Pão doce

Receita de Cloud bread

 
Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 10 agosto 2021
Receita de Cloud bread

O TikTok é uma rede social de vídeos curtos que tem vindo a tornar virais algumas receitas diferentes! Uma delas é o cloud bread. Mas o que é cloud bread? Traduzindo do inglês, 'cloud bread' significa 'pão-nuvem', ou seja, é um pão muito fofinho!

Na verdade esta receita de cloud bread não é bem um pão porque ela é preparada com 3 ingredientes que não fazem parte das receitas tradicionais de pão: clara de ovo, açúcar e amido de milho (maisena) - opcionalmente você poderá usar também corante alimentício. O resultado é semelhante a um merengue assado muito fofinho que lembra um pão de leite.

Quer saber como fazer cloud bread, a receita de pão nuvem viral no TikTok? Continue aqui no TudoReceitas e prepare com o passo a passo em fotos abaixo, temos a certeza que as crianças vão amar!

2 convidados 30m Lanche Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Recomendada para crianças, Receita sem lactose, No forno

Ingredientes para fazer Cloud bread:

Também lhe pode interessar: Pão Macaco (Monkey Bread)

Como fazer Cloud bread:

1

Comece por reunir os ingredientes necessários: as claras de ovo, o açúcar e o amido de milho. Lembramos que todos os utensílios a usar deverão estar devidamente limpos e secos, só assim conseguirá bater bem as claras.

Dica: Será mais fácil bater as claras de ovo se elas estiverem geladinhas. Para isso, reserve-as na geladeira cerca de 1 hora antes de preparar esta receita.

Receita de Cloud bread - Passo 1
2

Pré-aqueça o forno nos 150ºC e bata as claras de ovo com a batedeira na velocidade baixa. Pouco a pouco, sem parar de bater, adicione o açúcar e, depois, o amido de milho. Continue batendo até obter um merengue bem consistente, que forma picos e não escorre da tigela, como na foto.

Dica: Recomendamos usar açúcar refinado porque ele é mais fácil de dissolver nas claras.

Receita de Cloud bread - Passo 2
3

Se você quiser preparar este pão-nuvem com diferentes cores, separe porções do merengue em tigelas diferentes. Neste caso separei 1/3 para colorir de verde e outro 1/3 para colorir de cor-de-rosa. Use apenas algumas gotas de corantes alimentícios em gel ou líquidos para colorir o merengue e misture suavemente, para não perder o ar.

Dica: Para evitar o cheiro e gosto de ovo neste pão especial, aconselho colocar também algumas gotas de essência de baunilha em cada porção.

Receita de Cloud bread - Passo 3
4

Forre um tabuleiro de forno com papel manteiga e coloque aí os merengues, em montinhos separados, como na foto. Alise cada montinho de merengue com uma espátula, de forma que fique o mais lisinho possível, e leve para assar no forno preaquecido a 150ºC por 20-25 minutos.

Dica: Retire o pão nuvem do forno quando inflar e ficar levemente dourado. Se deixar no forno por demasiado tempo, ele irá murchar.

Receita de Cloud bread - Passo 4
5

Retire seu cloud bread do forno e deixe esfriar um pouco. Depois desgrude do papel manteiga com cuidado e lentamente, para não quebrar.

Receita de Cloud bread - Passo 5
6

Consuma seu cloud bread enquanto está quentinho ou quando amornar, pois é mais gostoso desse jeito. Não se preocupe se ele murchar um pouco à medida que esfria, isso é natural por conta de ele ter muito ar no interior.

Dica: Não aconselhamos reservar este pão para o dia seguinte e não dará certo se congelar.

Receita de Cloud bread - Passo 6
7

Gostou desta receita de pão fofinho? Diga nos comentários o que você achou e suba foto do seu cloud bread pronto! Confira também estas receitas divertidas para fazer com as crianças:

Receita de Cloud bread - Passo 7
8

Se você gostou da receita de Cloud bread, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Pão doce.

Suba a sua foto de Receita de Cloud bread

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 8
Receita de Cloud bread