PARTILHAR

Receita de Chantilly caseiro com ovo

Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 31 agosto 2023
Receita de Chantilly caseiro com ovo

O chantilly, também conhecido como creme chantili, é um preparado cremoso geralmente feito de creme de leite batido com açúcar e aromatizado com baunilha. Tem origem em França e é amplamente usado em várias receitas de sobremesa, sobretudo como cobertura e recheio de bolos, e também em bebidas, como no caso do café irlandês.

No entanto, uma opção mais econômica é preparar chantilly com clara de ovo no lugar do creme de leite. Esse chantilly não fica com consistência tão estável quanto o original, porém é uma solução para quando você quer servir chantilly na hora, em vez de preparar com antecedência. TudoReceitas ensinamos como fazer chantilly caseiro com ovo, confira abaixo o passo a passo com dicas e aprenda!

2 convidados 15m Sobremesa Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem lactose, No frio, Receitas de França
Ingredientes para fazer Chantilly caseiro com ovo:
Também lhe pode interessar: Chantilly caseiro de chocolate
Como fazer Chantilly caseiro com ovo:
1

Comece por reunir os ingredientes desta receita de chantilly caseiro com ovo. Aconselhamos usar açúcar de confeiteiro ou açúcar refinado pois, devido à sua textura fina, serão mais fáceis de emulsionar nas claras de ovo.

  • Para fazer chantilly com açúcar normal ou cristal, aconselhamos processar esse açúcar até ficar mais fino. Veja como fazer açúcar de confeiteiro caseiro.
Receita de Chantilly caseiro com ovo - Passo 1
2

Para que o chantilly dê certo, as claras de ovo devem estar geladinhas e sem vestígios de gema de ovo. Reserve-as na geladeira 1-2 horas antes de preparar esta receita. Também é importante se certificar que os utensílios e recipiente usados no preparo deste creme estão bem limpos e secos e, se possível, gelados também.

Dica: se você mora numa região muito quente ou se o dia está bem quente e úmido, poderá sentir alguma dificuldade em bater chantilly.

Receita de Chantilly caseiro com ovo - Passo 2
3

Bata as claras de ovo na batedeira por 5-7 minutos, até obter o ponto neve, como na fotografia. Esse é um processo que exige paciência, pois as claras de ovo vão espumando pouco a pouco até atingirem a consistência certa.

Dica: a consistência certa é quando, ao virar a tigela, a clara de ovo não escorre.

Receita de Chantilly caseiro com ovo - Passo 3
4

Em caso de dúvidas, neste vídeo você poderá assistir ao processo de bater clara de ovo com a batedeira até ela ficar bem firme. Preste atenção na consistência final, pois essa é a consistência pretendida!

5

Enquanto bate as claras, acrescente o açúcar aos poucos. Se quiser, adicione também a essência de baunilha ou o suco de limão, para conferir um gostinho especial neste chantilly. Continue batendo por mais 2-3 minutos até obter um creme suave, brilhante e firme que forma picos, como na fotografia.

Dica: o suco de limão tem a vantagem de ajudar a conseguir um chantilly mais estável, por isso não deixe de usar!

Receita de Chantilly caseiro com ovo - Passo 5
6

Nesse momento seu chantilly caseiro com ovo está pronto! Não precisa bater mais, pois o chantilly poderá perder sua consistência. Use em seguida num bolo já pronto (e esfriado) e sirva imediatamente, pois o chantilly preparado com ovo não tem a mesma duração que o chantilly preparado com creme de leite e começará a derreter em 1 hora, mesmo mantido na geladeira.

Receita de Chantilly caseiro com ovo - Passo 6

Se você gostou da receita de Chantilly caseiro com ovo, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Chantilly. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas francesas.

Como fazer chantilly não derreter?

O chantilly feito com claras de ovo tem a grande vantagem de ser econômico, porém não é tão estável nem durável quanto outras receitas de chantilly. Após o preparo, ele deverá ser usado imediatamente, pois não é um tipo de chantilly indicado para usar em sobremesas que precisam esfriar na geladeira durante algumas horas, como é o caso do pavê ou de um bolo confeitado.

No entanto existem alguns truques para o chantilly não derreter logo após parar de bater. Confira:

  • Adicione suco de limão no chantilly após ele começar a firmar. Graças ao ácido presente no suco de limão, você conseguirá um chantilly mais estável;
  • Uma alternativa ao suco de limão é usar emulsificante para chantilly. Essa é uma dica profissional para ajudar a segurar o chantilly, sendo suficiente usar 1 colher de sopa rasa de emulsificante para cada 2 claras de ovo batidas;
  • Prepare o chantilly em um ambiente fresco e seco, pois a temperatura alta e umidade elevada dificultarão o processo de fazer crescer o chantilly;
  • Após bater este chantilly com clara de ovo e limão, você pode prolongar um pouco a durabilidade dele ao reservá-lo na geladeira. No entanto saiba que, mesmo na geladeira, ele começará a derreter. O ideal é reservar por, no máximo, 30 minutos e, se necessário, voltar a bater antes de usar.

Se, no processo, você desistir de preparar seu chantily com clara de ovo ou se ele não der certo de jeito nenhum, opte por uma dessas receitas de chantilly alternativas e mais estáveis:

Suba a sua foto de Receita de Chantilly caseiro com ovo

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
17 comentários
A sua avaliação:
Luciana
Você é demais! Muito obrigada! Explicação simples e lógica 👍
A sua avaliação:
Geruza C da silva
Muito obrigado por vcs terem mim ensinado a faser chantilly pois eu não sabia como fazer depois que li a receita eu aprendi vou faser amanhã pra colocar encima desse bolo de ameixa vai ficar uma delícia com aroma de baunilha obg mesmo
A sua avaliação:
Ashiley
Top 😍
A sua avaliação:
Nicolly
Deu certo no começo só que depois começou a derreter e a entrar no no meio do bolo 🎂 então ñ recomendo
Sara Silva
Oi Nicolly, precisa bater o chantilly até ele ficar bem firme, caso contrário vai derreter logo. Além disso ele precisa ser servido em seguida, não vai aguentar várias horas como acontece com o chantilly feito com creme de leite.
A sua avaliação:
Gabi Silvia
Tenho uma dúvida ,tô com medo de fazer e depois de feito ele escorrer no bolo e estragar o bolo alguma dica?
Sara Silva
Oi Gabi, para conseguir um chantilly no ponto certo é necessário bater muito bem as claras e adicionar o açúcar aos poucos, para incorporar. Este chantilly deve ser espalhado no bolo e servir logo em seguida, para evitar que o chantilly escorra e estrague o bolo.
A sua avaliação:
Raissa
Olha ameiii a receita mais vc podia fazer uma receita de chantilly sem ovo por favor.
Sara Silva
Oi Raissa, confira aqui a receita de chantilly sem ovo: https://www.tudoreceitas.com/receita-de-chantilly-caseiro-bem-firme-9389.html
A sua avaliação:
Nathalia
O chantilly fica com gosto de ovo?
Sara Silva
Oi Nathalia, se você colocar a essência de baunilha ou o suco de limão o chantilly ficará gostoso e sem gosto de ovo!
A sua avaliação:
Laiz
Gente posso por chocolate no lugar da essência? E não fica com gosto de ovo?
Sara Silva
Oi Laiz, se quiser colocar chocolate no lugar da essência de baunilha use chocolate em pó bem peneirado. Depois conte para nós o que você achou!
A sua avaliação:
Leticia
So pode se com açúcar de confeiteiro??
Sara Silva
Oi Leticia, aconselhamos preparar o chantilly com esse açúcar porque esse incorpora facilmente e deixa o chantilly mais elve.
A sua avaliação:
Angélica
Muuuuuuuuuuuuito obrigado messsmo, vocé me ajudou demais, eu vi tantas receitas que deram errado e essa deu certícimo, se vc estiver vendo esse comentário e seu chantily deu errado, peneira o açúcar e se puder coloca esência de baunilha, recomendo bater na batedeira, tenho 12 anos e achei essa receita muito útil! Muito obrigadoooooooooo ♡
Sara Silva
Oi Angélica, que bom que você conseguiu seu chantilly com nossa receita! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas receitas.
A sua avaliação:
Rayana
Eu fis tudo isso mais depois quando fui usar meu chantilly de ovos em simba tinha uma espuma e embaixo dessa espuma tinha água qual foi o problema
Sara Silva
Oi Rayana, se isso aconteceu foi porque o chantilly "murchou", ele deve ser usado logo após o preparo. Para corrigir basta voltar a bater, de preferência reservando na geladeira por 30 minutos antes de bater (assim será mais fácil).
Vitória
Boa noite, pode usar o açúcar normal ou tem q ser o de confeiteiro?
Sara Silva
Oi Vitória. Aconselhamos usar açúcar de confeiteiro porque ele é mais fácil de dissolver. Se você não tiver, use açúcar refinado e bata bem até dissolver os grãos de açúcar.
A sua avaliação:
julia de castro barros
Serio,usei essa receita e o bolo ficou o maximo,foi o aniversario do meu pai e eu fiz,olha que eu so tenho 12 anos,entao,verdadeiramente maravilhoso :D
Sara Silva
Oi Julia, que incrível! Que bom que você gostou desta receita de chantilly caseiro. Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas receitas 🙂
A sua avaliação:
marcela
fiz a receita de chantilly caseiro com ovo do jeito indicado e deu certo. gostei muito dela para confeitar meu bolo de leite ninho, grata
Sara Silva
Oi Marcela, que bomque você gostou desta receita de chantilly passo a passo! Obrigada pelo seu comentário e continue conferindo nossas receitas 🙂
A sua avaliação:
David
Furado, furado, furado...fiz igualzinho ao que estava escrito e JAMAIS ficou parecendo chantilly, vou pegar em outros site pois esse aqui é fake.
Sara Silva
Oi David, essa receita não é fake, ela foi testada. Você precisa bater muito bem a clara de ovo até ela ficar consistente e depois adicionar o açúcar de confeiteiro, continuando a bater para virar um creme suave, firme e brilhante como na foto.
David
Bom dia/boa tarde, disse furado pois fiquei muito decepcionado, sempre fiz receitas por aqui e essa foi a primeira que não deu certo e estraguei ingredientes.

Vou tentar novamente
Sara Silva
Oi David, lamentamos que isso tenha acontecido. Se necessário coloque mais açúcar de confeiteiro para conseguir um chantilly bem firme 🙂
Marcieli
Querido faz com um copo de nata um de leite condensado e uma caixa de creme de leite. Bate na batedeira ate o creme formar ondas. Tudo bem gelado ta.
maria de lourdes araujo
MEUS PARABÉNS !!!AGRADEÇO A VC QUE NOS ENSINAS NOVAS TÉCNICAS E DICAS FICO MUITO GRATA A VC DEUS TE ABENÇOE DESEJO NOVAS RECEITAS .OTMA MARAVILHOSA RECEITA...
Sara Silva
Que bolo maravilhoso, Maria de Lourdes! Obrigada pelo seu comentário e continue preparando nossas receitas e subindo foto do resultado final 🙂
Sebastiana Lauriano da Silva
Fiz a receita do chantilly com clara de ovo ficou maravilhoso! Parabéns!
Sara Silva
Que bom saber isso, Sebastiana! Obrigada pelo seu comentário :)
Receita de Chantilly caseiro com ovo
1 de 6
Receita de Chantilly caseiro com ovo

Voltar ao topo da página ↑