Receita de Torta de uva com massa podre

Receita de Torta de uva com massa podre

Aprenda a preparar uma deliciosa torta de uva fresca com esta receita fácil e passo a passo em fotos: a desculpa perfeita para que você não hesite em fazer aí em casa!

Normalmente não comemos a quantidade de frutas e vegetais que nos é recomendada comer todos os dias. Especialmente se temos uma comemoração, geralmente colocamos as frutas de lado para dar lugar a algum bolo. Uma boa maneira de contrariar esse hábito e desfrutar de um doce ao mesmo tempo é preparar uma sobremesa com fruta, como esta receita de torta de uva com massa podre bem fácil de preparar!

O resultado desta receita é uma torta fresca, macia e muito gostosa. Confira abaixo todos os detalhes e não hesite em fazer!

8 convidados 1h 30m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, No forno
Ingredientes:
  • Massa da torta:
  • Recheio:
Como fazer Torta de uva com massa podre:
1

Para preparar a torta de uva, primeiro faremos a massa podre caseira, também chamada de massa quebrada. Para isso, coloque numa tigela grande a farinha, o ovo, o açúcar e a manteiga fria picada em pedaços pequenos. Misture com as mãos até que tudo esteja integrado.

Dica: Se você não tiver muito tempo para fazer a torta, pode comprar uma massa podre já pronta.

2

Depois de misturar tudo muito bem, modele a massa em forma de bola, envolva-a em plástico filme e guarde-a na geladeira por 30 minutos.

  • Se preferir preparar uma massa podre sem manteiga, clique aqui para conferir a receita.
3

Após esse tempo, unte muito bem uma forma tipo bolo inglês. Retire a massa da geladeira, abra-a numa superfície enfarinhada e coloque-a na forma, pressionando bem o fundo as laterais com os dedos, para deixar compacta, como na foto. Corte fora o excesso e reserve na geladeira.

Dica: A forma usada tem 25 cm de comprimento e uma capacidade de pouco mais de 1 litro.

4

Preaqueça o forno a 180ºC, para mantê-lo quente até ao momento de assar a torta. Em seguida, misture as uvas com metade do açúcar (75 g) e deixe descansar por alguns minutos, para macerar.

5

Separadamente, bata os demais ingredientes do recheio: os ovos, o leite, o creme de leite, o restante do açúcar e o trigo. Faça isso de preferência com um fouet (batedor de arame) ou no liquidificador, até que não restem grumos de farinha e o recheio esteja completamente homogêneo e com todos os ingredientes bem integrados.

6

Retire da geladeira a forma forrada com a massa e coloque o creme anterior, reservando uma parte dessa mistura para o final da montagem.

7

Em seguida adicione as uvas açucaradas sobre o creme.

8

Acrescente o restante creme e leve para assar a 180ºC durante 45 minutos. Após esse tempo afunde um palito no centro da torta e, se ele sair com pedaços do creme, deixe a torta no forno por mais uns 10 minutos; se o palito sair limpo, desligue o forno e deixe a torta esfriar dentro do forno.

Dica: Cubra a torta com folha de papel alumínio se você observar que a superfície está dourando muito rápido.

9

Depois disso reserve esta torta de uva roxa na geladeira por algumas horas ou, se preferência, de um dia para o outro, pois ficará mais consistente e saborosa no dia seguinte. Sirva cortada em fatias e bom apetite!

Procurando mais receitas de sobremesa com uva? Veja como fazer:

  • Geleia de uva natural
  • Uva com chocolate simples
  • Bolo de uva

Dica: Se você gostou desta receita, prepare-a em casa e suba a foto nos comentários. Vou gostar de conferir!

Se você gostou da receita de Torta de uva com massa podre, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Uva.