Receita de Torta de frango assada

Receita de Torta de frango assada

Essa torta de frango assada combina uma massa bem crocante e levemente folheada que lembra uma massa podre de quiche com um recheio bem cremoso e suculento. É fácil de fazer e perfeita para dar uma nova cara para aquele frango desfiado e aproveitar os vegetais que estiverem esquecidos na geladeira. E você ainda pode fazer a mais e guardar para marmita e até mesmo congelar.

Para aprender a fazer essa torta de frango assada, siga abaixo o passo a passo com fotos aqui no TudoReceitas.

4 pessoas 1h 30m Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico
Ingredientes:
  • Para o recheio:
Como fazer Torta de frango assada:
1

Separe os ingredientes para fazer o recheio da sua torta de frango. Para essa receita, vamos começar pelo recheio porque ele precisa esfriar antes de ser colocado na massa.

O creme de recheio é preparado como se fosse um bechamel feito com caldo ao invés do leite. Aqui usei um peito de frango cozido e desfiado que já tinha na geladeira e também um caldo de legumes feito com cascas e aparas que sempre mantenho na geladeira. Se você estiver cozinhando o frango do zero, pode aproveitar e usar o próprio caldo do cozimento do frango. Em último caso, se não tiver caldo de legumes nem de frango, pode usar água mesmo.

2

Corte os tomatinhos e a cebola em cubos.

3

Em uma frigideira, adicione a manteiga e quando derreter, adicione a cebola para refogar. Tempere com sal.

4

Quando a cebola estiver bem dourada, adicione os tomatinhos e a cenoura.

5

Deixe refogar bem para que o tomate solte bem a água. A ideia é formar quase como se fosse uma pastinha com a cebola, o tomate e a cenoura.

6

Nesse ponto, adicione o frango desfiado e deixe refogar por mais 1 minutinho. Tempere com sal e pimenta do reino. Meu frango desfiado já estava bem temperado, então adicionei apenas sal e pimenta do reino, mas pode adicionar os temperos que quiser.

7

Adicione a farinha e misture. É ela que vai engrossar o caldo para formar o creme do recheio. O importante é deixar a farinha cozinhar um pouco para evitar o gosto de farinha crua.

8

Adicione o caldo de legumes mexendo para evitar que empelote.

9

Deixe engrossar sempre mexendo até chegar na textura desejada. Quando estiver quase no ponto, adicione a ervilha congelada para que cozinhe. Retire do fogo e deixe o recheio esfriar enquanto prepara a massa. Se quiser que esfrie mais rápido, pode até transferir para um prato ou tigela.

10

Enquanto o recheio esfria, vamos preparar a massa. Para essa receita, é essencial que a manteiga esteja gelada. É isso que vai deixar a massa bem crocante.

11

Em uma tigela, misture a farinha com o sal e adicione a manteiga gelada em cubos.

12

Com as pontas dos dedos, comece a quebrar a manteiga.

13

A ideia é chegar numa textura de farofa ou areia, sem desmanchar totalmente a manteiga - os pedacinhos de manteiga ajudam na crocância.

14

Quando chegar nesse ponto, adicione a água bem aos poucos até ter uma massa que consiga modelar. Não precisa - nem deve! - sovar a massa. A ideia é apenas misturar até que toda a farinha da tigela tenha sido incorporada.

15

Se estiver muito quente na sua região e você sentir que a manteiga está começando a derreter, o ideal é colocar a massa na geladeira antes de abrir. Isso também ajuda a massa a ficar crocante. Basta embrulhar em plástico filme para que não resseque e levar pra geladeira por cerca de 30 minutos.

Como aqui estava mais frio, eu abri diretamente. Divida a massa em duas partes - uma ligeiramente maior do que a outra. Uma vai ser usada para a base da torta e a outra para a cobertura, então a da base deve ser um pouco maior para cobrir as laterais da forma.

A forma mais fácil de transferir para a forma é abrir a massa sobre um papel manteiga. Abra a parte que vai ser a base da torta primeiro em um diâmetro um pouco maior que o diâmetro da forma. Polvilhe um pouco de farinha sobre a massa para abrir, mas sem exagerar.

16

Para transferir a massa para a forma, apenas vire o papel sobre a forma.

17

Com as mãos vá apertando a massa sobre a forma para que fique bem homogênea. Se necessário, corte o excesso das laterais.

18

Coloque o recheio já frio - se o recheio estiver quente, ele vai umedecer a massa e ela não vai ficar crocante.

19

Reserve e abra a segunda parte da massa da mesma forma.

20

Vire o papel manteiga sobre a torta.

21

Ajuste para selar. Depois, faça um corte no meio da massa com uma faca afiada. Isso ajuda a sair o vapor do recheio no forno, evitando que a massa fique muito úmida também.

22

Pincele uma misturinha de ovo batido e água para ajudar a massa a ficar mais douradinha. Leve ao forno pré-aquecido a 180oC até ver que a massa está bem dourada e crocante.

23

Sua torta de frango assada está pronta. Retire da forma e espere esfriar um pouco antes de cortar para firmar o recheio.

24

Sirva imediatamente, guarde na geladeira ou congele para depois.

Se você gostou da receita de Torta de frango assada, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de tortas salgadas.

Outras receitas de torta de frango

Aprenda a preparar também:

  • Torta de frango simples
  • Torta de frango de frigideira
  • Torta de frango Sadia

Valor nutricional

(por pessoa)

  • Calorias: 45 kcal
  • Proteínas: 3 g
  • Gorduras: 2 g
  • Carboidratos: 4 g
  • Fibra: 5 g