, para evitar os grumos.

10

Adicione 2 conchas dos ovos batidos em neve ao refogado já morno, misturando delicadamente, para não perder o ar. Reserve.

11

Unte uma travessa média com óleo e enfarinhe com farinha de trigo. Prepare uma camada com os ovos batidos em neve, reservando uma parte para cobrir a torta.

12

Coloque o recheio sobre os ovos em neve, espalhando com o auxílio de uma espátula.

13

Cubra o recheio com a restante mistura de ovos em neve e decore como preferir. Aqui decoramos com rodelas de pimentão vermelho, azeitonas, cebolas e camarões secos.

14

Leve a torta de camarão seco para assar em forno pré aquecido a 180-200 graus por aproximadamente 30 minutos ou até dourar levemente, como na foto.

Dica: A torta vai murchar um pouco após assar no forno, isso é normal.

15

Sua torta de camarão com legumes está pronta para ser saboreada! Experimente servir junto com arroz e salada ou como acompanhamento de um peixe assado ou de uma moqueca de peixe. Esperamos que tenha gostado da receita e bom apetite!

Quer conferir mais receitas com camarão seco? Veja como fazer:

  • Caruru baiano legítimo
  • Vatapá baiano tradicional
  • Feijão fradinho baiano

Se você gostou da receita de Torta de camarão seco, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Tortas salgadas. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.