Receita de Cannoli italiano original
Cannoli é um doce italiano típico da região da Sicília. Uma massa frita em formato de canudo recheada com um recheio normalmente à base de ricota que já apareceu até em filmes icônicos como O Poderoso Chefão. É uma delícia, mais fácil de fazer do que parece mesmo abrindo na mão com um rolo de macarrão. Aqui escolhi um recheio mais clássico à base de ricota e pistache e com um toque de limão siciliano, mas você pode soltar sua criatividade com o recheio que preferir.
Para aprender a fazer cannoli italiano original, siga abaixo o passo a passo com fotos aqui no TudoReceitas.
Ingredientes para fazer Cannoli italiano original:
- Para a massa:
- Para o recheio:
Como fazer Cannoli italiano original:
Separe os ingredientes para fazer seus cannoli. O vinho e o vinagre são usados para trazer acidez à massa e ajudar a formar as bolhinhas características durante a fritura, como se fosse um pastel. Além disso, o vinho também ajuda a escurecer um pouco a massa. Caso não queira usar vinho, coloque mais uma colher de sopa de vinagre e use 1 colher de sopa de cacau em pó para escurecer a massa.
Vamos começar pela massa. Em uma tigela, misture os ingredientes secos.
Em um potinho, quebre o ovo e misture a gema e a clara.
Adicione apenas metade dessa mistura aos ingredientes secos. Reserve a outra metade para usar na montagem. Ela vai ser usada como liga para unir a massa.
Coloque o vinagre e o vinho, se estiver usando.
Adicione a manteiga em ponto pomada. É importante que esteja em ponto pomada para ficar mais fácil de incorporar na massa.
Comece misturando com uma colher e depois misture com as mãos. Quando toda a farinha tiver sido incorporada, transfira para uma bancada enfarinhada.
Sove até que a massa esteja lisa e homogênea e não grude mais nas mãos e na bancada. Pode ir adicionando farinha aos poucos, mas cuidado para não exagerar. Embrulhe em plástico filme e leve para a geladeira por pelo menos 1 hora antes de abrir.
Para o recheio, é importante que a ricota esteja dessorada. Caso contrário, se ela tiver muito líquido, o recheio pode não ficar cremoso. Basta colocar em uma peneira com um voal ou filtro de café apoiada em uma tigela e deixar soltar bastante o líquido por pelo menos 1 hora.
No liquidificador, adicione o açúcar, o pistache, a ricota e raspas de limão siciliano. Bata até ter um creme, mas não precisa bater demais. Se ainda tiverem uns pedacinhos de pistache, tudo bem. Só não deixe pedaços muito grandes para não entupir o bico de confeiteiro.
Apoie o saco de confeiteiro em um copo e coloque o recheio. Reserve na geladeira.
Abra a massa com um rolo em uma bancada enfarinhada.
Tente abrir o mais fino que conseguir, como uma massa de macarrão, mas sem rasgar e sem que fique com pedaços transparentes.
Corte círculos com um copo, tigela ou com um aro.
Essa massa rende mais ou menos 15-20 cannoli, dependendo da espessura e tamanho que abrir a massa. Aqui fiz inicialmente apenas 6, que é a quantidade de tubinhos de aço que tenho. O restante da massa você pode juntar, guardar na geladeira por até 3 dias e abrir novamente para fazer mais cannoli.
Para modelar, o ideal é ter os tubinhos de aço próprios para cannoli. Além de serem próprios para isso, eles facilitam na hora de desenformar os canudinhos porque basta apertar no meio. Caso não tenha, também é possível formar canudinhos com um papel alumínio. Use o ovo que sobrou para selar a massa e unir sobre os tubinhos.
Enrole sobre os tubinhos apertando bem para não abrir durante a fritura.
Para fritar, coloque o óleo em uma frigideira grande e deixe até que atinja 160oC. Para saber se está na temperatura certa, coloque um pedacinho de massa e veja se começa a borbulhar, mas sem dourar imediatamente.
Com cuidado, coloque os tubinhos, evitando encher demais para não abaixar muito a temperatura do óleo. Se estiver fazendo mais de uma vez, faça em etapas.
Deixe dourar e vá virando. Você vai ver que a casquinha começa a formar as bolhinhas características na superfície.
Conforme forem dourando de todos os lados, vá reservando em um papel toalha para absorver a gordura.
Deixe esfriar totalmente antes de manipular, principalmente porque os tubinhos ficam bem quentes!
Para desenformar, basta apertar o meio do tubo com cuidado para não quebrar a massa.
Você vai ter um canudinho assim bem crocante.
Recheie cada um. Também é possível rechear com uma colher, só precisa de mais cuidado.
Passe as pontas com o recheio sobre uma mistura de pistache triturado (opcional).
Seus cannoli estão prontos para servir! Evite rechear muito tempo antes de servir porque senão a massa acaba amolecendo. Se preferir deixar as casquinhas já prontas, pode fritar e guardar na geladeira em um pote hermético e rechear apenas na hora de servir que elas se mantêm crocantes.
Se você gostou da receita de Cannoli italiano original, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Outras sobremesas.
Outras sobremesas
Agora que você já sabe como preparar cannoli italiano original, veja também estas outras receitas de doces aqui do TudoReceitas: