Receita de Torta de maçã integral

Receita de Torta de maçã integral

As tortas de fruta são um clássico da confeitaria e perfeitas para quem prefere tortas doces baixas em calorias e sem cremes. Nesta receita de torta de maçã do TudoReceitas mostro para você que é possível preparar uma torta doce sem açúcar refinado, tudo por conta do próprio açúcar da fruta (frutose). Parece improvável? Continue lendo para saber como fazer esta torta de maçã light!

O segredo de uma torta doce integral está em usar frutas bem docinhas, como é o caso da maçã fuji, e um pouco de canela. Opcionalmente você poderá colocar um pouquinho de açúcar mascavo, somente para ajudar a maçã a caramelar. Por não conter açúcar refinado esta é uma torta apta para diabéticos e dietas saudáveis que vale a pena provar!

Confira abaixo como fazer torta de maçã integral com poucos ingredientes e experimente hoje mesmo.

6 convidados 1h 30m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para perder peso, Receita sem lactose, Receita sem açúcar, Popular no Outono-Inverno, No forno
Ingredientes:
  • Para a massa de torta integral:
  • Para o recheio de maçã sem açúcar:
Como fazer Torta de maçã integral:
1

Comece preparando a massa desta torta de maçã integral fácil: misture a farinha, o fermento e o sal em uma tigela, adicione a água e o óleo e misture bem com as mãos ou na batedeira, até obter uma massa consistente e homogênea. Modele em forma de bola e deixe repousar 30 minutos na geladeira, para perder a elasticidade.

  • Em caso de dúvidas no preparo confira a receita de massa para torta light.
2

Abra a massa numa forma de torta de tamanho médio (22-24 cm) ou em várias forminhas de tartelete. Pique o fundo com um garfo e leve para assar no forno preaquecido a 180ºC por 20 a 40 minutos, ou até que esteja dourada e crocante.

Dica: Prefira usar formas de fundo amovível, para que seja mais fácil desenformar na hora de servir.

3

Enquanto isso descasque dois terços da quantidade total de maçãs e corte em cubinhos. Coloque numa panela no fogo médio, tampe e deixe cozinhar nos próprios sucos até que fiquem macias, desfazendo - isso pode demorar até 30-40 minutos.

Dica: Se você usar 8 maçãs, descasque e pique 6 delas e reserve as outras duas para decoração. Se as maçãs estiverem secando enquanto estão no fogo adicione um pouco de água.

4

Depois do passo anterior esmague as maçãs com um garfo ou bata no liquidificador ou com um mixer de mão. Adicione a canela e misture. Este será o recheio da torta de maçã sem açúcar.

5

Coloque o purê de maçã do passo anterior nas formas com a massa já assada. Decore com as restantes maçãs descascadas e cortadas em fatias e, se quiser, polvilhe um pouco de açúcar mascavo para que as maçãs caramelizem. Leve para assar no forno a 180ºC por 20 minutos ou até dourar.

Dica: O açúcar mascavo é válido para diabéticos. Em caso de dúvidas confira o link no final desta receita.

6

Quando a torta integral de maçã com canela estiver cozinhada retire do forno e deixe esfriar - o recheio ficará mais consistente após esfriar. Sirva como sobremesa ou lanche saudável e diga nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas de torta e bolo integral? Veja estas sugestões:

  • Bolo integral simples
  • Bolo integral de banana com aveia
  • Torta integral de banana

Se você gostou da receita de Torta de maçã integral, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Torta de maçã.

Bibliografia
  • https://www.diabetes.org.br/publico/perguntas-e-respostas/592-acucar-mascavo