Receita de Waffle com farinha integral

Receita de Waffle com farinha integral

Os waffles são originários da Bélgica, mas se tornaram populares no mundo inteiro. Os waffles devem seu nome à palavra alemã 'wafel', que significa favo de mel, um formato que nos lembra quando olhamos para os seus quadradinhos. Os waffles são ideais para o café da manhã ou lanche, geralmente servidos com frutas, frios, ovos ou queijo, entre outros. Por serem uma opção tão versátil, podem até render um almoço ou jantar relaxado!

Pensando numa versão de waffle saudável para você incluir no seu cardápio, aqui no TudoReceitas preparamos esta receita de waffle com farinha integral e sem ovo! Esta opção é válida para diabéticos, vegetarianos, veganos e também para quem não pode com ovo. Continue lendo para descobrir como fazer waffle integral light de um jeito simples e também quantas calorias tem no waffle integral, entre outras das suas propriedades nutricionais.

4 convidados 30m Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Recomendada para perder peso, Receita sem lactose, Receita sem açúcar, No forno
Ingredientes:
Como fazer Waffle com farinha integral:
1

Para fazer seu waffle integral fácil você pode usar farinha de trigo integral, farinha de aveia integral ou até farinha de arroz integral. De entre as opções de bebida vegetal (ou leite vegetal) você pode usar, por exemplo, bebida de soja, de aveia ou de arroz.

  • Experimente, por exemplo, preparar leite vegetal de aveia caseiro para usar nesta receita de waffle!
2

Misture todos os ingredientes numa tigela ou no liquidificador até obter uma massa mole e sem grumos de farinha. Reserve na geladeira por cerca de 20 minutos, para a massa ficar mais espessa.

Dica: dependendo do tipo de farinha escolhida, poderá ser necessário adicionar mais leite desnatado ou bebida vegetal de modo a conseguir uma massa mole.

3

Em seguida, você tem duas opções de como fazer waffle integral:

  • Waffle no forno: preaqueça o forno a 200ºC. Despeje a massa de waffle integral numa forma de silicone para waffle (como na foto) e leve para assar nos 200 graus por 10 minutos ou até a massa ficar consistente. Se necessário, vire os waffles ao fim desse tempo e devolva ao forno por mais 5 minutos, para dourarem do outro lado também;
  • Waffle na máquina de waffle: unte bem a máquina de waffle com óleo vegetal e pré-aqueça. Despeje a massa de waffle integral na máquina e deixe até crescer e ficar douradinho.

Dica: recomendamos untar com óleo ou com desmoldante a forma de silicone para waffle, de modo a garantir que o waffle não gruda nela.

4

Depois do passo anterior está pronto seu waffle sem ovo e com farinha integral! Sirva no café da manhã ou no lanche com acompanhamento doce ou salgado, de acordo com a sua preferência!

  • Confira também nossas 30 receitas de café da manhã low carb.

Se você gostou da receita de Waffle com farinha integral, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Waffle.

Waffle integral: calorias e informação nutricional

O grande diferencial desta receita de waffle caseiro é a substituição da farinha de trigo comum por farinha integral, além de eliminarmos o ovo e a manteiga da lista de ingredientes. Ao preparar esta receita de waffle light você perceberá que, mesmo sem esses ingredientes, o waffle fica muito gostoso!

Estas modificações melhoram muito a qualidade nutricional dos waffles, reduzindo suas calorias em quase metade em comparação com a versão original. Os waffles de trigo integral contêm 97 calorias por porção. Assim, eles são ideais para quem procura perder peso e comer saudável, sendo também adequados para pessoas que têm diabetes. Além disso, por não conter ovo, esta é uma receita de waffle para veganos.

Faça em sua casa esta receita de waffle integral light e diga nos comentários o que você achou! Complete seu cardápio com estas receitas integrais:

  • Bolo integral de banana e maçã
  • Pão caseiro integral simples
  • Torta integral de frango