menu
Partilhar

Como amaciar carne

 
Por Eleonor Fischer, Fotógrafa gastronômica. Atualizado: 7 abril 2021
Como amaciar carne

Não existem desculpas para não servir uma carne macia e suculenta, independente da seu tipo ou corte. Neste post do TudoReceitas explicamos como amaciar carne de acordo com a receita que você vai preparar: seja churrasco, carne assada, grelhada ou carne de panela.

Separamos 10 maneiras diferentes que explicam como deixar a carne macia e suculenta. São dicas relativamente simples que fazem toda a diferença no resultado final. Você vai ver que todos os truques podem ser aplicados em todos os tipos de carnes, você só precisa escolher o mais adequado segundo a receita que vai preparar. Se você ainda não tem ideia de receita, não se preocupe, também separamos sugestões de preparos de carnes sensacionais, macias e com um tempero divino!

Também lhe pode interessar: Como preparar carne seca

Como amaciar carne para bife com martelo

Você pode bater na carne após cortá-la em bifes. Para isso, você pode utilizar um martelo específico para amaciar carne, a borda de uma tábua pequena de madeira ou um rolo da massa. Ao fazer isso você está rompendo as fibras e tecidos conjuntivos. O resultado é uma carne fina e macia.

Você também pode utilizar uma amaciante de carne em pó. Ingredientes desse tipo contêm as mesmas enzimas da papaia ou do abacaxi, que amolecem a carne rompendo as fibras musculares sem deixar sabor.

Faça alguns cortes na carne ou corte-a em cubos

Quando o filé está muito grosso você pode fazer cortes superficiais sobre a carne. Esse procedimento permite que o calor penetre mais rapidamente dentro do corte, cozinhando mais rápido. O resultado é uma carne mais macia. Algumas receitas que podem ser beneficiadas por essa técnica são:

O truque de cortar a carne em cubos consiste em cortá-la em pedaços menores, mas não muito pequenos, para que não ressequem. Pedaços menores sempre facilitam o cozimento. Algumas receitas em que essa técnica pode ser utilizada são:

Como amaciar carne - Faça alguns cortes na carne ou corte-a em cubos

Como amolecer carne com leite ou iogurte

Esse é um daqueles truques de avó para amaciar carne. Para amolecer carne usando essa dica bem tradicional, faça pequenos cortes sobre a peça de carne e deixe-a de molho no leite ou iogurte por, pelo menos, 2 horas. Essa técnica é perfeita para bife de fígado e também serve para amolecer peito de frango e deixá-lo com aquele aspecto mais branquinho. Aqui no TudoReceitas sugerimos testar este truque com os seguintes pratos:

Como deixar a carne macia com marinada

Preparar a carne dessa maneira é um clássico infalível para deixar a carne macia. A técnica é muito fácil e consiste no uso de um amaciante natural: o ácido. O componente ácido pode ser vinagre de cidra de maçã, vinho, cerveja, suco de tomate, vinagre de vinho, cidra, suco de limão ou qualquer fruta cítrica. Além disso, é possível acrescentar algumas ervas aromáticas como tomilho, manjericão, orégano ou alecrim. Basta deixar a carne de molho na marinada por, no mínimo 30 minutos, ou um máximo de 12 horas. O tempo de descanso da carne depende de sua dureza: quanto mais dura for, maior será o tempo de marinada que ela precisará.

Passado o tempo, escorra a carne e cozinhe, segundo a receita. Se você precisa marinar a carne mais que duas horas, prepare a mesma base (ácido e ervas aromáticas) e acrescente tempero picado à mistura (alho, cebola, cenoura e o que preferir) para deixá-la ainda mais saborosa. Além disso, você também pode adicionar um pouco do líquido da marinada ao cozimento, como é o caso dessa receita de frango marinado com limão.

Você também pode adicionar cerveja à marinada, ainda que esse truque combine mais carne vermelha. A cerveja, não só é um maneira de amaciar a carne, como também traz um sabor especial. Essa receita de maminha na cerveja é uma boa prova disso.

Conselhos: prefira usar esta técnica com carne bovina, já que a carne suína tem tendência a ficar rija quando em contacto com ingredientes ácidos por algum tempo, como acontece nas marinadas.

Como amaciar carne - Como deixar a carne macia com marinada

Temperar a carne para deixar a carne mais macia

Tanto marinar, quanto temperar previamente facilitam o cozimento da carne e deixam a sua textura mais suculenta. Ambas as técnicas melhoram o sabor e o aroma. Temperar e deixar descansar é muito fácil, basta preparar uma mistura com a erva aromática de sua escolha, alho, óleo, vinagre e sal, páprica ou curry (ou outras especiarias).

Prepare essa mistura em um recipiente grande o suficiente para acomodar a carne e unte a peça com esse tempero. Deixe a carne descansar por, pelo menos, 1 hora. Passado o tempo, cozinhe a carne de acordo com a sua receita - seja ela assada ou frita. Essa técnica para amaciar a carne é ideal para aquelas carnes mais secas e com pouca gordura, como é o caso do lombo. Outro método interessante é untar a carne com uma mistura de azeite e vinagre em partes iguais e deixá-la descansar por algumas horas (a carne não fica com gosto de vinagre, não tenha medo de testar).

Algumas receitas ideais para esse estilo de tempero são:

Empanar a carne (à milanesa)

Outra alternativa interessante para amaciar a carne deixá-la e deixá-la deliciosa é empaná-la. Você só precisa cortar a carne em filés bem finos e empaná-los. O procedimento é simples: você pode seguir a receita base tradicional com farinha de trigo, ovo (batido) e farinha de rosca (empanando a carne nessa mesma ordem).

Para potencializar o sabor dessa mistura adicione alho, pimenta, salsinha, orégano e/ou raspas de limão na farinha de trigo ou na farinha de rosca. Então, passe a carne nessa mistura e siga a receita. O segredo desse truque é o fato de que a casquinha empanada protege a carne enquanto ela cozinha; o resultado é aquela textura final crocante por fora e suculenta por dentro. Algumas opções deliciosas que utilizam esse truque são:

Outro truque divino para amaciar a carne é envolvê-la em bacon. Envolva a carne com camadas finas de bacon ou toucinho e deixe cozinhar. Esse truque permite que a gordura do bacon derreta sobre carne enquanto cozinha e mantem a umidade e suavidade deixando um sabor incrível. Comprove preparando esta receita de medalhão de porco com bacon assado.

Como amaciar carne - Empanar a carne (à milanesa)

Como amaciar carne com água, maizena e frutas

Outra técnica para amaciar a carne dura consiste em usar 1 colher de sopa de amido de milho e 2 copos de água para cada 500 gramas de carne. Coloque a carne em uma tigela e despeje a mistura de amido de milho dissolvido na água. Espere de 10 a 15 minutos para escorrer e selar a carne na panela. Em seguida, você pode cozinhá-la de acordo com a receita.

Outra opção é usar frutas, mais concretamente deixar a carne macia com purê de frutas, e é absolutamente deliciosa e eficaz! Prepare um purê de frutas com kiwi, abacaxi ou mamão amassados e espalhe generosamente sobre a carne. Reserve por 15 minutos. Após este tempo, a carne adquirirá uma textura suculenta graças às enzimas presentes nestas frutas, pois elas quebram o colágeno e ajudam a quebrar as fibras musculares, como mencionamos antes.

Outro truque genial para amolecer carne é deixar a carne repousar em suco de abacaxi ou mamão. Assim como no caso do purê de frutas, os sucos também são uma opção útil para amaciar qualquer corte de carne. Espere algumas horas e pronto! Este truque é ótimo, pois dá um toque original e requintado.

Como usar o bicarbonato para deixar a carne esponjosa

Por que o bicarbonato deixa a carne tão macia? Esse ingrediente desintegra as proteínas (cadeia de aminoácidos) de qualquer tipo de carne, deixando-a mais macia e suculenta. É possível utilizar o bicarbonato para deixar a carne macia de duas maneiras diferentes. A primeira consiste em salpicar o bicarbonato sobre a carne e deixá-la descansar por 3 horas. Para a segunda, você pode criar uma mistura de bicarbonato com água, passá-lo sobre o corte e deixar na geladeira por 2 horas.

Como amaciar carne - Como usar o bicarbonato para deixar a carne esponjosa

Amolecer carne com açúcar refinado

O açúcar é um amaciante natural que funciona tão bem quanto os ácidos. Se a ideia é ter uma carne assada com um toque doce e caramelado, essa é uma solução ideal. Isso acontece porque, enquanto a carne é assada, o açúcar compete pela água com outros ingredientes e acaba deixando o corte mais macio. O mel e o melado também podem substituir o açúcar em receitas do tipos. Alguns ótimos e deliciosos exemplos são:

Como amaciar carne - Amolecer carne com açúcar refinado

Selar e cozinhar a carne previamente

Essa é uma alternativa super profissional para manter a carne suculenta. Ao selar a carne antes de cozinhá-la se preservam os seus sucos internos naturais. Evite queimar a carne durante a selagem, caso contrário o efeito será o oposto e você terá uma carne dura e seca.

Em casos especiais, para amaciar carnes muito duras, o ideal é cozinhá-las (na panela normal ou na pressão) antes de preparar a receita. Mantenha a carne no fogo por pelo menos 30 minutos, com água ou com caldo simples (o tempo também dependerá da dureza da peça). Retire do fogo e escorra. Agora, você já pode preparar a carne para cozinhar a receita que você quer!

Conselhos: o vídeo abaixo é uma boa inspiração de como deixar a carne macia na panela de pressão.

Se gostou do artigo Como amaciar carne, sugerimos que entre na nossa categoria de Truques e técnicas.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?

Como amaciar carne
1 de 6
Como amaciar carne

Voltar ao topo da página