Receita de Tortilla de acelga

Receita de Tortilla de acelga

Tortilla de acelga: um prato saboroso e simples de preparar! É também uma opção muito completa porque contém carboidratos, vegetais e a proteína do ovo, o que o torna ideal para servir como prato único, sobretudo se você segue uma alimentação sem carne e sem peixe.

Os legumes cozidos são geralmente muito aborrecidos, mas não é o caso desta receita de tortilla de acelga! Uma receita de inspiração espanhola (o nome original é acelgas a la extremeña) que nos permite variar o cardápio das receitas de legumes, com a grande vantagem de ser rica em sabor e fácil de preparar com ingredientes que sempre temos em casa.

Com certeza você vai gostar deste prato de acelga ao estilo espanhol porque é delicioso, permite introduzir a acelga de uma forma mais atraente na nossa alimentação e é perfeita para os pequenos! Continue aqui no TudoReceitas e descubra como fazer tortilla de acelga, uma receita fácil e nutritiva.

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para vegetarianos, Receita sem lactose, Receita sem glúten, Na frigideira, Receitas de Espanha
Ingredientes:
Como fazer Tortilla de acelga:
1

Primeiramente separe as folhas de acelga e lave-as sob água corrente, para eliminar o pó e outras sujeiras - se preferir, higienize a acelga com nossas dicas de como higienizar legumes e verduras.

2

Em seguida coloque a acelga numa panela com água e sal e cozinhe até que as folhas fiquem tenras (cerca de 10 minutos após ferver). Após esse tempo, escorra a água e reserve a acelga.

3

Separadamente, descasque as batatas, enxague e seque. Corte-as em pequenos pedaços e frite numa panela ou frigideira com azeite de oliva ou óleo até cobrir. Quando estiverem levemente douradas, retire para um prato com papel absorvente.

Dica: adicione as batatas no azeite ou óleo apenas quando ele estiver quente, para evitar que as batatas fiquem gordurosas.

4

Descasque a cebola e os alhos e corte-os em tiras (corte juliana). Em seguida, refogue-os em 2-3 colheres de sopa do mesmo o azeite/óleo usado para fritar as batatas, até que fiquem macios e levemente dourados.

5

Adicione as batatas fritas no refogado de cebola e alho, tempere com um pouco de sal e baixe o fogo.

6

Sobre as batatas acrescente a acelga cozida e escorrida, espalhando bem, para formar uma camada. Neste momento, se você quiser, pode adicionar uma colher de chá de páprica doce ou ardida, se quiser que a acelga tenha um gostinho extra!

7

Bata os ovos à parte e tempere-os com um pouco de sal. Adicione os ovos na panela ou frigideira e deixe que cozinhem, sem mexer, mantendo o fogo baixo.

8

Deixe os ovos cozinharem até que fiquem na consistência do seu agrado - se você gosta deles mais cremosos, tire a frigideira do fogo logo após adicioná-los, pois eles terminarão de cozinhar com o calor residual; se preferir os ovos mais consistentes, tampe a frigideira e deixe que cozinhem por 5-8 minutos.

9

Após o passo anterior, sua tortilla de acelga na frigideira está pronta! Sirva imediatamente, para saborear este prato quente, acompanhando com pão com tomate, para manter o espírito espanhol. Bom apetite!

Gostou desta receita com acelgas? Veja também como fazer:

  • Refogado de acelga e cenoura
  • Acelga refogada com ovo
  • Salada de acelga chinesa

Se você gostou da receita de Tortilla de acelga, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Acelga. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas espanholas.