menu
Partilhar

Quentão de vinho com gemada

 
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. 18 maio 2021
Quentão de vinho com gemada

Quentão, também chamado de vinho quente, combina com friozinho e festa junina. Um pouco por todo o país podemos descobrir diferentes receitas de quentão, incluindo o quentão de vinho com gemada que algumas pessoas afirmam ser a melhor receita de quentão!

Mas o que tem de especial o quentão de gemada? Apesar da combinação de vinho com gema de ovo parecer inusitada, a verdade é que o quentão com gemada fica ainda mais saboroso e levemente cremoso, sendo uma alternativa ao quentão simples.

Quer saber como fazer quentão com gemada aí na sua casa de um jeito fácil? Confira esta receita de quentão de vinho com gemada do TudoReceitas e experimente!

4 convidados 30m Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, Receita sem lactose, Popular nas Festas Juninas, Receitas do Brasil
Ingredientes para fazer Quentão de vinho com gemada:
  • Para o quentão:
  • Gemada para quentão:
Também lhe pode interessar: Quentão de vinho para festa junina
Como fazer Quentão de vinho com gemada:
1

Primeiramente higienize as frutas, pois elas serão usadas com a casca no preparo deste quentão junino. Em seguida pique a maçã em pedaços sem os caroços e retire a casca da laranja e do limão evitando ao máximo a parte branca, pois ela amarga a bebida.

Quentão de vinho com gemada - Passo 1
2

Coloque numa panela a maçã, as cascas de laranja e limão, o açúcar e as especiarias (canela, cravos e gengibre). Leve ao fogo médio e fique mexendo até o açúcar derreter e começar a caramelizar (mais ou menos 5 minutos).

Dica: este passo é muito importante para extrair o máximo de sabor destas frutas e das especiarias!

Quentão de vinho com gemada - Passo 2
3

Após o passo anterior adicione um pouco de água e mexa para misturar. Depois adicione a água restante, o vinho e, se quiser, a cachaça também. Quando ferver (vai levar mais ou menos 10 minutos), baixe o fogo e deixe por mais 5 minutos, para apurar os sabores.

Dica: se você preferir usar vinho seco, adicione um pouco mais de açúcar pois esse vinho não é tão doce.

Quentão de vinho com gemada - Passo 3
4

Após o preparo do quentão, faça a gemada para quentão começando por separar as gemas das claras. Bata as claras de ovo com a batedeira até espumarem bem e ficarem firmes, como na foto.

Quentão de vinho com gemada - Passo 4
5

Adicione o açúcar e volte a bater até obter um chantilly de ovo cremoso. Por fim adicione as gemas de ovo de uma vez e bata até incorporar muito bem e obter uma mistura bem suave e cremosa. Simples assim!

Dica: sua gemada ficará mais amarelinha se você usar ovos de galinhas caipiras.

Quentão de vinho com gemada - Passo 5
6

Coloque o quentão bem quente em xícaras ou copos e adicione 1-2 colheres de sopa do preparo anterior, que é a gemada para quentão. Misture, beba em seguida e delicie-se com este vinho quente com gemada delicioso. Boas festas!

Procurando mais receitas de quentão? Veja como fazer:

Quentão de vinho com gemada - Passo 6

Se você gostou da receita de Quentão de vinho com gemada, sugerimos que entre na nossa categoria de Vinho. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Suba a sua foto de Quentão de vinho com gemada

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Quentão de vinho com gemada
1 de 7
Quentão de vinho com gemada

Voltar ao topo da página