Receita de Doce japonês de feijão manju


O manju é um doce japonês muito típico, normalmente com recheio de feijão doce. O manju é muitas vezes confundido com o famoso mochi, mas enquanto a massa do mochi é feita com farinha de arroz glutinoso, a massa do manju é feita com farinha de trigo (ou de trigo sarraceno).
Então o manju é ainda mais acessível e prático de fazer em casa. O manju pode ser cozido no vapor, assado ou até mesmo frito e você pode usar outros recheios também, embora o mais tradicional seja a pasta de feijão anko.
Para aprender a fazer este doce japonês de feijão manju aí na sua casa, siga abaixo o passo a passo com fotos no Tudo Receitas.
Ingredientes:
- Para o recheio:
- Para a massa:
Como fazer Doce japonês de feijão manju:
Separe os ingredientes para fazer o recheio do manju. Aqui optamos pelo recheio tradicional de anko, uma pasta de feijão, muito típica da culinária japonesa e usada como recheio e base para vários outros doces. Normalmente essa pasta é feita com o feijão azuki, mas como não encontrei, substituí pelo feijão vermelho, que também dá super certo e fica com um sabor parecido.
Normalmente a pasta anko é feita apenas com feijão cozido e açúcar, mas eu gosto de colocar um toque de suco de laranja, que acentua o sabor. Deixe o feijão de molho por pelo menos 8 horas (se quiser, troque a água) para eliminar fatores antinutricionais que dificultam a absorção de outros ingredientes (assim o feijão também cozinha mais rápido).

Escorra o feijão e leve para cozinhar com uma água nova por 15 minutos na pressão, até que o feijão fique bem macio. Se não tiver deixado o feijão de molho, cozinhe por mais tempo (uns 25-30 minutos).

Escorra o feijão e leve para bater no liquidificador até ter uma pasta. Se tiver muito difícil de bater, coloque uma concha do caldo para ajudar a bater.

Quando tiver uma massa homogênea, passe por uma peneira. Essa etapa é opcional, mas vai fazer com que você tenha uma pasta bem lisinha.

Em uma panela, coloque o açúcar e deixe derreter em fogo baixo até virar quase um caramelo, sem mexer.

Abaixe o fogo, adicione o suco de laranja e mexa bem.

Coloque a massa de feijão e mexa bem com uma espátula.

Vá mexendo sempre em fogo baixo, como se fosse um brigadeiro.

Você vai perceber que vai começar a engrossar. Deixe engrossar bem até desgrudar do fundo e das laterais da panela, como se fosse o ponto de um brigadeiro de enrolar.

Transfira para uma tigela, cubra com plástico filme em contato com a pasta e leve para a geladeira por pelo menos 30 minutos, até esfriar totalmente e firmar. Assim vai ficar mais fácil modelar o recheio.

Enquanto isso, vamos preparar a massa do manju.

Em uma tigela, dissolva o açúcar na água. Adicione a farinha e o fermento em pó.

Mexa muito bem com uma espátula até ter uma massa homogênea.

A massa fica bem pegajosa, é assim mesmo. Leve para a geladeira por cerca de 30 minutos. Assim a farinha vai absorver mais a água e vai ficar mais fácil de trabalhar com a massa.

Quando tiver dado o tempo do recheio, retire da geladeira e com as mãos úmidas, pegue pequenas porções da massa e faça bolinhas. Vá dispondo em um prato.

Retire a massa da geladeira, transfira para uma bancada bem enfarinhada e divida em partes iguais (aqui deram 8 partes).

Com cada parte, faça uma bolinha e achate na palma da mão. Para facilitar, mantenha as mãos sempre bem enfarinhadas para conseguir trabalhar com a massa.

Coloque uma bolinha de recheio no meio.

Feche como se fosse uma trouxinha e forme uma bolinha.

Leve o manju para cozinhar no vapor. Basta colocar uma panela grande com água no fundo e uma peneira ou utensílio próprio para cozinhar no vapor. O importante é que a água não encoste diretamente nos manjus. Se, assim como eu, não tiver espaço para colocar todos de uma vez, faça em etapas. Cozinhe por 15 minutos até ver que a massa está firme e cozida. Se preferir, você pode dispor em uma assadeira e assar no forno a 180oC (a textura vai ficar diferente).

Retire do vapor e seu doce de feijão japones manju está pronto para servir. Fica perfeito com um chá verde ou matcha.

Se você gostou da receita de Doce japonês de feijão manju, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de outras sobremesas.
Mais receitas de sobremesa
Esta receita de doce de feijão japones manju é uma opção diferente de sobremesa que você pode testar em casa, mas se você gosta de preparar pratos doces, precisa experimentar essas outras receitas deliciosas que temos aqui no TudoReceitas.
Valor nutricional
(por pessoa)
- Calorias: 455 kcal
- Proteínas: 9,5 g
- Gorduras: 0,5 g
- Carboidratos: 104,5 g
- Fibra: 7 g