menu
Partilhar

Receita de Arepas venezuelanas

Por Nelson Ferreira, Redator no TudoReceitas. Atualizado: 19 outubro 2018
Receita de Arepas venezuelanas

As arepas são um pão sem glúten tradicional em vários países latino-americanos, onde o milho é o ingrediente principal na dieta. Esta massa, feita de farinha de milho, é geralmente servida ao café da manhã com uma infinita variedade de recheios. As arepas venezuelas destacam-se por serem as mais conhecidas um pouco por todo o mundo, por isso não perca esta receita de arepas venezuelanas fácil e rápida do TudoReceitas e aprenda a preparar!

4 convidados 15m Café da manhã Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem glúten, Ideal acompanhar com suco natural, Na grelha, Receitas da Venezuela
Ingredientes para fazer Arepas venezuelanas:
Também lhe pode interessar: Arepa de presunto e dois queijos
Como fazer Arepas venezuelanas:
1

Antes de começar preparando as arepas venezuelas, reúna os ingredientes necessários - as quantidades indicadas rendem 8 arepas.

Receita de Arepas venezuelanas - Passo 1
2

Coloque a farinha numa tigela, dissolva o sal na água e misture até obter uma massa homogênea.

Receita de Arepas venezuelanas - Passo 2
3

É importante obter uma massa de arepa compacta e lisa, pelo que terá de sovar bem com as mãos. Quando ficar como na fotografia, acrescente a manteiga e volte a sovar, para incorporar.

Receita de Arepas venezuelanas - Passo 3
4

Modele bolas de tamanho médio e deixe repousar por alguns minutos.

Receita de Arepas venezuelanas - Passo 4
5

Abra as bolinhas de massa até obter rodelas com cerca de um dedo de espessura. Cozinhe numa grelha em temperatura baixa, até que fiquem douradas de ambos os lados.

Receita de Arepas venezuelanas - Passo 5
6

Quando estiverem prontas, sugerimos que abra as arepas, recheie com queijo em fatias e leve ao forno a 180ºC por 10 minutos. Desta forma as arepas terminam de cozinhar no interior e o queijo fica derretido.

Receita de Arepas venezuelanas - Passo 6
7

Por fim pincele as arepas venezuelas com um pouco de manteiga e polvilhe uma pitada de sal. Desfrute ao café da manhã ou ao lanche, bom apetite!

Se você gostou desta receita aprenda a fazer também arepas colombianas, arepas de abobrinha com aveia e arepas de arroz com maisena.

Receita de Arepas venezuelanas - Passo 7

Se você gostou da receita de Arepas venezuelanas, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Arepas. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas venezuelanas.

Suba a sua foto de Receita de Arepas venezuelanas

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
9 comentários
A sua avaliação:
Eliane
As minhas arepas nao deram certo. A massa ficou toda quebradiça e esfarelou-se na hora de virar 😦
A sua avaliação:
Vanderleia
Sobre arepas colombianas
O fubá e mimoso ...digo o fubá fino
Ou posso comprar outro tipo fubá flocso e triturar ..qual deste e indicado ..?
Equipe TudoReceitas
Oi Vanderleia, aconselhamos usar fubá fino. Não testámos fazer as receitas com flocos triturados mas, se você fizer, conte para nós como ficou!
A sua avaliação:
Viviane Rieger
Eu peguei essa massa e amassei entre dois tapetes de silicone até fica bem fininha e daí cortei nachos, substitui a manteiga pela mesma quantidade de azeite de oliva e coloquei na frigideira..gente fica igualzinha aos Doritos aquele sem saber e muito crocante...tô amando.
A sua avaliação:
Sidney
Bem, pelo que entendi no final, na verdade não é fubá que se usa, mas sim FARINHA DE MILHO. Totalmente diferente de fuba!
A sua avaliação:
Terezinha Machado
Bom dia.

Sempre quiz mudar meus pratos de farinha de trigo para a farinha de milho...acho que nós brasileiros, faz uso muito pouco, da farinha de milho. Agora faço as Arepas Venezuelana/ou as Colmbianas, com frequência e apreciamos muito aqui em casa.
Fico muito grata a vocês.
Grande Abraço.
Terezinha de Mogi das Cruzes SP
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Terezinha, que bom que você gostou da nossa receita! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas receitas 🙂
A sua avaliação:
Aneliése de Souza
Eu fiz com fubá e ficou INCOMÍVEL... horrível... estou frustrada.... rsrsrsrsrs
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Aneliése, você seguiu a receita direitinho? Amassou bem a massa e deixou descansar? Pelo que vemos na sua foto a massa deveria ter ficado sequinha.
Aneliése de Souza
Oi Sara, segui, mas a massa mesmo descansada (por uns cinco minutos) ficou esfarelando, é assim mesmo?
A textura e sabor eram de fubá molhado só que quente.... 😟
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Aneliése, a massa não deve esfarelar, deve ficar bem lisinha e compacta como na foto 4, porém não vai ficar elástica como massa de pão. Para dar o ponto poderá ser necessário adicionar mais um pouco de água ou farinha. Você usou qual tipo de fubá? O ideal é usar fubá mimoso, aquela farinha de milho fina.
Viviane Rieger
A farinha ore cozida não é o mesmo fubá, por isso a enorme diferença...tem que ser farinha ore cozida...já vi gente usando a farinha de milho Flocão só tem que triturar mais, coloca no processador ou no liquidificador pra que fique mais fininha...daí acho que consegues um melhor resultado...essa farinha é específica ...é gatona de mais nome Pan...compro a minha jo mercado livre.
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Viviane, obrigada pela sua dica! Continue preparando nossas receitas e dizendo o que você achou.
Carlos Azuaga
Caríssima Sara. Complementando sobre o pão. O pão original leva trigo e FERMENTO BIOLÓGICO!
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Carlos. Nem todo o pão é preparado com trigo e com fermento, em vários países você encontra pães preparados com outros cereais e de outros jeitos, como é o caso dessas arepas. A arepa tradicional é um pão típico da Venezuela, Colômbia e Panamá preparado com farinha de milho. Em qualquer portal de receitas você encontra essa informação.
Carlos Azuaga
Correção: GLUTEN é uma proteína encontrada tão somente no trigo, no centeio e na cevada. Vocês escreveram : " As arepas são um pão sem glúten tradicional em vários países latino-americanos, onde o milho é o ingrediente principal na dieta. " Arepa é pão?!
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Carlos, a arepa é um pão sim 🙂
A sua avaliação:
Andrea
Ola, qual farinha de Milho?
Nídia Figueira
Oi Andrea!

É o mesmo que fubá, mas em flocos.
Lisette Anunciato
Sou venezuelana e vivo aqui no Brasil...Harina Pan Blanca...não fica igual com nenhuma farinha brasileira...já testei. Compro no mercado livre....sai mais ou menos 35,00 o quilo...é cara mais vale a pena. Para quem viaja muito...vende em qq supermercado de Miami e bem barata....
Cilinha Gonçalves
Eu compro no supermercado, é farinha de milho pré cozida é bem fininha de marca P.A.N. sem gluten e isenta de GMO MUITO BOA. Receita: 2 chavenas de farinha P.A.N. / 2 chavenas e meia de água/ 1 colher de chá de sal. Amassar por 2 minutos e deixar repousar por 5 minutos, fazer pequenas bolas depois dar formato o de hambúrguer e assar numa chapa em cima do bico do fogão, cortar e colocar recheio a gosto, eu gosto com queijo e fiambre (presunto) BOM APETITE.
Receita de Arepas venezuelanas
1 de 8
Receita de Arepas venezuelanas

Voltar ao topo da página