Café

Café affogato

 
Montse Morote Ortega
Por Montse Morote Ortega. Atualizado: 24 março 2021
Café affogato

Café affogato é uma sobremesa tradicional italiana e rica em sabores feita com sorvete e café expresso. É muito simples de preparar e o resultado é um delicioso café frio, doce e refrescante, perfeito para os dias de verão!

Affogato é uma palavra italiana que significa 'submerso' ou 'afogado'. Preparada com café expresso, a receita de affogato italiano inclui ainda uma ou duas colheres de sopa de sorvete, geralmente de baunilha, nata ou outros sabores simples. Em qualquer caso, o sorvete deve ser cremoso e não deve ser feito de frutas nem deve ser um granizado, pois eles não combinam bem com café.

Os italianos são famosos por suas massas, pizzas e também por seus sorvetes e café. Embora esta receita de café affogato seja mais uma sobremesa de verão, ela é consumida o ano inteiro. Mesmo aqueles que não são fãs de café gostam, por isso encorajamos você a experimentar ou fazer para seus entes queridos. Descubra como fazer café affogato com o TudoReceitas e prepare logo!

4 convidados 15m Sobremesa Dificuldade muito baixa
Características adicionais: Custo econômico, Popular na Primavera-Verão, Receitas italianas
Ingredientes para fazer Café affogato:
Também lhe pode interessar: Café de cevada
Como fazer Café affogato:
1

Comece por preparar todos os ingredientes, pois o café affogato deve ser feito rapidamente para que você tire o melhor proveito do contraste de temperaturas! Prepare o café para que esteja bem quente e garanta que o sorvete está gelado. Com a ajuda de uma colher, coloque 1-2 bolas de sorvete nas 4 xícaras de café.

Dica: Antes de preparar a receita, reserve as xícaras de café no freezer para esfriar bem.

Café affogato - Passo 1
2

Prepare os expressos, de preferência café forte com cerca de 50 ml. Prepare tantos quanto as quantidade de café affogato que vai servir - neste caso serão 4.

Dica: Se você tiver uma máquina de café expresso, use-a para conseguir a quantidade ideal de café.

Café affogato - Passo 2
3

Pegue os copos ou xícaras onde você vai preparar esta sobremesa. Tal como indicado acima, coloque neles 1-2 bolas de sorvete da sua preferência. Aconselho usar sorvete de baunilha ou de nata, porque têm um sabor mais suave que super combina com café, mas sorvete de avelã também fica uma delícia!

Café affogato - Passo 3
4

Logo em seguida despeje o expresso sobre o sorvete. Se quiser, adicione também um pouco de licor da sua preferência, para ajudar a equilibrar os sabores desta sobremesa de café.

Café affogato - Passo 4
5

Adicione alguns frutos secos picados, para decorar e enriquecer o preparo, e está pronto seu affogato coffee, um café com sorvete ao estilo italiano! Experimente e conte nos comentários o que você achou.

Procurando mais receitas com café? Veja como fazer:

Café affogato - Passo 5

Se você gostou da receita de Café affogato, sugerimos que entre na nossa categoria de Café . Também pode visitar uma lista com as melhores receitas italianas.

Suba a sua foto de Café affogato

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 6
Café affogato