Como desossar peito de frango
O peito de frango é um corte bastante consumido tanto para pratos caseiros, quanto para pratos da alta gastronomia. Por ser saboroso e muito versátil, esse corte nos permite uma variedade de pratos dentro da culinária.
Por essa razão, te ensinamos todas as dicas e truques para você saber como desossar o peito de frango de forma rápida e sem desperdícios.
Fique atento a todas as instruções abaixo com fotos do passo a passo e saiba como desossar e filetar o peito de frango de uma forma bem prática aqui no TudoReceitas.
Ingredientes para fazer Como desossar peito de frango:
Como fazer Como desossar peito de frango:
Para desossar o peito de frango é importante seguir algumas instruções:
O ideal é que o peito esteja descongelado.
Separe uma faca afiada, de preferência daquelas facas específicas para desossar, como esta na foto abaixo.
Dica: Se não tiver dessa faca específica, não tem problema em usar outra faca que você se sinta mais confortável para manusear.
Coloque o peito de frango com a pele voltada para cima, sobre uma tábua higienizada e vá retirando a pele com cuidado, usando a faca afiada ou puxando com as próprias mãos, se preferir.
Após retirar a pele, remova o excesso de gordura que fica no peito.
Vire o peito para baixo e com a faca vá separando o osso da carne, de modo que a faca fique rente ao osso, separando-o sem deixar muitos vestígios da carne.
Repita o processo do outro lado e vá "raspando" o osso até que saia completamente do peito.
Corte o peito ao meio.
Localize o osso central que fica junto com uma cartilagem e comece a desossá-lo pelo lado onde o osso estiver mais visível.
Dica: Para facilitar, passe a mão onde tem o osso, verificando onde este começa e onde começa a carne, para fazer um corte mais preciso.
Separe as duas partes maiores do peito e também as partes menores, que ficam localizadas na parte interna e inferior (próximas ao osso central) conhecidas como filés de sassamis, que são considerados como a parte nobre do peito de frango, com característica de carne suculenta e tenra, perfeita para vários preparos.
Remova as gordurinhas que ainda estejam nos cortes e se preferir, corte cada parte do peito em filés ou em cubinhos, de acordo com o tipo de preparo que irá fazer. Você poderá temperar ou apenas regar com sumo de limão.
As aparas do frango (como ossos e cartilagem) podem servir para o preparo de caldos. Se não quiser usar imediatamente, coloque-os em um saco limpo e armazene-os no congelador.
Agora você já sabe como desossar o peito de frango de forma rápida e precisa, sem desperdícios.
Esperamos que tenha gostado da dica e aproveite para preparar deliciosos pratos com esse corte maravilhoso do frango.
Bom apetite!
Se você está procurando outras técnicas como essa, confira as receitas abaixo:
Se você gostou da receita de Como desossar peito de frango, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.