Partilhar

Licor de jabuticaba fácil

Por Nídia Figueira, Editora e redatora no TudoReceitas. Atualizado: 4 outubro 2018
Licor de jabuticaba fácil
Imagem: guiadacozinha.com.br

A receita de licor de jabuticaba é bem antiga, remonta aos costumes das nossas avós e bisavós e é uma tradição que devemos continuar para aproveitar jabuticaba madura. Você quer saber como fazer licor de jabuticaba? Aqui no TudoReceitas compartilhamos com você a receita de licor de jabuticaba caseiro tradicional para preparar sem dificuldade. Existem diferentes jeitos de preparar, mas este dá muito certo e rende um licor de jabuticaba bem transparente e com muita qualidade! Esta bebida fica mais intensa se você usar jabuticaba bem madura, por isso colha essas frutinhas e prepare seu licor de jabuticaba que fica lindo numa garrafa de cristal, bem do jeito antigo.

4 convidados 24h Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Popular na Primavera-Verão, Sem cocção, Receitas do Brasil
Ingredientes:
Também lhe pode interessar: Licor de maracujá trufado
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Prepare várias garrafas ou potes de vidro, lavando bem e secando. Coloque no interior 2/3 das jabuticabas lavadas e secas e o açúcar em camadas, pressionando ou chacoalhando para acomodar a fruta.

Licor de jabuticaba fácil - Passo 1
Imagem: quitandasdeminas.blogspot.pt
2

Tampe com plástico filme e coloque a tampa sem fechar (para permitir a saída do gás da fermentação). Num pote menor coloque as restantes jabuticabas com a bebida e feche do mesmo jeito. Etiquete os recipientes com a data do presente dia e reserve dentro de um armário durante 30 dias, sem mexer.

Dica: A cachaça deve cobrir totalmente as jabuticabas, adicione mais se necessário.

Licor de jabuticaba fácil - Passo 2
Imagem: cozinhadanilza.blogspot.com
3

Após o tempo de repouso, transfira o líquido fermentado das jabuticabas e açúcar para garrafas novas, usando uma peneira ou filtro de café para filtrar as cascas. Faça o mesmo com os potes da jabuticaba e cachaça, juntando na mesma garrafa que a anterior. Feche bem e agite para misturar.

Dica: Evite agitar demais os líquidos no momento de transferir para uma nova garrafa, desse jeito você consegue preservar a quantidade do licor e sua durabilidade.

Licor de jabuticaba fácil - Passo 3
Imagem: cozinhadanilza.blogspot.com
4

Você pode servir o licor de jabuticaba em seguida, porém ele fica muito melhor após 1 mês (é normal juntar algum sedimento no fundo da garrafa, isso não significa que está estragado). Prepare em sua casa e conte para nós o que você achou!

Procurando mais receitas com jabuticaba? Confira estas sugestões:

Licor de jabuticaba fácil - Passo 4
Imagem: guiadacozinha.com.br

Se você gostou da receita de Licor de jabuticaba fácil, sugerimos que entre na nossa categoria de Licor. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Fotos de Licor de jabuticaba fácil

Suba a sua foto de Licor de jabuticaba fácil

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário sobre Licor de jabuticaba fácil

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
32 comentários
A sua avaliação:
Severino Alves de Lima
Gostaria de saber se é possivel fazer licor de jabuticaba cozido em apenas um dia.
Eu já provei, feito por alguém, e ficou muito saboroso
A sua avaliação:
ivone c loreti
Ficou muito bom ,esse mês de espera ,é fora da geladeira ,ou na geladeira ,obrigada!
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Ivone, obrigada pelo seu comentário! Na receita está escrito para reservar dentro de um armário durante 30 dias, por isso é fora da geladeira.
A sua avaliação:
Luciano Ferreira Lopes
Acabei de fazer o licor, não sei se economisei no açúcar, mas minhas impressão é que ficou meio azedo, não muito saboroso. Será que melhora a medida que vai se estabilizando?
A sua avaliação:
Felipe
Olá, estou bem ansioso para o resultado, mas faz 21 dias que está no vidro fermentando, e tem algumas jabuticabas do pote com açúcar que estão esbranquiçadas, tipo bolor. Devo me preocupar?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Felipe, se você reservou o preparado em um local fresco e seco não deverá se preocupar porque não será bolor. No entanto fique de olho nas jabuticabas para ter a certeza do que poderá ser.
A sua avaliação:
Fabrício
Olá! Meu preparo está na 1a. fase, ainda. Há 15 dias os potes com as jabuticabas estão lá, quietinhos. Minha dúvida é também um receio, na verdade. No pote onde as jabuticabas estão apenas com açúcar, não existe o perigo de as frutas que ficam expostas ao ar (foto) pegarem algum tipo de bolor/fungo? (obs: o líquido dentro desse pote é todo das jabuticabas) Também pergunto: é recomendável (ou não) chacoalhar/mexer o conteúdo dos potes regularmente? (pensei nisso justamente pela dúvida do bolor). Obrigado!
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Fabrício, obrigada pelo seu comentário. É necessário reservar as jabuticabas por 30 dias sem mexer. O açúcar é um conservante natural, por isso não terá bolor na fruta. Depois conte para nós sua experiência!
A sua avaliação:
Hermes
Olá pessoal!!
Ainda não fiz, sempre leio os comentários antes,mas mesmo que fique ruim vou seguir este site simplesmente pela educação de responderem todos os comentários. Parabéns pelo respeito e muito sucesso.
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Hermes, que bom ler seu comentário! Obrigada e continue conferindo nossas receitas. Quando preparar alguma delas, conte o que achou!
A sua avaliação:
CLAUDIA MELATTI
Fiquei em dúvida no final do processo. Mistura o que estáva separado pinga e um pouco das jabuticabas com os outros potes?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Cláudia, no passo 3 (após o tempo de repouso) você coloca na mesma garrafa ou pote o suco resultante das jabuticabas com açúcar e a bebida resultante das jabuticabas com cachaça, filtrando os dois para evitar pedaços de casca.
A sua avaliação:
Dirce batista vieira
Como conservar depois de pronto o licor de jabuticaba?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Dirce. No ponto 3 indicamos como conservar o licor.
A sua avaliação:
Aloisio Antonio de Oliveira
A jabuticaba tem que ser amassadas antes ou não?
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Aloiso, a jabuticaba vai inteira nesta receita. No primeiro passo indicamos para apenas pressionar ou chacoalhar o pote para acomodar melhor fruta.
Eliana
Fiz hoje a receita e ficará curtindo por 30 dias. Ansiosa pelo resultado. Grata por compartilhar conosco a receita. Abs
Sara Silva (Editor/a de TudoReceitas)
Oi Eliana, que bom que você gostou! Obrigada pelo seu comentário e suba foto do seu licor de jabuticaba pronto!

Licor de jabuticaba fácil
Imagem: guiadacozinha.com.br
Imagem: quitandasdeminas.blogspot.pt
Imagem: cozinhadanilza.blogspot.com
Imagem: cozinhadanilza.blogspot.com
Imagem: guiadacozinha.com.br
Foto postada por ROSELI APARECIDA JARDIM:AMEIIIIIIIIIIIIIII
1 de 6
Licor de jabuticaba fácil

Voltar ao topo da página