Mousse

Receita de Sobremesa de café

 
Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 28 julho 2023
Receita de Sobremesa de café

Se você gosta de café e de sobremesas cremosas, esta receita de sobremesa de café com certeza vai se tornar uma das suas favoritas! Aqui no TudoReceitas mostramos como preparar esta sobremesa tipo mousse de queijo mascarpone com granizado de café que fica bem leve e aromática. Curioso? Continue lendo.

Esta é uma sobremesa gelada perfeita para o verão e fácil de preparar. Abaixo compartilhamos o modo de preparo passo a passo em fotos, por isso você vai perceber que é realmente fácil fazer esta sobremesa de mascarpone com café. Experimente!

2 convidados 4h Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo médio, No frio

Ingredientes para fazer Sobremesa de café:

Também lhe pode interessar: Mousse de café

Como fazer Sobremesa de café:

1

Prepare meia xícara de chá de café forte e coloque num saco plástico tipo zip, como na foto. Congele o café durante cerca de 4 horas, para ficar durinho.

Receita de Sobremesa de café - Passo 1
2

Em seguida coloque numa tigela o queijo mascarpone, o queijo cremoso e o açúcar e bata, com uma espátula ou com a batedeira, até virar um creme lisinho.

Receita de Sobremesa de café - Passo 2
3

Coloque a folha de gelatina hidratando num pouco de água quente e deixe até amolecer. Depois retire a folha de gelatina, esprema entre as mãos e esquente no microondas por 20-30 minutos, até derreter.

  • Em caso de dúvidas, clique aqui para acessar nossa matéria completa sobre como hidratar gelatina em folha.
Receita de Sobremesa de café - Passo 3
4

Adicione o leite e a gelatina na mistura de queijos e açúcar e mexa bem. Se quiser, poderá também acrescentar a essência de baunilha, para conferir mais sabor. Reserve este creme-mousse na geladeira por 2 horas, para solidificar.

Dica: Se o creme estiver com muitos grumos, passe-o por uma peneira.

Receita de Sobremesa de café - Passo 4
5

Depois de gelar bem o café e o creme-mousse do passo anterior, retire ambos do frio. Quebre o café congelado com a ajuda de um socador ou de um utensílio semelhante, para obter pedacinhos de café sólido (granizado de café).

Receita de Sobremesa de café - Passo 5
6

Divida uma parte granizado de café por 2-3 copos ou taças de servir e acrescente o creme-mousse de mascarpone, de preferência usando um saco de confeiteiro ou um sifão de chantilly, para uma apresentação mais bonita.

Dica: Se preferir, também poderá adicionar biscoito moído no copo, antes ou depois do café.

Receita de Sobremesa de café - Passo 6
7

Finalize esta mousse de mascarpone com café polvilhando o restante café e um pouco de canela e pode servir ou reservar na geladeira por até 5 dias. Esta receita fácil com certeza vai surpreender seus convidados pela mistura de texturas suaves e crocantes, por isso não hesite em experimentar e dizer-nos o que achou. Bom apetite!

Procurando mais receitas com café? Veja como fazer:

Receita de Sobremesa de café - Passo 7

Se você gostou da receita de Sobremesa de café, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Mousse.

Dicas para fazer uma sobremesa de café perfeita!

  1. Escolha café de qualidade: Use café fresco e de boa qualidade para garantir um sabor rico e autêntico na sua sobremesa. Café em grãos recém-moídos ou café em pó de qualidade é sempre a melhor opção.
  2. Equilíbrio de sabores: Certifique-se de equilibrar o sabor do café com os outros ingredientes da sobremesa. O café pode ser intenso e, às vezes, amargo, então adoce na medida certa para equilibrar os sabores.
  3. Experimente diferentes preparações de café: Além do café tradicional, explore outras formas de preparo, como espresso, cold brew ou café infundido em leite. Cada método pode proporcionar diferentes sabores e nuances.
  4. Adicione textura: Acrescente elementos crocantes ou cremosos à sobremesa para criar uma experiência sensorial mais rica. Por exemplo, você pode incluir lascas de chocolate, nozes torradas, biscoitos triturados ou um chantilly caseiro.

Suba a sua foto de Receita de Sobremesa de café

Suba a foto do seu prato
Escrever comentário
Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 8
Receita de Sobremesa de café