Receita de Torta de morango com chantilly

Receita de Torta de morango com chantilly

Morango super combina com chantilly e suspiro, não é mesmo? Uma sobremesa que junta esses 3 ingredientes é sucesso garantido entre os mais gulosos e sinônimo de uma sobremesa saborosa e sofisticada, com cara de gourmet. Tal como esta receita de torta de morango com chantilly!

Composta por camadas de suspiro, chantilly e doce de morango caseiro, que também ensinamos a preparar facilmente, esta é uma sobremesa de morango com suspiro para impressionar. O preparo requer alguma paciência, pois inclui várias etapas. Para que fique mais fácil, aqui no TudoReceitas mostramos como fazer torta de morango com chantilly passo a passo em fotos! Se já ficou com água na boca, confira abaixo todos os detalhes e prepare logo esta sobremesa que tem tanto de bonita como de deliciosa.

10 convidados 24h Sobremesa Dificuldade elevada
Características adicionais: Custo médio, Receita sem glúten, No forno
Ingredientes:
  • Para o suspiro:
  • Para o doce de morango:
  • Para o chantilly:
Como fazer Torta de morango com chantilly:
1

O suspiro é a base desta sobremesa delicada, portanto, é a primeira coisa a ser preparada. Junte os ingredientes respetivos que devem corresponder em gramas às seguintes quantidades: 200 gramas de açúcar comum, 140 gramas de açúcar de confeiteiro e 15 gramas de maisena.

Dica: Preaqueça o forno nos 100ºC.

2

Bata as claras em velocidade máxima e quando começarem a subir, acrescente o açúcar comum aos poucos e sob a forma de "chuva".

3

Quando terminar de adicionar o açúcar comum, adicione o açúcar de confeiteiro já peneirado e também pouco a pouco.

4

Neste momento você deverá ter um merengue bem brilhante e consistente, que não escorre da tigela. É hora de adicionar a essência de baunilha e suco de limão.

5

Por fim adicione a maisena peneirada e bata até incorporar. O ponto do merengue deverá ser bem suave e formando picos, como na foto. Não bata demasiado para evitar passar do ponto.

6

Coloque o merengue num saco de confeiteiro (não precisa usar um bico), ele ajudará a formar os discos de merengue desta torta mais facilmente.

Dica: Também pode preparar esta receita sem usar saco de confeiteiro mas, nesse caso, o preparo será mais demorado.

7

Pegue o papel manteiga e corte três discos com cerca de 20 cm de diâmetro. Use um pouco do merengue para grudar esses discos numa bandeja ou tabuleiro de forno, como na foto.

Dica: É importante usar o papel manteiga como referência para o tamanho dos discos de merengue. Se você não tiver papel manteiga unte a bandeja ou tabuleiro de forno e coloque 3 porções de merengue com mais ou menos 20 cm de diâmetro (pode usar uma forma de bolo desse tamanho como referência).

8

Com a ajuda do saco de confeiteiro ou de uma colher, divida o merengue por esses 3 discos, formando uma camada uniforme, como na foto. Leve para assar no forno preaquecido a 100ºC por cerca de 1 hora ou até ficarem bem firmes. Espere que esfriem completamente dentro do forno antes de retirar e desgrude do papel com muito cuidado, pois o merengue é bem frágil e poderá quebrar.

9

Durante esse tempo você pode ir preparando o doce de morango caseiro: lave os morango, pique em pedaços e coloque numa panela junto com o açúcar e o suco de limão.

10

Deixe no fogo, mexendo de vez em quando, até os morangos ficarem macios e a mistura espessar mais ou menos como uma geleia - isso demorará cerca de 40 minutos. No final desligue o fogo, transfira para uma tigela e deixe esfriar completamente.

Dica: Para deixar este doce de morango mais colorido, se quiser adicione o corante alimentício.

11

Por fim, falta preparar o chantilly, que será o elemento desta torta que lhe dará estrutura. Para isso, coloque o creme de leite em uma tigela e reserve-o no freezer por 20-30 minutos, para ficar bem geladinho e mais fácil de bater. Coloque também no freezer os acessórios da batedeira.

Dica: É importante usar um creme de leite fresco que contenham 30% ou mais de gordura, só assim você conseguirá um chantilly consistente.

12

Peneire o açúcar de confeiteiro junto com o leite em pó, para dissolver todos os grumos. Estes ingredientes vão ajudar a firmar o chantilly, não substitua por outros.

13

Retire o creme do freezer e bata na velocidade máxima com a batedeira. Quando começar a ficar consistente, polvilhe o açúcar de confeiteiro com o leite em pó e acrescente também a baunilha.

14

Bata por mais alguns minutos, até ficar firme como na fotografia. Não bata demasiado para que não vire manteiga.

15

Por fim, monte esta deliciosa sobremesa de morango com chantilly: pegue um pouco do chantilly e use-o para grudar um dos discos de merengue num prato (desse jeito o merengue ficará mais estável para montar a sobremesa).

16

Cubra esse primeiro disco de merengue com um pouco de chantilly, espalhando bem.

17

Depois coloque uma parte do doce de morango preparado anteriormente.

18

Por cima do doce de morango coloque mais uma camada de chantilly, que não deverá ser muito fina nem muito grossa.

19

Repita as camadas de merengue, chantilly, doce de morango e chantilly até terminar os ingredientes e obter uma sobremesa como a da fotografia.

20

Quando terminar a montagem, decore esta sobremesa com o restante do chantilly usando um saco de confeiteiro e bico pitanga e espalhe um pouco de doce de morango no topo e em volta.

21

Está pronta esta deliciosa sobremesa de merengue de morango com suspiro! Sirva em seguida ou reserve na geladeira por 1-2 horas. Não hesite em preparar e dizer nos comentários o que você achou. Bom apetite!

Dica: Lembre que, se reservar esta torta na geladeira, os discos de merengue ficarão menos crocantes.

Se você gostou da receita de Torta de morango com chantilly, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Morangos.

Dicas para fazer um disco de merengue perfeito
  1. Formato do disco de merengue: Para fazer um disco de merengue, desenhe um círculo no papel manteiga usando um prato ou molde redondo como guia. Vire o papel manteiga e coloque-o em uma assadeira. Espalhe o merengue dentro do círculo desenhado, alisando as bordas com uma espátula.
  2. Cozimento lento: Asse o merengue em forno pré-aquecido a uma temperatura baixa (aproximadamente 120-140°C) por um período mais longo. O cozimento lento ajuda a secar o merengue uniformemente, resultando em uma crosta crocante por fora e um interior macio e marshmallow.
  3. Resfriamento adequado: Após o cozimento, desligue o forno e deixe o merengue esfriar completamente dentro do forno. Isso ajuda a evitar rachaduras ou colapso repentino devido à mudança brusca de temperatura