Vinho

Vinho de jabuticaba

Nídia Figueira
Por Nídia Figueira, Redatora no TudoReceitas. Atualizado: 7 setembro 2023
Vinho de jabuticaba

Procurando como fazer vinho de jabuticaba? Aqui no TudoReceitas explicamos tudinho para você! Preparar vinho de jabuticaba caseiro é uma boa maneira de aproveitar jabuticabas, inclusive aquelas que estão quase passadas (no entanto não podem estar amassadas nem com fungos), e uma tradição bem antiga que rende uma bebida deliciosa e com mais anti-oxidantes que o vinho de uva (confira os benefícios do vinho de jabuticaba no final desta receita). Se você gostaria de saber como fazer vinho de jabuticaba artesanal, continue aqui no TudoReceitas!

2 convidados 24h Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para veganos, Recomendada para vegetarianos, Popular na Primavera-Verão, Sem cocção, Receitas do Brasil
Ingredientes para fazer Vinho de jabuticaba:
Também lhe pode interessar: Vinho quente simples
Como fazer Vinho de jabuticaba:
1

Colha suas jabuticabas maduras, lave-as e escorra até secar. Coloque um pouco de álcool 70% nas garrafas ou potes onde irá armazenar o vinho de jabuticaba e chacoalhe, para desinfetar e esterilizar. Deite fora o álcool.

Dica: Use garrafas ou potes de vidro com capacidade de 1,5 litros ou mais.

Vinho de jabuticaba - Passo 1
2

Coloque algumas jabuticabas dentro das garrafas ou potes até conseguir uma camada de cerca de 2 dedos de jabuticabas. Amasse um pouco, para libertar algum do suco da fruta, e cubra com uma camada fina de açúcar.

Dica: Chacoalhe a garrafa para acomodar bem as jabuticabas e o açúcar no interior.

Vinho de jabuticaba - Passo 2
3

Repita com camadas de jabuticaba levemente amassada e açúcar, terminando com açúcar, até quase encher o recipiente - lembre de deixar algum espaço até à tampa devido ao gás da fermentação que se irá formar. Tampe com uma tampa própria ou com filme plástico e deixe curtindo por 30 ou 60 dias sem mexer.

Dica: Não tampe totalmente as garrafas ou potes, para permitir vazar um pouco do gás da fermentação.

Vinho de jabuticaba - Passo 3
4

Após o período indicado, coe seu vinho caseiro de jabuticaba passando todo o conteúdo do recipiente por uma peneira ou coador e espremendo a fruta para extrair o suco ao máximo. Despreze as cascas de jabuticaba e coloque o vinho em garrafas limpas e bem fechadas com uma rolha de cortiça.

Vinho de jabuticaba - Passo 4
5

Reserve seu vinho de jabuticaba artesanal dentro ou fora da geladeira. Ele aguenta bem 30 dias após aberto, por isso desfrute!

Agora que você sabe como fazer vinho de jabuticaba artesanal, confira também estas receitas de vinhos e licores caseiros:

Dica: Apesar de ser tão doce que se assemelha a suco, lembre que esta é uma bebida caseira com teor alcoólico proveniente da fermentação, por isso beba com moderação.

Vinho de jabuticaba - Passo 5

Se você gostou da receita de Vinho de jabuticaba, sugerimos que entre na nossa categoria de Vinho. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Vinho de jabuticaba - benefícios

Você certamente já ouviu falar que o vinho de jabuticaba tem vários benefícios, mas quais seriam eles? A jabuticaba é uma fruta 100% brasileira que pode ser consumida crua ou usada no preparo de várias receitas (sucos, mousses, vinho...). Uma pesquisa realizada no Instituto de Química (IQ) da Unicamp1 revela que a jabuticaba é rica em antocianinas (14 mililitros por grama da fruta), um poderoso antioxidante que ajuda no combate dos radicas livres, reduzindo as chances de desenvolvimento de doenças cardíacas e até mesmo do câncer. Esse estudo demonstrou também que a jabuticaba contém mais antocianinas que o jambolão, a amora e a uva.

Mas existem mais benefícios da jabuticaba que vale a pena conferir:

  • Segundo Edna Amante, bioquímica do Laboratório de Frutas e Hortaliças da Universidade Federal de Santa Catarina2, a polpa da jabuticaba é muito nutritiva, contendo ferro, fósforo, vitamina C e niacina, uma vitamina do complexo B que facilita a digestão e ajuda a eliminar toxinas.
  • A casca da jabuticaba, apesar de não ser agradável de comer, contém pectina, uma fibra indicada para reduzir os níveis de colesterol, ajuda a evitar a prisão de ventre e contém elementos antialérgicos. O melhor jeito de comer casca de jabuticaba é bater no preparo de sucos ou usar em geleias - confira nossa receita de geleia de jabuticaba com casca.
Referências

Suba a sua foto de Vinho de jabuticaba

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
12 comentários
A sua avaliação:
Carlos
Olá a dica fornecida por vocês no procedimento da fabricação do vinho de jabuticaba ela está muito superficial o segredo para que o vinho fique perfeito não foi mencionado a jabuticaba não pode ser amassada a garrafa a ser utilizada deve estar protegida da Luz o processo de extração do suco da jabuticaba é feito naturalmente sem que ela se exploda ao final ela se encontra vazia e no formato de um balão ao estourar ela está completamente vazia os detalhes torna a escrita longa caso queira saber entre em contato
A sua avaliação:
luiz carlos
vou tentar fazer pela primeira vez, o que voces estao querendo dizer com deite o alcool?
Sara Silva
Oi Luiz, com isso queremos dizer que o álcool é usado somente para esterilizar as garrafas ou potes. Deverá ser descartado após chacoalhar as garrafas ou potes com ele. Experimente e conte para nós o que você achou desta receita de vinho de jabuticaba!
A sua avaliação:
Ronaldo Ruguê Alves
Me paresse que a receita é de vinho suave pela quantidade de açucar que leva. Caso confirmado solicito a receita de vinho sêco . Grato Ronaldo.
Lucas Matheus
Para produzir vinho seco te recomendo acrescentar um cepa de bactérias para induzir a fermentação artificial dos açúcares presentes na casca e polpa da jabuticaba, essas bactérias têm de ter uma resistência maior a graduação alcoólica de forma a impedir nesse processo que bactérias nocivas se desenvolvam em sua bebida, ou se você não gosta do doce pode incluir um açúcar menos doce como a maltose que é facilmente fermentavel e não deixa resíduos de frutose, açúcar muito mais doce do que a glicose e presente na digestão da sacarose.
A sua avaliação:
Lucimara
Qual durabilidade do vinho ou licor de jabuticaba
Lucas Matheus
Fiz sem amassar a jabuticaba e não durou nenhuma semana, acabou antes. 😂😂😂 mas ele vira um licor se adicionar álcool de cereais após o fim do processo, além de aumentar a graduação alcoólica acredito que se mantém intacto por anos.
Sara Silva
Oi Lucas, obrigada por compartilhar essas dicas! Continue conferindo nossas receitas e dizendo o que você achou.
Frank
Quanto mais velho mais gostoso. Se o guardar bem fechadinho à temperatura ambiente, dura toda a eternidade. Com o tempo fica mais suave, mais aromático e mais agradável ao paladar.
Se em vez de 1 Kg de açucar for usado 1,150 kilograma de mel, conseguirá um elixir explendoroso depois dos 2 anos de envelhecimento. Pode crer que é excepcional.
Jackeline
após aberto, até 30 dias na geladeira
A sua avaliação:
Carlos Eduardo Da Silva
Boa noite
Conforme a receita a cima eu fiz o vinho só que ele continua fermentado. Como eu faço para ele parar de fermentar?
Lucas Matheus
Adicione uma dose de álcool de cereais e ele continuará doce, porém as bactérias terão de interroper a sua atividade de digerir os açúcares por não suportar uma graduação alcoólica elevada.
Frank
Amigo eu costumo fazer vinho nesses moldes. Nunca adiciono nada para fazer parar a fermentação. Ela para automaticamente quando o alcool existente no vinho atingir o vol. 17.º. Por vezes, passa dos meses. Neste caso, o que faço é fechá-lo em recipiente resistente de modo a que as enzimas consumam o oxigenio que resta no mosto e acabem por asfixiar. Uma outra questão muito importante é evitar a fermentação a temperaturas altas para não pertimir que se evapore o álcool que se vai produzindo.
A sua avaliação:
Eduardo Brodowski Soares
Ja fiz uma leva ano passado e estou fazendo outra, e garanto que fica otimo, e como no vinho de uva, quanto mais velho melhor. Na leva que fiz ano passado, depois de terminar a fermentação, fui provar e tava muito azedo, pois o açucar é todo consumido pelas bactérias no processo, então como em nossa familia todos preferem o vinho suave, adicionei mais açucar e envasei em litros e garrafões, mas o que eu não esperava é que a fermentação recomeçaria, alguns dias depois quase perdi tudo, o garrafão esplodiu literalmente por conta da enorme pressão que acumulou, e nos litros só estouraram as rolhas mas por conta da pressão vasou a metade, agora como gato escaldado, esse ano fiz o mesmo processo de adoçar mas esperei parar a fermentação novamente pra então envasar. Garanto que ficou otimo, tomei duas taças com gelo hoje, e a sensação de bem estar que se sente é incrível.
A sua avaliação:
VERA LUCIA GRILLO
Fiz o vinho de jabuticaba, porém ficou com pouco doce,como faço para adoçar depois de pronto.
Waldemar da Silva Ferreira
fiz o vinho de jaboticabas ,coloquei em um recepiente de plastico,coloquei a tampa porém fiz um furo na tampa e coloquei uma mangueira aquela de chuveiro,fiz uma massa de farinha de mandioca e coloquei envolta da mangueira e coloquei um plástico.Está formando uma espécie de borra e levantando,a outra ponta coloquei em uma garrafa com água mas, ainda não está soltando bolhas na água,porque?
A sua avaliação:
NUBIA FREITAS
PARABENS!! FAÇO O VINHO DE JABUTICABA HA ANOS! SOU APAIXONADA POR ESTA FRUTA CHAMADA OURO NEGRO.TODOS QUE DEGLUTEM O VINHO AMAM! OBRIGADO POR GRANDES INFORMAÇÕES SOBRE ESTE FRUTO QUE TANTO AMO!
Sara Silva
Oi Nubia, que bom receber seu comentário! Obrigada por compartilhar sua experiência com vinho de jabuticaba caseiro 🙂
Rafael
Qual o rendimento do vinho de jabuticaba? Esta receita gera quantos litros ?
Sara Silva
Oi Rafael, pedimos desculpa mas não conseguimos indicar o rendimento. Quando você preparar esta receita conte para nós o que você achou 🙂
Eduardo Brodowski Soares
Pela experiência que tive de algumas levas imagino que o rendimento seja de uns 40 a 50% sobre o volume de jabuticaba.
Apreciador
Dois 2 Litros e meio de vinho para cada 5 quilos de jabuticabas.
Lucas Matheus
O rendimento dependerá exclusivamente do volume de açúcares e líquidos da jabuticaba, te recomendo utilizar álcool de cereais para melhorar o rendimento.
Mayke
Não entendi o passo 3. Me explique por favor, vou fechar as garrafas após colocar o futuro vinho dentro delas, daí eu devo abrir as mesmas toda vez que eu for balançar pra tirar o gás? Ou a garrafa vai ficar aberta durante os 3 meses? Ou a garrafa vai ficar fechada durante os 3 meses? Obrigado.
Sara Silva
Oi Mayke, obrigada pelo seu comentário! Já corrigimos esta receita de vinho de jabuticaba caseiro, experimente e conte o que você achou 🙂
A sua avaliação:
Leonardo
Boa Tarde. No período de 15 a 20 dias em que a jabuticaba fica fermentando, o recipiente no qual ela fica deve ser hermeticamente fechado, impedindo o contato com o ar ou isso é irrelevante? Caso não seja hermeticamente fechado o recipiente, interfere na qualidade do vinho?
Eduardo Brodowski Soares
Eu uso galões de agua mineral de 20lt, lacro bem a tampa e fiz um furo e coloquei um caninho fino daqueles de injetar soro que se compra em farmácia, a outra ponta vai dentro de um recipiente com água, assim o gás carbônico gerado pela fermentação vai sair, mas não entra oxigênio. A fermentação inicia após o segundo dia e fica fermentando por uns 30 a 40 dias, verá que esta pronto quando parar de sair bolha na água.
A sua avaliação:
Manoeldossantoa
Eu gostaria de saber se tem vinho de jabuticaba seco sem edição de açucar
Kennedy
Pode sim. Só não colocar o açúcar que fica ótimo.
Vicente Cirilo dos Santos
De qualquer forma se VC não colocar uma percentagem de açúcar ele não vai fermentar bem e vai ficar muito amargo. O açúcar não vai adoçar e vai virar vinho SECO.
1 de 6
Vinho de jabuticaba