Nutrição e saúde

Chá inglês: o que é e como fazer

 
Cristiane Salgado
Por Cristiane Salgado, periodista. 11 outubro 2022
Chá inglês: o que é e como fazer

Você tem costume de tomar chá? Na Inglaterra, não se dispensa o famoso chá da tarde! Por causa desse costume de consumir chá no país – que, aliás, pode ser em qualquer hora do dia - o chá inglês ficou popular em todo mundo, se tornando uma das marcas emblemáticas do comportamento inglês. Chique, não?! O chá da tarde inglês é um programa para incorporar na rotina.

Aqui no Tudo Receitas, vamos explicar mais sobre a origem dessa tradição e como preparar o chá inglês, para servir em casa de acordo com os costumes! Prepare-se para saber mais sobre chá inglês: o que é e como fazer.

(Fotos: Unsplash)

Também lhe pode interessar: O que é Matcha?

Índice

  1. A origem do chá inglês
  2. O que é o chá inglês
  3. Benefício do chá inglês
  4. Como preparar o chá inglês

A origem do chá inglês

O início deste hábito tem raízes no século 19, com a duquesa de Belfort Anna Maria Russell, que começou a convidar outras pessoas, de forma bem espontânea para acompanhá-la em seu lanche da tarde.

Nesse lanche, pontualmente servido às 5 da tarde era servido chá, com torradas, guloseimas, geleias e outras comidas. O hábito ganhou o boca a boca, pois era uma honra receber o convite da duquesa, e fez com que a prática de tomar chá à tarde se espalhasse pela Inglaterra. Dessa forma, esse hábito recebeu o nome de “chá inglês”.

E se você quer saber se os ingleses e britânicos realmente bebem muito chá, bem, eles tomam sim! De acordo com a Organização de Chás e Infusões, os britânicos consomem cerca de 60 bilhões de xícaras por ano. Em média, isso representa mais de 900 xícaras por ano para cada pessoa.

Surpreendente esse número, não?!

O que é o chá inglês

Mas afinal o é o chá inglês? O verdadeiro chá inglês se dá em uma de erva chamada camellia sinesis. O sabor desse chá está totalmente relacionado à forma de como ele é plantado, processado e a quantidade de luz que recebe. Quanto menos luz do sol, mais a erva produz clorofila e menos polifenol, fazendo com que o sabor e adstringência do chá sejam afetados.

Dessa erva, a camellia sinesis, pode-se extrair o chá preto, o chá oolong e o chá verde. O que faz com que ocorra a diferenciação no sabor e nas propriedades de cada chá é o modo como as folhas da erva são colhidas e secas.

O chá preto - que também é o mais consumido - possui um preparo mais lento, em que as folhas são deixadas para secar por um longo período antes de serem finalizadas no fogo. Em seguida, temos o chá oolong, que passam por um tempo médio de secagem e, por último, o chá verde, que possui um processo preparatório mais rápido.

Benefício do chá inglês

O chá inglês traz benefícios à saúde. É um estimulante, porque contém cafeína, mas em menos quantidade do que o café.

Por causa de uma substância chamada teanina, o chá deixa a mente desperta, mas sem picos de energia como o café, então, é possível se manter a concentração e o foco por mais tempo, sem causar aceleração ou ansiedade.

Como preparar o chá inglês

Uma dica importante antes de iniciar o preparo do chá inglês: o segredo está no tempo de infusão. Quanto mais tempo, o chá permanecer no processo de infusão, mais forte ele será.

O chá inglês pode ser comprado a granel em lojas especializadas em chá ou em saquinho, com a marca Twinings Of London, que se encontra facilmente no Brasil.

Os sabores Earl Grey, Darjeeling, Assam - todos dessa marca - são os mais populares nas terras britânicas. Feita a escolha do chá, vamos ao preparo?

  1. Ferva 1 litro de água, colocando-a numa bule ou chaleira.
  2. Após ferver a água, desligue o fogo, e deixe esfriar um pouco. O ideal é que a água fique na temperatura de 35°C.
  3. Adicione a quantidade de erva de chá no infusor ou o saquinho desejado. Nunca ferva o chá junto com a água. De preferência, quando for acrescentar o chá, faça isso em outro recipiente. Isso pode ser feito diretamente na xícara.
  4. Deixe num processo de infusão - o recipiente deve ser tampado para isso - de 2 a 3 minutos. O ideal é que nunca passe de 5 minutos.
  5. Retire o saquinho ou o infusor do chá, e acrescente açúcar ou adoçante, caso desejo.
  6. Já deu as 5 da tarde no seu relógio? Então, pronto, é só saborear!

O que achou da experiência do chá inglês? Compartilhe e comente aqui abaixo!

E se ficou curioso para saber mais sobre chás, essa bebida tão fácel de fazer e nutritiva, confira esses artigos:

Se gostou do artigo Chá inglês: o que é e como fazer, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
Chá inglês: o que é e como fazer