Doces e geleias

Receita de Doce de tomate caseiro

 
Nélia Oliveira
Por Nélia Oliveira, Redatora no TudoReceitas. Atualizado: 20 setembro 2017
Receita de Doce de tomate caseiro

O doce de tomate é uma receita muito versátil que pode ser incluída em várias receitas de sobremesa e aperitivos, sobretudo acompanhando queijos. Além disso é um jeito delicioso de consumir e aproveitar tomate em quantidade. Confira abaixo como fazer doce de tomate caseiro com a ajuda do TudoReceitas.com e com um toque de vinho tinto, e desfrute!

5 convidados 1h 30m Entrada Dificuldade baixa
Características adicionais: Custo econômico, Cozido
Ingredientes para fazer Doce de tomate caseiro:
Também lhe pode interessar: Doce de tomate fácil
Como fazer Doce de tomate caseiro:
1

Para preparar esta receita de doce de tomate, comece por reunir os ingredientes. Se não tiver rapadura, pode substituir por mais açúcar.

Receita de Doce de tomate caseiro - Passo 1
2

Em seguida, lave os tomates e faça um corte em forma de uma cruz numa das pontas.

Receita de Doce de tomate caseiro - Passo 2
3

Leve ao fogo uma panela com água e, quando estiver fervendo, adicione os tomates. Deixe ficar por 30 segundos, depois retire e coloque em uma tigela com água fria - este é um truque para pelar os tomates facilmente. Pele os tomates e retire as sementes.

Receita de Doce de tomate caseiro - Passo 3
4

Para continuar preparando esta receita de doce de tomate caseiro, leve outra panela ao fogo médio com o açúcar, a rapadura e o vinho tinto. Quando observar que a rapadura e o açúcar dissolveram, acrescente os tomates cortados em pedaços.

Receita de Doce de tomate caseiro - Passo 4
5

Cozinhe os tomates até que o líquido na panela e torne espesso, como uma calda. Se quiser, neste momento pode adicionar sal, pimenta e pasta de alho, sobretudo se estiver preparando este doce de tomate para servir como entrada com ingredientes salgados.

Receita de Doce de tomate caseiro - Passo 5
6

Quando a calda estiver espessa ao seu gosto, bata tudo com um mixer de mão ou no liquidificador, até que já não restem pedaços. Deixe o doce de tomate caseiro esfriar e estará pronto a servir! Desfrute e diga-nos o que achou!

Receita de Doce de tomate caseiro - Passo 6
7
Receita de Doce de tomate caseiro - Passo 7

Se você gostou da receita de Doce de tomate caseiro, sugerimos que entre na nossa categoria de Receitas de Doces e geleias.

Como conservar o doce de tomate:

Depois de bater, coloque o doce em um frasco de vidro esterilizado, tampe bem e reserve até 20 dias na geladeira, fechando bem sempre que usar. Para preservar a qualidade, use sempre utensílios limpos para retirar o doce do frasco.

Suba a sua foto de Receita de Doce de tomate caseiro

Suba a foto do seu prato

Escrever comentário

Adicione uma imagen
Clique para adicionar uma foto relacionada com o comentário
O que você achou da receita?
1 de 8
Receita de Doce de tomate caseiro