Receita de Torta de legumes com farinha de arroz

Receita de Torta de legumes com farinha de arroz

Essa tortinha de legumes é para acabar com o preconceito contra as comidas sem glúten: ela fica igualzinha a massa podre de empada, deliciosa! O modo de fazer é o mesmo, a única coisa que muda é o mix de farinhas, que são gluten free. Boa não só para quem não pode comer glúten, mas quem quer diminuir o consumo de trigo também. Surpreenda todo mundo com esta receita de torta de legumes sem glúten e sem lactose! Aqui no TudoReceitas você encontra tudo o que precisa saber para fazer esta delícia aí na sua casa.

2 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para perder peso, Receita sem lactose, Receita sem glúten, No forno
Ingredientes:
Como fazer Torta de legumes com farinha de arroz:
1

Comece misturando as farinhas (de arroz, fécula de batata, fubá) com a goma xantana, sal a gosto e a cúrcuma. Acrescente a margarina gelada picadinha e aperte ela entre os dedos, até ficar parecendo uma areia (como na foto).

Dica: Se você é intolerante à lactose use uma margarina sem leite, confira o rótulo com atenção!

2

Adicione o ovo e mexa com as mãos até formar uma bola uniforme. Trabalhe o mínimo possível a massa, não tem problema ficar alguns pedacinhos de margarina aparentes. Leve para geladeira por 30 minutos pelo menos.

Dica: Se a massa estiver muito seca, adicione uma colher de sopa de água - eu usei.

3

Numa frigideira aqueça um pouco de azeite refogue o alho poró junto com a cenoura até o alho poró ficar macio.

4

Adicione o leite de coco e deixe cozinhar por 2 minutos.

5

Acrescente o amido dissolvido em 1 colher de sopa de água água e mexa bem, até engrossar.

6

Adicione os restantes legumes (brócolis, couve flor, abobrinha) e cozinhe rapidamente, mais uns 2 minutos. Reserve.

7

Com as mãos arrume a massa em 2 forminhas de torta (ou uma forma grande) e reserve metade da massa. Pincele um pouco de clara de ovo e leve para o freezer por 5 minutos.

Dica: É mais fácil usar as mãos para espalhar e distribuir a massa, já que ela não fica muito firme e gruda um pouco.

8

Retire as forminhas da geladeira e coloque bastante recheio, como na foto.

9

Abra o restante da massa entre duas folhas de papel filme e vire sobre as forminhas de torta já com o recheio, como na foto.

10

Aperte bem as laterais e faça um 'X' com uma faca no meio da torta (para sair o vapor). Pincele a massa com gema de ovo e leve para assar em forno pré aquecido a 180°C por 40 minutos.

11

Retire do forno e deixe esfriando por 10 minutos. Desenforme e pode se deliciar! Não hesite em preparar esta empadinha de legumes deliciosa e dizer nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas de tortas salgadas sem glúten? Confira estas opções:

  • Torta salgada com farinha de arroz (sem glúten);
  • Torta sem glúten de atum e milho;
  • Torta salgada low carb.

Se você gostou da receita de Torta de legumes com farinha de arroz, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Tortas salgadas.