Receita de Bacalhau especial de Páscoa

Receita de Bacalhau especial de Páscoa

No TudoReceitas.com ensinamos você a preparar uma receita de bacalhau de Páscoa que certamente agradará a toda a família! O povo português conhece mais de 1000 formas de cozinhar bacalhau, e nós nos inspirámos na receita de bacalhau espiritual para preparar esta receita de Páscoa. O preparo é um pouco demorado, mas nele são incluídos ingredientes que você certamente tem em casa, e o resultado final vale muito a pena. Por essas razões, confira já o passo a passo desta receita de bacalhau especial de Páscoa, e não deixe de experimentar!

6 convidados 1h 30m Prato principal Dificuldade elevada
Características adicionais: Custo elevado, Receitas de Páscoa, No forno
Ingredientes:
Passos a seguir para fazer esta receita:
1

Para preparar esta receita de bacalhau especial, o primeiro passo é cortar os pães em pedaços (sem a crosta) e colocar em uma vasilha grande com o leite. Reserve enquanto prepara os passos seguintes.

Dica: O ideal é deixar o pão no leite por 2-3 horas, para que fique bem molhadinho.

2

Enquanto isso, cozinhe as postas de bacalhau por 10 minutos, em uma panela com água abundante. No final, reserve 275 ml da água, retire as peles e espinhas do bacalhau, e desfie.

3

O passo seguinte desta receita de bacalhau espiritual para a Páscoa é levar ao fogo médio-baixo uma panela com a manteiga. Quando derreter, adicione a farinha e misture muito bem, até obter uma consistência de farofa.

4

Escorra o leite dos pães e, sem parar de mexer, adicione-o à panela com a manteiga e farinha. Mexa muito bem, de preferência com um batedor de arame (para evitar que se formem grumos), e acrescente também a água do bacalhau. Deixe cozinhar, mexendo, até engrossar.

5

Quando o molho estiver grosso e quase fervendo, desligue o fogo e acrescente o creme de leite e tempere com pimenta, sal e noz moscada a gosto. Mexa bem e reserve, este será o molho branco desta receita.

6

Continue preparando o bacalhau de Páscoa: leve ao fogo médio uma panela grande com o azeite, a cebola e os alhos. Deixe refogar até a cebola ficar transparente, adicione a cenoura ralada e cozinhe até que esta fique amolecida.

7

Após o passo anterior, acrescente o bacalhau e refogue por 5 minutos, mexendo de vez em quando, para não queimar. Finalmente adicione o pão, misture muito bem até obter uma pasta, e complete com metade do molho branco. Corrija o sabor com sal, pimenta e noz moscada, e desligue o fogo.

Dica: Se a mistura estiver seca depois de misturar nela o molho, acrescente um pouco mais de leite.

8

Verta a mistura para uma assadeira untada e cubra com o molho branco restante. Polvilhe o queijo ralado e a farinha de rosca, para conseguir uma crosta crocante, e leve a gratinar no forno preaquecido a 200ºC por cerca de 15 minutos.

9

Depois de ir ao forno, seu bacalhau especial de Páscoa está finalmente pronto! Sirva quente, acompanhado de salada simples, e bom apetite!

Se você gostou da receita de Bacalhau especial de Páscoa, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Bacalhau.