Arepas

Receita de Arepa de queijo

 
Eleonor Fischer
Por Eleonor Fischer, Fotógrafa gastronômica. 8 fevereiro 2024
Receita de Arepa de queijo

A arepa é uma deliciosa especialidade culinária de origem venezuelana e colombiana que conquistou paladares em todo o mundo. Sua versão mais conhecida consiste em uma massa de milho em forma de disco à qual são adicionados diversos recheios, mas existem outras variedades. Elas podem ter outros recheios ou outros ingredientes na massa, embora essas variedades também sejam abertas depois de prontas e recheadas.

A arepa de queijo é um prato emblemático que se saboreia como acompanhamento ou prato principal no café da manhã, almoço ou jantar em todo o território venezuelano e colombiano. Sendo assim, no TudoReceitas ensinamos como fazer arepa de queijo. Vamos lá!

6 convidados 45m Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem glúten, Na frigideira, Receitas da Venezuela

Ingredientes para fazer Arepa de queijo:

Também lhe pode interessar: Receita de arepas colombianas

Como fazer Arepa de queijo:

1

Adicione a água, a manteiga e o sal em uma tigela. Em seguida, agregue o sal e a manteiga com as mãos e mexendo com os dedos. Você passará para a próxima etapa quando o sal estiver completamente dissolvido.

Dica: Tem quem coloque a farinha primeiro, aparentemente isso não influencia no processo, então é uma questão de gosto.

Receita de Arepa de queijo - Passo 1
2

Adicione a farinha de milho aos poucos. Ao adicionar a farinha e formar a massa, use os dedos para detectar se há grumos durante o processo e dissolve-los. É muito importante que não haja grumos para obter uma excelente massa de milho, seja para arepa, empanada ou hallaca.

Dica: Quando a massa ainda estiver solta, com aspecto mais líquido, aproveite para ajustar o sal.

Receita de Arepa de queijo - Passo 2
3

Quando a massa estiver maleável, comece a trabalhar. Misture com as mãos, apertando com força e soltando lentamente. Repita esse movimento até sentir que a massa está lisa e livre de grumos.

Dica: A chave para uma boa arepa é amassar.

Receita de Arepa de queijo - Passo 3
4

Com o punho fechado, execute este outro movimento. Com a mão fechada, aperte a massa e arraste em direção a uma das bordas. Repita o mesmo com todas as bordas.

Dica: A medida padrão para preparar massa de milho pré-cozida, para quase todos os pratos venezuelanos, é de 2 xícaras de farinha para 2 xícaras de água.

Receita de Arepa de queijo - Passo 4
5

Quando a massa estiver macia e compacta e se soltar da superfície onde foi amassada, forme uma bola com toda a massa. Para isso, primeiro arraste a massa em direção ao centro aos poucos, fazendo isso a partir de cada uma das bordas.

Receita de Arepa de queijo - Passo 5
6

Achate levemente a bola e faça um buraco no centro para adicionar o queijo ou queijos. Lembre-se que você pode preparar a massa com apenas um queijo se preferir ou se não tiver outro disponível. O momento ideal para parar de amassar será justamente quando ela se soltar da superfície onde foi amassada, como fez da primeira vez. Faça uma bola com a massa e reserve.

Dica: Se a massa ficar muito dura e seca, acrescente um pouco de água ou um terceiro queijo à mistura, como ricota ou requeijão.

Receita de Arepa de queijo - Passo 6
7

Deixe a massa descansar por 3-5 minutos. Em seguida, coloque um pano de prato levemente úmido ou a tampa do recipiente, se houver, em cima da tigela. Você também pode guardar a massa em um saco plástico ou filme plástico.

Dica: O descanso é muito importante para que a massa fique bem hidratada, obtendo-se um produto final macio.

Receita de Arepa de queijo - Passo 7
8

Mantenha uma tigela com água por perto para umedecer as mãos quando necessário. Divida a massa em pequenas porções de aproximadamente 50-60 gramas. Essas porções são para arepas médias, se quiser maiores ou menores lembre-se que a quantidade de arepas finais pode variar. Forme uma bola com cada porção e reserve.

Receita de Arepa de queijo - Passo 8
9

Existem várias maneiras de dar uma forma final às arepas, mas a que mostraremos a seguir é a mais fácil. Corte um quadrado de um saco plástico. Antes de colocá-lo na área de trabalho, umedeça a mesa para que o plástico não se mova durante o processo de modelagem. Depois de colocar o plástico e fixá-lo, umedeça também sua superfície.

Dica: Se você ficar sem saquinho em mãos e ficar sem farinha, use a mesma embalagem, mas limpe-a primeiro.

Receita de Arepa de queijo - Passo 9
10

Coloque uma das bolas de massa reservadas bem no meio do plástico.

Receita de Arepa de queijo - Passo 10
11

Com a palma da mão, alise suavemente a bola até obter um disco da espessura que preferir. Corrija quaisquer bordas irregulares usando os dedos.

Receita de Arepa de queijo - Passo 11
12

Pré-aqueça uma frigideira ou chapa, coloque as arepas e leve ao fogo médio-baixo. Aguarde 6 minutos e, passado esse tempo, vire-os para cozinhar do outro lado por mais 6 minutos. Um truque para saber quando é o momento ideal para virá-los é empurrá-los bem levemente em uma das bordas ou no centro. Se ainda oferecerem resistência, é preciso deixá-los um pouco mais, mas se deslizarem facilmente na superfície da panela, estão prontas.

Dica: Molhe um guardanapo com um pouco de óleo e aplique sobre a frigideira antes de ligar o fogo.

Receita de Arepa de queijo - Passo 12
13

Se quiser que fiquem mais dourados, vire-as novamente e deixe por mais 3 minutos. Você saberá que as arepas estão bem cozidas ao levantá-las e bater levemente nelas com os nós dos dedos. Você ouvirá um barulho como se a arepa estivesse "oca".

Dica: Não descuide da arepa, pois por conter queijo, elas podem queimar facilmente.

Receita de Arepa de queijo - Passo 13
14

Sobre uma tábua e com a ajuda de papel de cozinha para não se queimar, vire a arepa e abra-a com uma faca. Outra opção para abri-la é segurá-la com a mão, utilizando um guardanapo ou papel de cozinha como intermediário.

Receita de Arepa de queijo - Passo 14
15

Espalhe manteiga na arepa e recheie com o queijo de sua preferência ou ainda com outros recheios como frango, presunto, carne, entre outras opções.

Aqui você encontra outras receitas deliciosas de arepa:

Dica: Para saborear uma boa arepa, coma-a sempre feita na hora e quente.

Receita de Arepa de queijo - Passo 15

Se você gostou da receita de Arepa de queijo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Arepas. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas venezuelanas.

Suba a sua foto de Receita de Arepa de queijo

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 16
Receita de Arepa de queijo