menu
Partilhar

Receita de Cocada morena baiana

 
Por Andréa Porto, Colaboradora. 28 julho 2021
Receita de Cocada morena baiana

Esse doce, que tem como ingrediente principal o coco, é muito apreciado em todas as regiões do país e na Bahia é uma iguaria presente em muitos tabuleiros de baianas que vendem acarajé em barracas de praia, restaurantes, entre outros estabelecimentos!

Existem várias receitas de cocada: tem cocada clara, cocada morena, cocada cremosa, cocada de colher, etc. A cocada que iremos apresentar aqui é uma versão cremosa da cocada morena, conhecida também como cocada de coco queimado, onde o coco ralado fresco vai ao fogo com o açúcar caramelizado, dando esse sabor e cor característicos da cocada. O preparo é bem simples e econômico e o resultado é uma cocada caseira de fazer lamber os dedos - e a panela!

Se você quiser saber como fazer cocada morena baiana deliciosa aí na sua casa, acompanhe o passo a passo desta receita com fotos aqui no TudoReceitas!

5 convidados 45m Sobremesa Dificuldade média
Características adicionais: Custo econômico, Receita sem glúten, Cozido, Receitas do Brasil
Ingredientes para fazer Cocada morena baiana:
Também lhe pode interessar: Cocada de forno baiana
Como fazer Cocada morena baiana:
1

Separe os ingredientes necessários para preparar a receita de cocada de coco queimado. Aqui, usamos o coco fresco ralado no ralo grosso mas, se você preferir, poderá usar o coco ralado industrializado (porém sem açúcar, para evitar que a cocada fique demasiadamente doce).

Dica: se você quiser uma versão menos cremosa da cocada, basta não utilizar o leite condensado.

Receita de Cocada morena baiana - Passo 1
2

Prepare a calda primeiro, misturando numa panela o açúcar, a água e o vinagre. Misture tudo ainda com o fogo desligado, para diluir bem o açúcar.

Dica: o uso do vinagre na receita serve para evitar que grandes cristais se formem na calda, deixando o caramelo mais homogêneo e brilhante.

Receita de Cocada morena baiana - Passo 2
3

Ligue o fogo e deixe a mistura cozinhar em fogo brando, sem mexer. Acrescente os cravos da índia para dar um aroma especial à cocada.

Receita de Cocada morena baiana - Passo 3
4

Depois de cerca de 20-23 minutos, a calda estará em ponto de caramelo. Neste momento acrescente o coco ralado, misturando bem para envolver todos os pedacinhos de coco nesta calda.

Receita de Cocada morena baiana - Passo 4
5

Cozinhe bem essa cocada em fogo brando, mexendo sempre para não queimar e até que comece a se soltar do fundo da panela. Acrescente o leite condensado e misture tudo.

Receita de Cocada morena baiana - Passo 5
6

Cozinhe por mais 5-7 minutos em fogo brando, mexendo sempre, até que fique bem cremoso e soltando do fundo da panela.

Receita de Cocada morena baiana - Passo 6
7

Numa superfície forrada com papel manteiga ou numa forma untada com manteiga, acomode separadamente colheradas da cocada e deixe-as esfriarem, para ficarem mais firmes.

Receita de Cocada morena baiana - Passo 7
8

Depois de esfriarem, retire as cocadas e já pode se deliciar com este doce típico baiano!

Dica: como armazenar cocada? Não conserve as cocadas em geladeira para que não percam a textura cremosa. Se quiser, embrulhe-as uma a uma em papel celofane ou filme plástico, guarde dentro de um recipiente com tampa e deixe-as em temperatura ambiente por até 3 dias.

Receita de Cocada morena baiana - Passo 8
9

Esperamos que tenha apreciado essa deliciosa receita de cocada morena baiana. Deixe em baixo seus comentários e bom apetite!

Procurando mais receitas de doces baianos? Veja como fazer em casa:

Receita de Cocada morena baiana - Passo 9

Se você gostou da receita de Cocada morena baiana, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Coco. Também pode visitar uma lista com as melhores receitas brasileiras.

Suba a sua foto de Receita de Cocada morena baiana

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?

Receita de Cocada morena baiana
1 de 10
Receita de Cocada morena baiana

Voltar ao topo da página