Receita de Tronco de Natal fácil

Receita de Tronco de Natal fácil

O tronco de Natal é uma receita típica dos países da Europa preparada para sobremesa da ceia de Natal. Basicamente é um bolo de pão de ló decorado de forma a ficar semelhante a um tronco de lenha o que, apesar de parecer complicado, é na verdade bem simples de preparar. Existem muitas receitas de bolo tronco de Natal que variam no recheio, a que apresentamos abaixo é a sugestão do TudoReceitas. Confira e experimente!

8 convidados 2h 30m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Recomendada para crianças, Receitas de Natal, No forno
Ingredientes:
Como fazer Tronco de Natal fácil:
1

Para fazer esta receita de tronco de Natal fácil comece por reunir os ingredientes necessários. Neste caso vamos preparar um tronco de Natal com recheio de marshmallows.

2

Em seguida separe cuidadosamente as claras das gemas e, se quiser, peneire as gemas para evitar o cheiro e gosto de ovo.

3

Prepare um merengue com as claras: acrescente uma pitada de sal e bata-as em neve com a ajuda de uma batedeira elétrica. Quando estiverem firmes acrescente o açúcar cristal enquanto bate e continue batendo até obter um creme brilhante que forma picos. Se tiver dúvidas confira a receita passo a passo de merengue.

4

O passo seguinte desta receita de bolo de Natal é acrescentar as gemas ao merengue e misturar manualmente e de forma envolvente, para evitar que o merengue perca o ar e baixe de volume.

5

Assim que as gemas estejam bem integradas, adicione a farinha peneirada e misture novamente de forma envolvente.

6

Coloque a mistura deste bolo pão de ló em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve a assar no forno preaquecido a 165ºC por 20 minutos, ou até que fique ligeiramente dourado na laterais.

Dica: Preste atenção pois esta massa queima rápido.

7

Enquanto a massa do bolo assa prepare o recheio do tronco de Natal: leve a manteiga e os marshmallows a derreter no microondas, em potência máxima, por 30 minutos. Retire, misture e volte a esquentar por mais 30 minutos, até obter um creme homogêneo. Acrescente o açúcar de confeiteiro e bata com a ajuda da batedeira elétrica.

Dica: É natural que a mistura fique um pouco líquida depois de ir ao microondas. Preste atenção para evitar que queime.

8

Assim que o bolo estiver assado, retire do forno e deixe esfriar. Depois desgrude do papel, vire ao contrário e espalhe o creme sobre todo ele.

9

Monte o tronco de Natal: com a ajuda do papel manteiga, enrole o bolo como um rocambole, pressionando bem com as mãos. Corte uma das pontas na diagonal e coloque esse pedaço sobre o rolinho de bolo, grudando-o com um pouco de chocolate derretido.

10

Esquente o creme de leite, adicione o restante chocolate picado e misture muito bem. Cubra todo o bolo com essa mistura de ganache e reserve na geladeira para endurecer. Depois, com um garfo, raspe ligeiramente o chocolate e assim conseguirá uma textura semelhante aos troncos das árvores.

11

Após o passo anterior, este tronco de Natal fácil está pronto a ser servido e surpreender todos! Decore com cerejas e folhas de chocolate e diga nos comentários o que achou.

Se você procura mais receitas tradicionais de Natal, confita também como fazer bolo de reis, o clássico panetone e também os sonhos de Natal. Bom apetite e feliz Natal!

Se você gostou da receita de Tronco de Natal fácil, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos decorados.