Receita de Torta de sardinha com farinha de aveia

Receita de Torta de sardinha com farinha de aveia

Aqui em casa é muito rotineiro prepararmos escabeche de sardinhas caseiras, e depois disso, inventamos mil e uma maneiras de aproveitar esta delícia de preparação! Hoje foi dia de pensar em algo diferente do que eu sempre faço: uma torta de sardinhas feita com farinha de aveia e com alguns leguminhos que eu tinha "dando sopa" na minha geladeira.

O resultado foi uma torta super saborosa, nutritiva e riquíssima em fibras, pela presença da aveia e da linhaça na massa! A aveia é um cereal importantíssimo que ajuda a regular o intestino, reduz o colesterol e ajuda a controlar o apetite. Ela possui antioxidantes essenciais para nosso bem estar, tornando assim a aveia um super alimento!

Sendo assim, nossa torta de sardinhas preparada com farinha de aveia, além de ser deliciosa, é cheia de nutrientes e vitaminas para nosso organismo. Vamos aprender a preparar esta receita de torta de sardinha com farinha de aveia super fácil e saudável? Continue aqui no TudoReceitas para descobrir o passo a passo em fotos!

10 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para perder peso, No forno
Ingredientes:
Como fazer Torta de sardinha com farinha de aveia:
1

Separe todos os ingredientes desta receita de torta salgada com aveia. Meça os legumes já cortados: a berinjela, a abobrinha, o tomate, a cebola e o pimentão em cubinhos.

  • Neste caso estou usando a sardinha escabeche de panela de pressão que já ensinei a preparar aqui no TudoReceitas.

Dica: neste momento preaqueça o forno nos 200 graus (forno alto).

2

Misture numa tigela os ovos, o óleo, o leite e o sal e bata com fouet muito bem.

Dica: se você não tiver um fouet, ou batedor, use a batedeira ou até um garfo até misturar estes ingredientes muito bem.

3

Junte na mistura anterior os legumes e a sardinha e mexa para misturar.

4

Acrescente agora os ingredientes secos: a linhaça, a farinha de trigo, a farinha de aveia e a aveia em flocos. Misture bem até que forme uma massa uniforme.

5

Por fim, acrescente o fermento e misture delicadamente até incorporar muito bem o fermento na massa.

6

Em uma assadeira de fundo removível, de preferência, já previamente untada com óleo de girassol, despeje a massa. Leve ao forno pré-aquecido 200 graus por aproximadamente 30 minutos.

Dica: a forma utilizada nesta receita é de aro 23cm.

7

Após este tempo, abra o forno e faça o teste do palitinho: se o palito sair limpo a massa está pronta. Caso contrário leve ao forno por mais 5 a 10 minutos até o palito sair sequinho. O resultado é uma massa úmida e macia pela presença da linhaça, da aveia e dos legumes. O aroma inconfundível das sardinhas faz toda a diferença nesta torta!

8

Seja num lanche da tarde acompanhada de um café ou em um jantar mais leve acompanhada de uma salada verde, a torta de sardinhas e farinha de aveia é uma boa pedida para toda a família! Faça e conte nos comentários o que você achou.

Procurando mais receitas com aveia? Veja como fazer:

  • Pão de frigideira de aveia
  • Biscoitos de aveia fáceis e rápidos
  • Bolo de banana com aveia sem açúcar

Se você gostou da receita de Torta de sardinha com farinha de aveia, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Tortas salgadas.