Receita de Torta de limão com suspiro

Receita de Torta de limão com suspiro

A lemon pie americana é um clássico das receitas sofisticadas: ela integra cardápios de restaurante, é servida em casamentos e torna qualquer reunião de família ou de amigos ainda mais especial! Se você quer saber como fazer torta de limão com leite condensado passo a passo sem erro continue aqui no TudoReceitas!

Ao contrário do que parece devido às camadas que a compõem, esta receita de torta de limão merengada com suspiro não é tão difícil assim, mas sem dúvidas que você precisa seguir o passo a passo com fotos atentamente. O segredo está em preparar camadas deliciosas e com texturas diferentes: a base deve ser crocante, o creme de limão deve ser consistente e suave ao mesmo tempo e, por fim, o suspiro deve ser leve e macio. Tudo junto resulta numa torta de limão caseira e muito gostosa para surpreender em qualquer ocasião!

Confira abaixo todos os detalhes desta receita de torta de limão com suspiro e prepare para a próxima festa!

8 convidados 8h Sobremesa Dificuldade elevada
Características adicionais: Custo médio, No forno, Receitas dos Estados Unidos
Ingredientes:
  • Para o creme de limão:
  • Para a base de massa:
  • Para o suspiro:
Como fazer Torta de limão com suspiro:
1

Comece sua torta de limão caseira preparando o recheio, que é de creme de limão. Para isso hidrate as duas folhas de gelatina em um pouco de água.

2

Em seguida esprema os limões para obter o seu suco sem sementes nem pedaços.

Dica: A receita tradicional de lemon pie é preparada com limão siciliano, mas você pode usar limão tahiti se preferir. Nesse caso use 4 a 5 limões.

3

Coloque numa panela os ingredientes do creme de limão para a torta de limão: o suco de limão do passo anterior, o açúcar, o leite condensado, a manteiga cortada em cubinhos, a maisena, os ovos e a gema de ovo. Misture tudo até dissolver a maisena e leve ao fogo mexendo sempre com um fouet até ficar espesso.

4

Desligue o fogo quando conseguir um creme espesso e sem grumos. Nesse momento escorra as folhas de gelatina e coloque uma a uma nessa mistura, mexendo para incorporar bem. Reserve o creme para esfriar.

Dica: Para que o creme de limão esfrie mais rápido transfira-o para um bowl.

5

Seguidamente prepare a massa para torta de limão: numa tigela coloque a farinha, o açúcar, a amêndoa e a manteiga cortada em pedaços. Misture e amasse com as mãos até conseguir uma mistura tipo farofa.

Dica: A amêndoa moída deixa esta massa de torta mais crocante. Se você não tiver pode usar farinha de amêndoas ou substituir por farinha de trigo na mesma quantidade (50 gramas).

6

Bata o ovo grande e coloque nos ingredientes da massa. Misture novamente com as mãos, para incorporar o ovo e conseguir uma massa com liga mas que quebra facilmente.

7

Modele em forma de bola a massa desta torta de limão com farinha de trigo e embrulhe em plástico filme. Reserve na geladeira por 30 minutos, para firmar.

8

Ligue o forno nos 180ºC e retire a massa da geladeira. Usando um rolo de massa abra a massa numa superfície polvilhada com farinha. Unte uma forma de torta, de preferência desmontável, e coloque a massa nela.

Dica: Abra a massa até ela ficar com 3-4 mm de altura.

9

Usando as mãos arrume a massa na forma de torta e apare as beiradas com uma faca. Pique a base de massa com um palito ou garfo, cubra com papel manteiga e coloque algum peso - neste caso usei grão de bico seco.

Coloque a massa de torta de limão no forno a 180ºC por 15 minutos (calor em cima e em baixo). Depois retire do forno e, com cuidado, retire o peso e a folha de papel manteiga. Devolva ao forno por mais 5 minutos.

10

Retire a massa do forno, desenforme e deixe esfriar em uma grade de esfriamento, como na foto. Coloque o creme de limão e reserve na geladeira por 6 horas ou, de preferência, de um dia para o outro - deste jeito o creme ficará bem firme.

11

Depois do tempo indicado resta decorar a torta de limão! Para isso bata as claras em neve com uma pitada de sal na batedeira, até ficarem bem firmes. Depois coloque o açúcar pouco a pouco enquanto bate, até virar um suspiro brilhante e que forma picos.

Dica: As claras de ovo deverão estar em temperatura ambiente.

12

Retire a torta da geladeira e coloque o suspiro num saco de confeiteiro com bico pitanga. Cubra a torta de limão com suspiro, como na fotografia.

Dica: Se você não tiver saco de confeiteiro pode simplesmente colocar colheradas de suspiro sobre a torta.

13

Para que a torta de limão fique ainda mais apetitosa recomendamos dourar o suspiro. Você pode fazer isso no forno a 200ºC ou usando um maçarico.

14

E está pronta sua deliciosa torta de limão com base crocante e cobertura de suspiro queimadinho. Uma sobremesa irresistível para qualquer ocasião e que com certeza vai render muitos elogios. Experimente preparar e bom apetite!

Procurando mais receitas de torta de limão? Confira estas sugestões:

  • Torta de limão gelada com biscoito
  • Torta de limão com biscoito Negresco
  • Torta de limão simples (sem suspiro)

Se você gostou da receita de Torta de limão com suspiro, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Torta de limão. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas americanas.