menu
Partilhar

Receita de Cocada morena baiana

Receita de Cocada morena baiana

Esse doce, que tem como ingrediente principal o coco, é muito apreciado em todas as regiões do país e na Bahia é uma iguaria presente em muitos tabuleiros de baianas que vendem acarajé em barracas de praia, restaurantes, entre outros estabelecimentos!

Existem várias receitas de cocada: tem cocada clara, cocada morena, cocada cremosa, cocada de colher, etc. A cocada que iremos apresentar aqui é uma versão cremosa da cocada morena, conhecida também como cocada de coco queimado, onde o coco ralado fresco vai ao fogo com o açúcar caramelizado, dando esse sabor e cor característicos da cocada. O preparo é bem simples e econômico e o resultado é uma cocada caseira de fazer lamber os dedos - e a panela!

Se você quiser saber como fazer cocada morena baiana deliciosa aí na sua casa, acompanhe o passo a passo desta receita com fotos aqui no TudoReceitas!

5 convidados 45m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem glúten, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes para fazer Cocada morena baiana:
Também lhe pode interessar: Cocada de forno baiana
Como fazer Cocada morena baiana:
1

Separe os ingredientes necessários para preparar a receita de cocada de coco queimado. Aqui, usamos o coco fresco ralado no ralo grosso mas, se você preferir, poderá usar o coco ralado industrializado (porém sem açúcar, para evitar que a cocada fique demasiadamente doce).

Dica: se você quiser uma versão menos cremosa da cocada, basta não utilizar o leite condensado.

Receita de Cocada morena baiana - Passo 1
2

Prepare a calda primeiro, misturando numa panela o açúcar, a água e o vinagre. Misture tudo ainda com o fogo desligado, para diluir bem o açúcar.

Dica: o uso do vinagre na receita serve para evitar que grandes cristais se formem na calda, deixando o caramelo mais homogêneo e brilhante.

Receita de Cocada morena baiana - Passo 2
3

Ligue o fogo e deixe a mistura cozinhar em fogo brando, sem mexer. Acrescente os cravos da índia para dar um aroma especial à cocada.

Receita de Cocada morena baiana - Passo 3
4

Depois de cerca de 20-23 minutos, a calda estará em ponto de caramelo. Neste momento acrescente o coco ralado, misturando bem para envolver todos os pedacinhos de coco nesta calda.

Receita de Cocada morena baiana - Passo 4
5

Cozinhe bem essa cocada em fogo brando, mexendo sempre para não queimar e até que comece a se soltar do fundo da panela. Acrescente o leite condensado e misture tudo.

Receita de Cocada morena baiana - Passo 5
6

Cozinhe por mais 5-7 minutos em fogo brando, mexendo sempre, até que fique bem cremoso e soltando do fundo da panela.

Receita de Cocada morena baiana - Passo 6
7

Numa superfície forrada com papel manteiga ou numa forma untada com manteiga, acomode separadamente colheradas da cocada e deixe-as esfriarem, para ficarem mais firmes.

Receita de Cocada morena baiana - Passo 7
8

Depois de esfriarem, retire as cocadas e já pode se deliciar com este doce típico baiano!

Dica: como armazenar cocada? Não conserve as cocadas em geladeira para que não percam a textura cremosa. Se quiser, embrulhe-as uma a uma em papel celofane ou filme plástico, guarde dentro de um recipiente com tampa e deixe-as em temperatura ambiente por até 3 dias.

Receita de Cocada morena baiana - Passo 8
9

Esperamos que tenha apreciado essa deliciosa receita de cocada morena baiana. Deixe em baixo seus comentários e bom apetite!

Procurando mais receitas de doces baianos? Veja como fazer em casa:

Receita de Cocada morena baiana - Passo 9

Se você gostou da receita de Cocada morena baiana, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Coco. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Fotos de Cocada morena baiana

Suba a sua foto de Receita de Cocada morena baiana

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
5 comentários
A sua avaliação:
David
Fiz a cocada morena ficou muito bom, acabei de vê mais uma dica importante do ponto do fio de caramelo que eu não fiquei atento a isso mais deu ponto certinho da próxima vez fico mais atento mais ficou muito bom mesmo!
A sua avaliação:
Aline
Sempre que faço fica mole.
Não consigo da ponto.
Porém o gosto fica ótimo.
A sua avaliação:
AURORA Santos
Vou faser essa deliciosa cocada
A sua avaliação:
Selma
Já fiz a cocada várias vezes mas também não fica dura. Mesmo assim minha família e amigos adoram o resultado: cocada de colher. Maravilhosa
A sua avaliação:
Emilly
Eu fiz a cocada mas ficou mole, mesmo assim, amei a receita
Receita de Cocada morena baiana
Foto postada por Selma:Simplesmente deliciosa cocada de colher
1 de 11
Receita de Cocada morena baiana

Voltar ao topo da página