Partilhar

Receita de Tronco de Natal sem glúten

 
Por Márcia Cavalcanti, Colaboradora no TudoReceitas. 27 outubro 2017
Receita de Tronco de Natal sem glúten

Para quem sofre de intolerância ao glúten a ceia de Natal pode ser um desafio, sobretudo as sobremesas de Natal, que muitas vezes são preparadas com trigo. Para que este ano você possa desfrutar de um jantar e almoço de Natal incríveis, no TudoReceitas apresentamos esta receita de tronco de Natal sem glúten! Confira abaixo todos os detalhes e aprenda a preparar esta torta de Natal sem glúten e com um resultado incrível.

6 convidados 2h 30m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receita sem glúten, Receitas de Natal, No forno
Ingredientes:
  • Para a massa:
  • Para o recheio:
  • Para a decoração:
Também lhe pode interessar: Receita de Rosca de Natal sem glúten
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

A primeira coisa que você precisa fazer para preparar este tronco de Natal sem glúten é pré-aquecer o forno a 150°C. Em seguida separe as gemas das claras e bata as claras em ponto neve.

Receita de Tronco de Natal sem glúten - Passo 1
2

À parte bata as gemas com o açúcar até ficar cremoso. Adicione as claras e misture em movimentos envolventes, para que não percam o ar.

Receita de Tronco de Natal sem glúten - Passo 2
3

Por último adicione a farinha peneirada, o sal e, se quiser, a essência de baunilha também. Misture novamente com movimentos envolventes para obter uma massa de tronco de Natal bem leve e areada.

Dica: Procure no supermercado um mix de farinhas sem glúten. Se quiser pode também usar farinha de arroz.

Receita de Tronco de Natal sem glúten - Passo 3
4

Assim que a massa esteja pronta, espalhe-a em uma assadeira ou tabuleiro de forno forrado com papel manteiga. Leve a assar por 10 minutos no forno a 150ºC.

Dica: Preste atenção ao tempo porque esta massa queima rapidamente.

Receita de Tronco de Natal sem glúten - Passo 4
5

Depois de assar esta massa de bolo sem glúten retire-a do forno e, enquanto ainda está quente, enrole-a com o próprio papel manteiga. Cubra com uma toalha úmida, para que não desmanche, e deixe esfriar assim. Esse é o truque para que o rocambole doce não quebre.

Receita de Tronco de Natal sem glúten - Passo 5
Imagem: thedebutstayathomemother.com
6

Enquanto isso, prepare o recheio do tronco de Natal: bata o creme de leite com o açúcar até ficar em ponto de merengue. Derreta o chocolate no microondas ou em banho-maria, adicione ao chantilly e misture com movimentos suaves. Reserve na geladeira até ao momento de usar.

Receita de Tronco de Natal sem glúten - Passo 6
7

Quando a massa estiver em temperatura ambiente desenrole e espalhe sobre ela o chantilly de chocolate do passo anterior, deixando essa camada o mais lisa possível. Volte a enrolar, desta vez sem o papel manteiga, e reserve na geladeira por 1 hora.

Dica: Não espalhe o creme muito junto às bordas ou poderá sair fora quando enrolar.

Receita de Tronco de Natal sem glúten - Passo 7
Imagem: playingwithflour.com
8

Após o tempo indicado finalmente prepare a cobertura para decorar este tronco de Natal fácil: derreta o chocolate e a manteiga juntos em banho-maria ou no microondas e misture.

Receita de Tronco de Natal sem glúten - Passo 8
9

Retire o rocambole da geladeira e, para que se assemelhe a um tronco de Natal, corte 1/3 dele, em sentido diagonal, e grude este pedaço à torta usando um pouco do chocolate derretido. Cubra toda a torta com o chocolate e reserve na geladeira para endurecer.

Receita de Tronco de Natal sem glúten - Passo 9
Imagem: tucsokbogar.blogspot.pt
10

Seu tronco de Natal sem glúten está pronto! Se quiser pode completar a decoração com pedaços de chocolate, açúcar de confeiteiro e fondant verde em forma de folhas. Experimente esta incrível sobremesa de Natal e diga nos comentários o que achou, vou gostar de saber!

Aprenda também a preparar outras receitas de Natal sem glúten, como o chocotone sem glúten, o bolo de reis sem glúten e o biscoito de gengibre sem glúten. Bom apetite e feliz Natal!

Receita de Tronco de Natal sem glúten - Passo 10

Se você gostou da receita de Tronco de Natal sem glúten, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bolos sem glúten.

Suba a sua foto de Receita de Tronco de Natal sem glúten

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Tronco de Natal sem glúten

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Tronco de Natal sem glúten
Imagem: thedebutstayathomemother.com
Imagem: playingwithflour.com
Imagem: tucsokbogar.blogspot.pt
1 de 11
Receita de Tronco de Natal sem glúten

Voltar ao topo da página