Nutrição e saúde

O que é molho bechamel: 20 receitas deliciosas

 
Cristiane Salgado
Por Cristiane Salgado, periodista. 24 outubro 2022
O que é molho bechamel: 20 receitas deliciosas

O molho bechamel é um clássico da culinária francesa, que costuma ser usado em massas, carnes ou ainda como base para outros molhos, sopas e até recheios. É de consistência bem cremosa, coloração branca, sabor salgado e o prato fica uma delícia!

Esse molho é feito, basicamente, com creme de leite ou leite, farinha e manteiga. Para quem preferir ou tem restrições ao consumo de lactose, o leite pode ser de origem vegetal (vegano), não precisa ser animal. O resultado também fica muito bom!

Apesar da semelhança, o bechamel não é igual ao molho branco, que é uma variação mais simples. No caso do bechamel, o preparo é diferente: há necessidade de cozinhar bem a farinha na manteiga derretida antes de acrescentar o leite.

Índice

  1. A origem do molho bechamel
  2. Como fazer molho bechamel
  3. Receitas com molho bechamel

A origem do molho bechamel

Sobre a origem do molho bechamel, o que se sabe é que teria sido criado pelo francês Antoine Carême, um jovem cozinheiro do século XIX. No entanto, o nome "béchamel" refere-se a Louis Béchameil de Nointel, chefe do palácio de Luís XIV, rei da França, que viveu dois séculos antes, pois os molhos à base de creme de leite já existiam desde aquela época.

Sugerimos que você use o molho bechamel para dar um incremento a mais, seja para um almoço em família ou um jantar especial. Ah, e ainda acompanha muito bem com um vinho!

O que é molho bechamel: 20 receitas deliciosas - A origem do molho bechamel

Como fazer molho bechamel

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a origem e peculiaridades do molho bechamel, vamos ao preparo? Siga o passo a passo:

Ingredientes:

  • 500ml de leite quente
  • 2 colheres de sopa de cebola picada
  • 50g de manteiga
  • 50g de farinha de trigo
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino a gosto
  • Noz moscada moída a gosto

Modo de Preparo:

  1. Em uma panela, derreta a manteiga e acrescente a cebola picada, e refogue por 1 minuto.
  2. Acrescente a farinha de trigo e mexa muito bem com uma colher de pau ou um batedor, por cerca de 4 minutos até engrossar o molho. Essa mistura se chama "roux".
  3. Aos poucos, adicione o leite quente sempre mexendo bem.
  4. Quando a mistura ficar homogênea e atingir a fervura, desligue.
  5. Depois de desligar o fogo, tempere com o sal, pimenta do reino e a noz moscada.

Prontinho! O molho bechamel está no ponto para fazer o seu prato. O que achou? Compartilhe conosco nos comentários.

O que é molho bechamel: 20 receitas deliciosas - Como fazer molho bechamel

Receitas com molho bechamel

Depois de aprender a como fazer o molho bechamel, é hora de combiná-lo em algumas receitas para ver como ele incrementa e dá muito mais sabor em vários pratos. Veja só o que selecionamos para você:

  1. Receita de Bechamel de abobrinha: uma versão do molho bechamel, mas com abobrinha e leite vegetal na receita, sendo uma opção bem saudável e low carb!
  2. Receita de Molho bechamel vegano: o leite e a manteiga foram substituídos por ingredientes veganos: bebida vegetal e azeite para preparar o roux. O resultado é incrível!
  3. Receita de Macarrão gratinado com molho bechamel: em apenas 30 minutos, você vai deixar um refeição de macarrão com muito mais sabor e cremosidade acrescentando o bechamel.
  4. Receita de Lasanha de camarão bom bechamel: o molho bechamel vai muito bem com frutos do mar. Neste caso, a lasanha recheada com molho e camarão fica uma delícia! Perfeito para um almoço de família.
  5. Receita de Batata portuguesa com bechamel: essa receita de batata gratinada no forno com bechamel é simplesmente uma delícia! Com bechamel, ovos, presunto, queijo e azeitonas é uma explosão de sabor!
  6. Receita de Chuchu com bechamel: se você acha que chuchu é sem graça, bom, agora você vai aprender como deixá-lo com muito sabor com bechamel. Vai muito bem com peixes, carnes ou opções vegetarianas.
  7. Receita de Molho bechamel com bacon: para quem quiser fazer uma versão um pouco diferente, dando um sabor a mais, ensinamos como preparar bechamel com bacon.
  8. Receita de Couve-flor gratinada com molho bechamel: essa é uma combinação incrível, que fica ótimo para acompanhar carnes ou até mesmo ser o prato principal!
  9. Receita de Bacalhau português com bechamel: a original receita de bacalhau português regados a molho bechamel e queijo gratinado. O resultado é maravilhoso!
  10. Receita de Lasanha de berinjela com bechamel: uma receita vegetariana, gratinada ao forno, que é perfeita para o almoço ou o jantar!
  11. Receita de Macarrão de forno com bechamel: preparada ao forno, é um bela refeição para família, que agrada adultos e crianças! Aqui combinamos molho napolitano com bechamel, é de lamber os dedos!
  12. Receita de Lasanha de ricota e espinafre com bechamel: em apenas 30 minutos, você consegue preparar essa lasanha vegetariana. Uma delícia!
  13. Receita de Macarrão com espinafre e bechamel: uma receita perfeita para dar mais sabor ao seu dia a dia. Bem prática e leva apenas 30 minutos de preparo!
  14. Receita de Suflê de couve flor com queijo: um típico prato francês, à base de gemas, claras em neve e o molho bechamel para complementar, e que ainda permite você acrescentar diferentes ingredientes. Veja o passo a passo.
  15. Receita de Suflê de brócolis com bechamel: o brócolis é outro legume que vai muito bem com bechamel e em suflês. Em apenas 30 minutos, a receita fica pronta!
  16. Receita de Fricassé de frango fit com bechamel: para quem deseja uma alimentação com menos calorias, mas quer algo com muito sabor e molho bechamel, esse prato é o ideal!
  17. Receita de Brócolis ao forno com bechamel: o seu brócolis vai ficar muito mais saboroso gratinado ao forno com bechamel! É bem simples de fazer, confira.
  18. Receita de Macarrão com salmão defumado e bechamel: uma receita simples, rápida e bem cremosa. É perfeita para um jantar especial e cheio de sabor!
  19. Receita de Macarronada de carne moída com bechamel: a clássica macarronada, mas com molho bechamel para ainda mais sabor e consistência. Que tal para um almoço de domingo, hein?
  20. Receita de Peito de frango com mostarda e bechamel: se você quer dar um incremento a mais para o seu peito de frango, essa receita vai te surpreender!
O que é molho bechamel: 20 receitas deliciosas - Receitas com molho bechamel

Se gostou do artigo O que é molho bechamel: 20 receitas deliciosas, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
O que é molho bechamel: 20 receitas deliciosas