Receita de Xinxim de galinha baiano

Receita de Xinxim de galinha baiano
Imagem: thelemursarehungry.wordpress.com

O xinxim de galinha é uma receita de galinha refogadas com uma pasta de camarão seco, castanha de caju, amendoim, gengibre, azeite de dendê e outros. Aprenda com o TudoReceitas.com a fazer este prato típico da cozinha abaiana, confira abaixo o passo a passo!

4 convidados 45m Prato principal Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Cozido, Receitas do Brasil, Receita tradicional de Bahia
Ingredientes:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Para preparar o xinxim baiano passo a passo, comece por temperar a carne com os alhos, o suco de limão, sal e pimenta a gosto. Deixe ficar por 30 minutos.

Dica: Se preferir, use somente a coxa e sobrecoxa da galinha.

Imagem: franciscofariascharqueador.blogspot.pt
2

Após esse tempo, leve ao fogo médio uma panela grande com o azeite de dendê. Quando estiver quente, adicione a galinha e deixe refogar por 20-30 minutos, mexendo de vez em quando.

Imagem: acozinhadacacau.com.br
3

Coloque no liquidificador ou processador a castanha, o amendoim, a salsinha ou coentro, a cebola e o gengibre, e bata muito bem até obter uma pasta homogênea.

Imagem: acozinhadacacau.com.br
4

Adicione a pasta anterior à galinha refogada, junto com o camarão moído ou inteiro, e deixe cozinhar em fogo médio, até a carne ficar macia. Depois acrescente o leite de coco, retifique o sabor com sal e pimenta, e deixe ferver um pouco.

Dica: Se o caldo secar, adicione um pouco de água.

Imagem: come-se.blogspot.pt
5

Seu xinxim de galinha baiano está pronto a servir! Acompanhe com arroz branco e farofa de dendê, e aprecie todos os sabores. Bom apetite!

Imagem: thelemursarehungry.wordpress.com

Se você gostou da receita de Xinxim de galinha baiano, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Galinha. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.