Receita de Vieira ao molho vermelho

Receita de Vieira ao molho vermelho

As vieiras são um fruto do mar que rende uma entrada muito saborosa e sofisticada e geralmente de preparo fácil com um ótimo resultado. Em qualquer receita de vieiras na concha, o passo mais importante é limpar bem as vieiras para eliminar todos os vestígios de areia e outras impurezas, o resto são passos muito simples.

Neste caso, aqui no TudoReceitas mostramos como fazer vieira à moda galega de Espanha, uma receita de vieira ao molho vermelho rica em sabor! Embora nem sempre seja possível encontrar vieira fresca para comprar, também é possível preparar este prato com vieira congelada se for de boa qualidade, pois são igualmente saborosas e também serão mais baratas.

Com este prato o sucesso é garantido, portanto continue lendo e descubra aqui no TudoReceitas como fazer vieira gratinada com molho vermelho.

4 convidados 30m Entrada Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Receita sem lactose, No forno, Receitas de Espanha
Ingredientes:
Como fazer Vieira ao molho vermelho:
1

Retire as vieiras de dentro das suas conchas e enxague. Lave as conchas com água fria e esfregue para remover toda a sujeira de dentro e de fora. Uma vez limpas, seque-as com papel de cozinha e coloque as vieiras de volta nas suas conchas.

2

Prepare todos os ingredientes para fazer o recheio para as vieiras ao estilo galego: pique a cebola finamente e o presunto em pedaços pequenos também. Separe também o molho de tomate, a páprica, o vinho, a farinha de rosca e o azeite de oliva.

Dica: usar um presunto de qualidade é imprescindível nesta receita. No entanto, se você preferir, pode substituir o presunto por bacon.

3

Leve uma frigideira ao fogo médio-baixo com um pouco de azeite e refogue a cebola até ficar macia. Depois adicione o presunto e deixe refogar junto por mais 1 minuto, para o presunto libertar o seu sabor.

Dica: preaqueça o forno nos 200ºC neste momento.

4

Em seguida adicione o molho de tomate, misture e deixe cozinhar por 1-2 minutos. Adicione a páprica doce ou ardida e também o vinho. Deixe ferver, para eliminar o álcool do vinho e prove esse molho vermelho com presunto, para perceber se precisa acertar o sabor com sal ou adicionar um pouco mais de páprica.

5

Quando o molho anterior estiver ao seu gosto, coloque as conchas com as vieiras num tabuleiro de forno e adicione um pouco do molho em cada uma, de modo a cobrir completamente as vieiras.

6

Polvilhe um pouco de farinha de rosca e leve ao forno nos 200ºC, com o calor em cima e em baixo, por 12-15 minutos ou até o preparado de vieira na concha ficar gratinado e douradinho.

Dica: embora esta seja o modo de preparo tradicional das vieiras à galega, você pode substituir a farinha de rosca por queijo ou adicionar ambos.

7

Depois esse tempo, sua vieira ao molho vermelho estará pronta para servir! Desfrute deste prato sofisticado em seguida, para evitar que esfrie e perca o seu sabor. Diga o que você achou e bom apetite!

Procurando mais receitas de entradas sofisticadas? Veja como fazer:

  • Casquinha de siri gratinada
  • Salada de alface com tangerina
  • Terrine de queijo com frutas secas

Dica: o tempo de forno pode variar, por isso fique de olho para garantir que a vieira não queima!

Se você gostou da receita de Vieira ao molho vermelho, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Vieira . Também pode visitar uma lista com as melhores receitas espanholas.