menu
Partilhar

Vinagre Balsâmico: o que é e receitas de como usar

 
Por Lu Fonseca. Atualizado: 7 junho 2022
Vinagre Balsâmico: o que é e receitas de como usar

Você sabia que o vinagre balsâmico dá um sabor agridoce super especial para cada refeição? Além de bastante aromático, esse ingrediente também traz benefícios para saúde. Pensando nisso, preparamos esse artigo para explicar bem o que é vinagre balsâmico, e como usá-lo bem em 7 receitas imperdíveis. Confira abaixo: vinagre balsâmico: o que é e receitas de como usar agora no Tudo Receitas!

O que é o vinagre balsâmico?

Também conhecido como aceto balsâmico, o vinagre balsâmico tem origem italiana, sendo produzido há quase mil anos no norte da região de Emília-Romana na Itália.

Na forma de produção original e tradicional, o único ingrediente é o mosto das uvas Trebbiano e Lambrusco, em que seu xarope é envelhecido em barris de madeira por 12 anos. No entanto, hoje em dia, há outras formas de produzir o vinagre balsâmico, pois se fosse dessa forma seria extremamente exclusivo e caro.

O que diferencia o vinagre balsâmico dos outros vinagres comuns é que ele é feito de uvas brancas, e não a partir do vinho branco ou tinto.

Entre os vinagres, o balsâmico é o que tem o sabor mais suave, porém, ele tem um paladar um pouco excêntrico, porque é ao mesmo tempo doce e azedo. Além disso, é considerado o mais refinado dos vinagres.

Para que serve vinagre balsâmico?

O vinagre balsâmico é um ingrediente que dá um sabor característico e agridoce para as refeições. É um ótimo tempero para saladas e preparo de molhos. Também é usado em pratos prontos, como risotos; carnes e peixes grelhados; frutas frescas, como morangos e framboesas; queijos duros e com sabor apurado; sobremesas italianas tradicionais; e sorvete de creme ou baunilha.

Além disso, a acidez do vinagre balsâmico ajuda a estimular a produção de saliva e suco gástrico, o que contribuiu para uma digestão mais fácil.

Vinagre Balsâmico: o que é e receitas de como usar - Para que serve vinagre balsâmico?

Qual o benefício do vinagre balsâmico?

O vinagre balsâmico tem vários benefícios para a saúde. Como ele tem polifenóis, que ajudam a combater os radicais livres, o consumo desse vinagre ajuda no combate ao envelhecimento precoce. Também é indicado para quem tem diabetes, porque ajuda a reduzir os níveis glicêmicos do sangue.

Como o vinagre balsâmico tem baixo valor calórico (em média, apenas 15 calorias), também é recomendado para dietas de perda de peso, diminuição de colesterol, redução do nível de açúcar no sangue e controle da hipertensão.

Vinagre Balsâmico: o que é e receitas de como usar - Qual o benefício do vinagre balsâmico?

7 Receitas com vinagre balsâmico

Agora que você já sabe a origem e os benefícios do vinagre balsâmico, pronta para colocar mão na massa?! Aqui vão 7 receitas com esse ingrediente, que deixará um paladar totalmente único para cada uma delas. Conte depois nos comentários o que você achou!

  1. Receita de Tomate Marinado no Vinagre Balsâmico: uma receita bem simples para mostrar como o vinagre balsâmico é ótimo para temperar saladas de um modo bem rápido e inseri-lo no seu dia a dia.
  2. Receita de Salada de Tomate e Atum: Uma salada um pouco mais elaborada, mas que fica com um sabor muito especial graças ao vinagre balsâmico. Super saudável e perfeita para ser consumida no almoço ou no jantar, além de atum, essa receita também leva ovo cozido e azeitonas.
  3. Receita de Redução de vinagre balsâmico: Mais espesso do que o normal, essa receita apresenta o vinagre balsâmico na versão de molho para receitas de saldas, legumes, carnes, peixes ou pratos marinados. Muito simples de fazer, além do vinagre balsâmico, você vai precisar de açúcar refinado.
  4. Receita de Salada Panzanella: A clássica receita de salada italiana, criada na região de Toscana, que obviamente não poderia faltar o vinagre balsâmico. Com tomate, queijo mussarela, azeitonas, manjericão e croutons, esse prato tem uma sabor aromático e intenso. Além disso, é possível prepará-la em menos de 15 minutos!
  5. Receita de Frango no Forno com Vinagre Balsâmico: A estrela dessa receita é o vinagre balsâmico, que vai dar um sabor diferenciado para o frango. Ideal para almoço ou jantar, essa receita é feita com peito de frango, e poucos ingredientes, como cebol roxa, manteiga, pimenta e açúcar. Imperdível!
  6. Receita de Costela Suína Assada no Forno: Em vez de usar molho barbecue, a ideia é temperar essa costela de porco com outros ingredientes, incluindo o vinagre balsâmico. O resultado é uma receita simples de fazer, além de suculenta. Já está com água na boca?!
  7. Receita de Morango com Vinagre Balsâmico: É claro que não poderíamos deixar de sugerir uma sobremesa! E você vai se surpreender! Esta é uma receita tradicional italiana, que ressalta o sabor agridoce e, além do vinagre balsâmico, pode ser acompanhada com queijo mascarpone. Não deixe de provar!
Vinagre Balsâmico: o que é e receitas de como usar - 7 Receitas com vinagre balsâmico

Se gostou do artigo Vinagre Balsâmico: o que é e receitas de como usar, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
Vinagre Balsâmico: o que é e receitas de como usar
1 de 4
Vinagre Balsâmico: o que é e receitas de como usar

Voltar ao topo da página