Receita de Cannoli com massa de pastel
Cannoli é um doce italiano com uma casquinha crocante recheada normalmente com um creme a base de ricota. Embora a massa seja relativamente simples de fazer, pode ser um pouco trabalhosa e, dependendo da receita que você usa como base, ela ainda sugere alguns ingredientes um pouco mais caros.
Mas é possível fazer essa receita em uma versão prática e econômica usando massa de pastel. O resultado fica supreendentemente parecido!
Para aprender a fazer seus cannoli com massa de pastel, siga abaixo o passo a passo com fotos no TudoReceitas.
Ingredientes:
- Para o recheio
Como fazer Cannoli com massa de pastel:
Separe os ingredientes para fazer seus cannoli. O primeiro passo da receita é modelar e fritar a massa para que ela esfrie antes de desenformar e rechear. No entanto, existe um passo importante a ser feito antes para economizar tempo.
A ricota que estou usando aqui é caseira e já deixei dessorar bastante para que ficasse bem sequinha antes de começar a receita. Mas se estiver usando uma ricota com muita água, coloque sobre uma peneira e deixe drenar por cerca de 20 minutos, até ver que ela não solta mais água ao ser espremida. Isso garante um recheio bem cremoso. E é o tempo de modelar e fritar as massas e depois a ricota já estará pronta para fazer o recheio.
Para fazer o formato característico de canudo, existem esses tubinhos específicos para isso que facilitam bastante na hora de desenformar porque basta apertar e a massa não gruda. Se não quiser investir em algo específico, pode adaptar fazendo rolinhos com papel alumínio, mas a forma mais segura e prática é usando esses tubinhos que você encontra facilmente pela internet.
Antes de começar, leve uma frigideira com óleo para esquentar. Para modelar a massa, deixe um potinho com um pouco de água para ir umedecendo os dedos e selando a massa de pastel. Pegue uma massa e coloque o tubo no centro.
Depois enrole sobre o tubo e feche, sobrepondo levemente e selando com a água para garantir que não vai abrir durante a fritura.
Repita o processo até acabar a massa.
Dica: No meu caso, como só tenho 6 tubos, fiz 6 e depois continuei.
Com cuidado, coloque as massas no óleo para fritar. O óleo deve estar quente como para fritar pastel, mas não deve estar tão quente a ponto de queimar a massa muito rápido.
Se estiver em dúvida, coloque um pedacinho de massa ou coloque um para testar a temperatura do óleo. Evite encher demais a frigideira para não abaixar muito a temperatura do óleo. No meu caso, fiz 4 e depois mais 2.
Conforme forem dourando, vá virando para que a massa fique douradinha por igual.
Quando estiverem douradinhas e crocantes, retire e coloque sobre um papel toalha para absorver o excesso de óleo. Continue com o restante da massa.
Espere esfriar até conseguir tocar confortavelmente na massa e principalmente no tubo de metal. Aperte e retire as casquinhas.
Se ainda tiver mais massa, repita o processo de modelagem com os mesmos tubos e leve a massa para fritar até acabar.
Agora é hora do recheio. Existem muitas opções de recheio. Tradicionalmente o recheio é feito com uma base de ricota batida com açúcar. A partir daí pode levar outros ingredientes.
Aqui quis fazer uma versão com chocolate picado, mas também é possível fazer com pistache, nozes e o que mais você quiser.
As raspas de laranja são opcionais, mas para mim trazem uma acidez que contrasta bem com a ricota e também com o chocolate. Também pode usar raspas de limão siciliano, que é mais suave que o tahiti. Ao usar as raspas, cuidado para não pegar a parte branca que pode amargar.
Para fazer o recheio, verifique se a ricota está bem sequinha. Leve a ricota com o açúcar e as raspas de laranja para um processador e bata muito bem até ter um creme bem lisinho e cremoso. Se necessário, vá raspando as laterais.
Enquanto isso, pique bem o chocolate. É importante picar bem o chocolate - assim como pistache, nozes, etc, que estiver usando para que não entupa o saco de confeiteiro.
Transfira o creme de ricota para uma tigela. Ele deve estar assim bem cremoso.
Misture o chocolate bem picado e transfira a mistura para um saco de confeiteiro. A maneira mais fácil é apoiar o saco em um copo e ir colocando o creme. Também é possível rechear a casquinha usando uma colher com cabo mais comprido, mas dá mais trabalho.
Com cuidado sem fazer muita força para não quebrar as casquinhas, vá colocando o recheio.
Seus cannoli com massa de pastel estão prontos! O ideal é rechear os cannoli no máximo umas duas horas antes de comer para que o recheio não umedeça demais a massa e deixe-a mole.
As casquinhas podem ser guardadas em pote hermético por bastante tempo e o recheio também pode ser feito com antecedência e deixado na geladeira por até 2-3 dias até a hora de usar. Buon appetito!
Se você gostou da receita de Cannoli com massa de pastel, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de outras sobremesas.
Como fazer cannoli original
Se você quer aprender a receita de cannoli original, aqui no TudoReceitas também te explicamos como fazê-lo.
Valor nutricional
(por unidad)
- Calorias: 172,5 kcal
- Proteínas: 4,7 g
- Gorduras: 9,8 g
- Carboidratos: 17 g
- Fibra: 0,5 g
