Ideias para temperar

Tempero para pernil de porco no forno

Sara Silva
Por Sara Silva, Redatora e editora no TudoReceitas. Atualizado: 9 junho 2021
Tempero para pernil de porco no forno

Chega aquele dia em que queremos preparar um pernil de porco assado muito saboroso e, para isso, é imprescindível saber como temperar carne de porco para assar no forno! Tal como acontece com outras carnes, alguns temperos combinam especialmente bem com carne de porco e nesta receita indicamos alguns deles.

Esta é uma receita de tempero para pernil de porco no forno infalível pois super combina com essa peça de carne e com outras peças suínas também. Os ingredientes são acessíveis mas, no caso de você procurar alternativas, também sugerimos algumas opções. Confira abaixo todos os detalhes!

1 convidado 10m Prato principal Dificuldade muito baixa
Características adicionais: Custo econômico, No forno
Ingredientes para fazer Tempero para pernil de porco no forno:
Também lhe pode interessar: Como temperar pernil de porco
Como fazer Tempero para pernil de porco no forno:
1

Comece por colocar a cerveja num recipiente onde irá misturar todos os ingredientes da marinada para pernil.

Dica: sempre devemos usar um ingrediente líquido na marinada, pois ele facilita a incorporação dos temperos. Neste caso usamos a cerveja, mas você poderá substituí-la por vinho verde ou branco ou até caldo de carne caseiro.

Tempero para pernil de porco no forno - Passo 1
2

Em seguida adicione as ervas aromáticas que, neste caso, são o tomilho e a folha de louro.

Dica: outras opções de ervas aromáticas que combinam com carne de porco são orégano, alecrim, sálvia, salsinha e coentro.

Tempero para pernil de porco no forno - Passo 2
3

Acrescente agora os alhos descascados e picados e também a pimenta calabresa.

Dica: os alhos conferem mais sabor no pernil de porco e a calabresa proporciona um toque picante muito gostoso. No entanto, se você não gostar de comida picante, pode dispensar a pimenta calabresa ou substituir por pimenta do reino moída.

Tempero para pernil de porco no forno - Passo 3
4

Seguidamente adicione a páprica doce, também chamada de colorau ou urucum, uma especiaria que ajuda a conferir cor no pernil de porco.

Tempero para pernil de porco no forno - Passo 4
5

Por fim, adicione a mostarda, neste caso mostarda Dijon, mas que pode ser também a mostarda amarela, a mostarda antiga ou até mesmo sementes de mostarda moída, para conferir mais sabor.

Dica: a mostarda combina muito bem com mel por isso, se quiser, adicione também 1 colher de chá de mel neste tempero de pernil assado.

Tempero para pernil de porco no forno - Passo 5
6

Coloque o pernil de porco num saco plástico e adicione toda esta marinada para temperar pernil de porco. Amarre bem o saco e reserve por 8 a 24 horas na geladeira, agitando o saco de vez em quando, para espalhar bem os temperos pela carne.

Dica: se estiver usando pernil de porco congelado, deixe-o descongelar completamente antes de adicionar os ingredientes do tempero.

Tempero para pernil de porco no forno - Passo 6
7

Após esse tempo, pode transferir a carne e todo o conteúdo do saco para uma assadeira. Termine de temperar o pernil de porco adicionando o sal e leve para assar no forno preaquecido a 180ºC por 1 hora ou mais.

Gostou desta sugestão de tempero para pernil simples? Deixe em baixo seu comentário e confira também estas receitas de temperos:

Dica: calcule 1 hora de forno para cada 1 quilo de pernil. Para evitar que o pernil queime, cubra-o com papel alumínio nos primeiros 40-45 minutos de forno.

Tempero para pernil de porco no forno - Passo 7

Se você gostou da receita de Tempero para pernil de porco no forno, sugerimos que entre na nossa categoria de Ideias para temperar.

Suba a sua foto de Tempero para pernil de porco no forno

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
2 comentários
A sua avaliação:
Luiz
Quais as quantidades dos temperos acima descritos para um pernil pra 10 pessoas
A sua avaliação:
Carlos Alt
ótima receita , vou providenciar um pernil. muito abrigado
1 de 8
Tempero para pernil de porco no forno