Receita de Crema catalana
Crema catalana é a versão espanhola e portuguesa do crème brûlée e é ainda mais fácil de fazer do que a sobremesa francesa. Ao contrário do creme brûlée, que é assado no forno em banho maria, na crema catalana, todo o preparo é finalizado na panela, engrossada com amido de milho. Além disso, uma das principais diferenças da crema catalana é que ao invés de ser aromatizada com baunilha, é aomatizada com casca de laranja e canela, o que dá a essa sobremesa um sabor inconfundível.
Uma sobremesa fácil, com poucos ingredientes e que fica deliciosa e super cremosa. Acompanhe o passo a passo do preparo da crema catalana aqui no TudoReceitas.
Ingredientes para fazer Crema catalana:
Como fazer Crema catalana:
Separe os ingredientes para fazer sua crema catalana.
Em uma panela, coloque o leite para infusionar com a casca de laranja e a canela. Quando for cortar a casca da laranja, evite pegar a parte branca que pode amargar a receita. Ligue em fogo médio-baixo e deixe por cerca de 10 minutos, sem deixar ferver.
Enquanto isso, separe as claras das gemas. Coloque as gemas em uma tigela e guarde as claras para outro preparo. As claras podem ser guardadas na geladeira por até 2 dias, mas também podem ser congeladas.
Na tigela das gemas, coloque o açúcar e o amido de milho.
Bata bem com um batedor de arame até ter uma textura mais cremosa e de cor mais clara.
Quando o leite estiver com pequenas bolhas na superfície, retire as cascas de laranja e a canela.
Coloque uma concha do leite quente sobre as gemas, mexendo muito bem com um batedor de arame imediatamente. Esse processo serve para temperar as gemas, para que a temperatura das gemas fique próxima da temperatura do leite na panela, evitando o choque que pode coagular os ovos.
Com o fogo bem baixo, transfira as gemas já temperadas para a panela e mexa vigorosamente com um batedor de arame para homogeneizar a temperatura.
Mexa por mais alguns minutos e deixe engrossar. Quando engrossar, transfira para os potinhos de servir e leve para a geladeira por algumas horas, até perceber que o creme está firme. A consistência da creme catalana é mais cremosa do que a do crème brûlée
Quando estiverem firmes, faça uma camada de açúcar na superfície de cada um. O melhor é usar uma peneira para fazer uma camada fina.
Use um maçarico, se tiver um, para criar a casquinha crocante caraterística. Caso não tenha um, como eu, use a parte de trás de uma colher ou um objeto metálico. Esquente muito bem no fogo, tomando cuidado para não se queimar e coloque diretamente sobre o açúcar para caramelizar.
Dica: Para que a casquinha se mantenha crocante, o melhor é fazer esse processo na hora de servir. Se for usar um objeto metálico, tenha em mente que às vezes ele pode ficar manchado, então não use utensílios novos ou pelos quais tenha mais apreço
A crema catalana está pronta para ser servida.
Se você gostou da receita de Crema catalana, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de cremes doces.
Como fazer creme brûlée
Agora que você já sabe como fazer crema catalana, pode querer aprender a fazer o creme brûlée para verificar a diferença entre sabores:
- Creme brûlée: o Crème Brûlée é uma sobremesa da culinária francesa, conhecida por sua textura delicada e sabor irresistível. Com uma casquinha crocante de açucar queimado contrastando com a cremosidade do creme, essa receita é perfeita para os amantes de doces. Experimente!