Vinho de jabuticaba

Vinho de jabuticaba

Procurando como fazer vinho de jabuticaba? Aqui no TudoReceitas explicamos tudinho para você! Preparar vinho de jabuticaba caseiro é uma boa maneira de aproveitar jabuticabas, inclusive aquelas que estão quase passadas (no entanto não podem estar amassadas nem com fungos), e uma tradição bem antiga que rende uma bebida deliciosa e com mais anti-oxidantes que o vinho de uva (confira os benefícios do vinho de jabuticaba no final desta receita). Se você gostaria de saber como fazer vinho de jabuticaba artesanal, continue aqui no TudoReceitas!

2 convidados 24h Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Popular na Primavera-Verão, Sem cocção, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Como fazer Vinho de jabuticaba:
1

Colha suas jabuticabas maduras, lave-as e escorra até secar. Coloque um pouco de álcool 70% nas garrafas ou potes onde irá armazenar o vinho de jabuticaba e chacoalhe, para desinfetar e esterilizar. Deite fora o álcool.

Dica: Use garrafas ou potes de vidro com capacidade de 1,5 litros ou mais.

2

Coloque algumas jabuticabas dentro das garrafas ou potes até conseguir uma camada de cerca de 2 dedos de jabuticabas. Amasse um pouco, para libertar algum do suco da fruta, e cubra com uma camada fina de açúcar.

Dica: Chacoalhe a garrafa para acomodar bem as jabuticabas e o açúcar no interior.

3

Repita com camadas de jabuticaba levemente amassada e açúcar, terminando com açúcar, até quase encher o recipiente - lembre de deixar algum espaço até à tampa devido ao gás da fermentação que se irá formar. Tampe com uma tampa própria ou com filme plástico e deixe curtindo por 30 ou 60 dias sem mexer.

Dica: Não tampe totalmente as garrafas ou potes, para permitir vazar um pouco do gás da fermentação.

4

Após o período indicado, coe seu vinho caseiro de jabuticaba passando todo o conteúdo do recipiente por uma peneira ou coador e espremendo a fruta para extrair o suco ao máximo. Despreze as cascas de jabuticaba e coloque o vinho em garrafas limpas e bem fechadas com uma rolha de cortiça.

5

Reserve seu vinho de jabuticaba artesanal dentro ou fora da geladeira. Ele aguenta bem 30 dias após aberto, por isso desfrute!

Agora que você sabe como fazer vinho de jabuticaba artesanal, confira também estas receitas de vinhos e licores caseiros:

  • Licor de jabuticaba fácil;
  • Licor de maracujá trufado;
  • Licor de chocolate com pimenta.

Dica: Apesar de ser tão doce que se assemelha a suco, lembre que esta é uma bebida caseira com teor alcoólico proveniente da fermentação, por isso beba com moderação.

Se você gostou da receita de Vinho de jabuticaba, sugerimos que entre na nossa categoria de Vinho. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Vinho de jabuticaba - benefícios

Você certamente já ouviu falar que o vinho de jabuticaba tem vários benefícios, mas quais seriam eles? A jabuticaba é uma fruta 100% brasileira que pode ser consumida crua ou usada no preparo de várias receitas (sucos, mousses, vinho...). Uma pesquisa realizada no Instituto de Química (IQ) da Unicamp1 revela que a jabuticaba é rica em antocianinas (14 mililitros por grama da fruta), um poderoso antioxidante que ajuda no combate dos radicas livres, reduzindo as chances de desenvolvimento de doenças cardíacas e até mesmo do câncer. Esse estudo demonstrou também que a jabuticaba contém mais antocianinas que o jambolão, a amora e a uva.

Mas existem mais benefícios da jabuticaba que vale a pena conferir:

  • Segundo Edna Amante, bioquímica do Laboratório de Frutas e Hortaliças da Universidade Federal de Santa Catarina2, a polpa da jabuticaba é muito nutritiva, contendo ferro, fósforo, vitamina C e niacina, uma vitamina do complexo B que facilita a digestão e ajuda a eliminar toxinas.
  • A casca da jabuticaba, apesar de não ser agradável de comer, contém pectina, uma fibra indicada para reduzir os níveis de colesterol, ajuda a evitar a prisão de ventre e contém elementos antialérgicos. O melhor jeito de comer casca de jabuticaba é bater no preparo de sucos ou usar em geleias - confira nossa receita de geleia de jabuticaba com casca.
Referências
  1. http://www.unicamp.br/unicamp/unicamp_hoje/ju/fevereiro2005/ju278pag11b.html