Receita de Torta holandesa

Receita de Torta holandesa
Imagem: labambina.com.br

Apesar do nome, a torta holandesa tem origem no Brasil. Foi criada na década de 90 pela proprietária de um café em Campinas como homenagem aos bons tempos que passou na Europa. Avaliando pela sobremesa, foram tempos bem gostosos! Faça e prove a receita de torta holandesa com a ajuda do TudoReceitas, confira abaixo o passo a passo!

8 convidados 2h 30m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, No frio, Receitas do Brasil
Ingredientes:
  • Para a base:
  • Para o recheio:
  • Para a cobertura e decoração:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Comece preparando sua torta holandesa pela base. Para isso pique muito bem as bolachas no liquidificador ou processador e misture-as com a manteiga, amassando até obter uma farofa.

Imagem: docesremedios.wordpress.com
2

No fundo de uma forma de aro removível com cerca de 22 cm de diâmetro, forrada com papel manteiga, espalhe com as mãos a mistura anterior. Nas laterais disponha apertadinhos os biscoitos calipso com a parte do chocolate virado para fora. Reserve na geladeira para firmar.

Imagem: iguaria.com
3

Prepare agora o recheio cremoso da torta holandesa: coloque em uma panela o leite condensado e o leite e leve ao fogo médio, mexendo continuamente até engrossar. Retire do fogo e adicione a gelatina dissolvida na água. Reserve para esfriar.

Imagem: barbarakohls.com
4

Com a ajuda da batedeira, bata o creme de leite até obter uma consistência de chantilly. Adicione ao creme anterior, já esfriado ou ligeiramente morno, junto com a essência de baunilha e envolva bem. Reserve.

Imagem: sayido.com.br
5

Prepare agora a última camada da torta holandesa: a cobertura de chocolate. Leve o creme de leite ao em fogo médio e fique mexendo até esquentar, sem deixar ferver. Quando estiver quente, adicione o chocolate picado.

Imagem: guardanapodepapel.com
6

Continue mexendo para derreter o chocolate por completo e envolver com o creme de leite, novamente sem deixar ferver. Quando tiver obtido um creme homogêneo, desligue o fogo e deixe esfriar.

Imagem: tuningpp.com
7

Comece agora montando a torta holandesa: retire a base da geladeira e, sem desenformar, coloque no interior o creme branco que preparou anteriormente.

Imagem: cuscoovelheiro.com.br
8

Sobre o creme branco adicione cuidadosamente o creme de chocolate, morno ou já esfriado. Leve a sobremesa novamente à geladeira, no mínimo por 1 hora (o ideal é ficar 6 horas, assim terá a certa que firma adequadamente).

Imagem: cuscoovelheiro.com.br
9

Passado esse tempo, retire a torta holandesa da geladeira, desenforme e retire também o papel manteiga. Sirva de seguida e desfrute finalmente dessa sobremesa deliciosa!

Imagem: artngel.com.br

Se você gostou da receita de Torta holandesa, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Tortas geladas. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Conselhos:
  • Não abuse desta torta pois ela é bastante calórica!
  • Não deixe a torta holandesa à temperatura ambiente por muito tempo, pois perderá a consistência.