Receita de Vatapá baiano tradicional

Receita de Vatapá baiano tradicional

O vatapá é um prato típico da culinária afro-brasileira e muito presente na culinária baiana. Seu preparo pode incluir pães amanhecidos molhados ou farinhas, como as de trigo, de fubá, de mandioca... Também estão presentes no preparo o amendoim e as castanhas de caju, que podem ser opcionais!

No entanto, dois ingredientes muito essenciais são o leite de coco e o azeite de dendê. Além disso, o coentro também brilha neste prato tão exótico! O vatapá baiano tradicional pode ser servido com peixe, frango ou como acompanhamento do acarajé.

Vamos acompanhar o passo a passo em fotos dessa receita de vatapá tradicional da Bahia? Confira todos os detalhes aqui no TudoReceitas!

4 convidados 45m Acompanhamento Dificuldade média
Características adicionais: Custo médio, Receita sem lactose, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Vatapá baiano tradicional:
1

Para extrair o leite de coco natural basta que quebre o coco e retire a casca, reservando a polpa branca que será utilizada. Bata no liquidificador essa polpa com água morna. Depois escorra no espremedor ou com a ajuda de um pano limpo, para facilitar a extração do leite.

Dica: Para cada 250 gramas de polpa de coco, utilize 3 xícaras de água morna. Quanto menos água, mais o leite de coco será espesso. O bagaço do coco poderá ser utilizado no preparo de doces e poderá ser congelado também.

2

Deixe o pães de molho em 1 xícara de água, para que fiquem úmidos.

Dica: Caso queira substituir o pão pela farinha de trigo, basta acrescentar aproximadamente 1 xícara de farinha à receita.

3

No liquidificador bata o leite de coco com os pães, o camarão seco e os temperos até que o líquido fique homogêneo.

Dica: Se quiser, poderá colocar mais cebola, tomate ou coentro para acentuar o sabor! Caso queira uma versão mais picante do vatapá, inclua pimenta dedo de moça no liquidificador.

4

Leve a mistura anterior ao fogo médio, numa panela grande com o azeite de dendê, e mexa até engrossar.

Dica: Neste momento acerte o sal (se for necessário, pois o camarão seco costuma ser salgado).

5

O ponto ideal do vatapá será quando ele estiver borbulhando e soltando do fundo da panela (esse processo pode levar de 10 a 15 minutos).

Dica: Se quiser, acrescente camarões secos inteiros no cozimento. Caso queira obter uma cor mais intensa, acrescente mais um pouco de azeite de dendê.

6

Depois do passo anterior está pronto o seu vatapá tradicional da Bahia! O ideal é que ele seja consumido ainda quente, mas mesmo frio, o sabor permanecerá marcante! Bom apetite e diga nos comentários o que você achou.

Procurando mais receitas da culinária baiana? Veja estas sugestões:

  • Feijão fradinho baiano
  • Farofa de azeite de dendê
  • Bobó de carne seca

Se você gostou da receita de Vatapá baiano tradicional, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Vatapá. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.