Receita de Torta de figo fresco

Receita de Torta de figo fresco

Muita atenção na hora de fazer esta torta de figo fresco: saiba que, assim que você provar uma fatia, não vai conseguir parar de comer! Seu aspeto é meio rústico, com base de massa podre, recheio de creme de amêndoas (frangipane, em italiano) e figos frescos em rodelas. É uma torta de frutas que vai muito bem nas festas de final de ano, como o Natal e o Ano Novo, mas também em qualquer outra ocasião em que você consiga figos frescos. Também pode preparar esta torta com figo em calda e figos desidratados, nesse caso basta colocar os figos de molho em água até que fiquem molinhos novamente. Confira abaixo o passo a passo e aprenda a fazer esta sobremesa com figos deliciosa!

8 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, No forno
Ingredientes:
  • Para a massa:
  • Para o recheio:
Como fazer Torta de figo fresco:
1

Prepare a massa podre batendo a manteiga amolecida com o açúcar na batedeira ou com um fouet até virar um creme. Acrescente o ovo e volte a bater.

2

Acrescente a farinha e o sal e misture com as mãos até virar uma massa com consistência semelhante a farofa, mas que fica compacta quando apertamos.

Dica: Neste caso usei metade de farinha de trigo branca e metade de farinha de trigo integral.

3

Coloque a massa numa forma de torta de fundo amovível e abra com os dedos até forrar o fundo e as laterais. Reserve na geladeira por 20-30 minutos.

Dica: O tamanho indicado para a forma de torta é 28 cm de diâmetro.

4

Enquanto isso prepare o creme de amêndoas, também chamado de creme frangipane. Coloque a farinha de amêndoas, o açúcar, os ovos e a essência de baunilha num bowl e bata até ficar cremoso.

5

Espalhe o creme de amêndoas sobre a massa com a ajuda de uma espátula. Corte os figos em rodelas e coloque decorando a torta, cobrindo o creme. Leve a assar no forno pré-aquecido a 180ºC por 40 minutos.

Dica: Esta torta também pode ser preparada com outras frutas como uva, morangos, pêssego e mais. Experimente as diferentes combinações!

6

Está pronta sua deliciosa torta de figo fresco! Retire do forno, deixe esfriar um pouco e sirva em fatias. Tenho a certeza que esta receita com figos vai render muitos elogios! Bom apetite.

Procurando mais receitas com figos? Confira estas sugestões:

  • Pavê de figo;
  • Doce de figo caseiro;
  • Salada de brócolis com figo.

Dica: Para dourar a torta ligue o grill do forno, aumente a temperatura para 200ºC e deixe assar a torta por mais 5-10 minutos.

Se você gostou da receita de Torta de figo fresco, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Figo.