PARTILHAR

Alimentos sem açúcar - lista completa

Nélia Oliveira
Por Nélia Oliveira, Redatora no TudoReceitas. 17 abril 2019
Alimentos sem açúcar - lista completa

A preocupação com a alimentação é uma tendência que chegou para ficar! É sabido que o que comemos influencia nossa disposição, bem-estar e saúde a curto, médio e longo prazo. Por isso é interessante conhecer os alimentos que não são benéficos para o nosso organismo, como é o caso dos alimentos ricos em açúcar.

Aqui no TudoReceitas compartilhamos com você uma lista de alimentos sem açúcar válida para quem sofre de diabetes e também para quem quer reduzir o consumo de açúcar no dia-a-dia. Além dos alimentos que sabemos que contêm açúcar, como é o caso dos bolos e bombons, existem também alimentos que viram açúcar em nosso organismo e, por isso, contribuem para um pico de adrenalina e glicose no sangue.

Continue aqui no TudoReceitas e confira esta lista segura de alimentos que não contem açúcar, dicas de como cortar o açúcar e receitas sem açúcar.

Alimentos que se transformam em açúcar no sangue

Um dos perigos de uma alimentação rica em açúcar são os picos de glicemia no sangue e o ganho de peso. Isso acontece porque, quando o nível de açúcar aumenta em demasia no corpo, o nosso organismo acumula gordura. Além disso o pâncreas também acaba sofrendo porque, ao liberar uma quantidade maior de insulina para normalizar a glicemia, ele fica sobrecarregado e pode desenvolver a resistência à insulina1.

Existem muitos alimentos que, apesar de não conterem açúcar, são ricos em carboidratos - são conhecidos como alimentos que contêm açúcar escondido. Quando estes alimentos com alto teor de carboidratos são ingeridos aumentam os níveis de açúcar no sangue, por isso devem ser igualmente eliminados de uma dieta sem açúcar. Confira quais os alimentos que se transformam em açúcar no sangue2:

  • Pão (sobretudo o pão preparado com farinha refinada)
  • Macarrão
  • Pizza
  • Arroz branco
  • Batata
  • Molhos (ex.: ketchup)
  • Leite
  • Feijão

Alimentos que não contêm açúcar

Se você procura seguir uma dieta sem açúcar ou quer cumprir o desafio zero açúcar vale a pena saber quais são os alimentos que não contêm açúcar. Confira a lista completa dos alimentos são açúcar e que são também alimentos sem amido e, por isso, válidos para diabéticos:

Legumes que não contêm açúcar

  • Legumes de folhas verdes: couve, couve de Bruxelas, espinafre, acelga, repolho, rúcula, brócolis, alcachofra, agrião, escarola e chicória;
  • Legumes verdes: quiabo, pepino, aspargo, aipo, chuchu, vagem e ervilhas;
  • Brotos: broto de bambu e broto de feijão;
  • Outros legumes: tomate, pimentão, berinjela, cebola, nabo, couve-flor, alho-poró, cogumelos e rabanete.

Frutas que não contêm açúcar

Na verdade não existem frutas sem açúcar porque todas as frutas contêm frutose, que é um tipo de açúcar. No entanto existem várias frutas com baixo teor de açúcar que você pode incluir no seu cardápio. Confira a lista das frutas com menos açúcar3:

  1. Limão: em cada 100 g contém apenas 1-2 g de açúcar
  2. Framboesa e amora: cada 100 g contém 5 g de açúcar
  3. Kiwi: o kiwi apresenta 6 gramas de açúcar por cada 100 g
  4. Morangos: em cada 100 g de morangos você encontra 7 gramas de açúcar
  5. Uva: cada 100 g de uva contém 9 g de açúcar
  6. Abacate: cada 100 g de abacate contém 9 g de açúcar
  7. Melancia: por cada 100 g de melancia existem 10 g de açúcar
  8. Laranja: em cada 100 g de laranja você encontra 12 g de açúcar
  9. Melão e pêssego: estas frutas apresentam menos de 13 g de açúcar por cada 100 g

Outros alimentos sem açúcar

  • Carne, peixe e ovos: fontes de proteína e naturalmente sem açúcar;
  • Azeite, óleos e margarina: são quase exclusivamente compostos por gordura e, por isso, sem açúcar
  • Adoçantes: estévia, xylitol, aspartame, sacarina, entre outros4
Alimentos sem açúcar - lista completa - Alimentos que não contêm açúcar

Como cortar o açúcar da alimentação

Para cortar o açúcar na alimentação é importante saber distinguir os alimentos que contêm açúcar (incluindo os alimentos que viram açúcar no sangue) dos alimentos zero açúcar. Você pode adquirir essa informação junto de um nutricionista ou lendo livros acerca dos nutrientes dos alimentos e de alimentação saudável. Desse jeito você conseguirá alterar seus hábitos alimentares e seguir uma dieta azero açúcar.

Dicas de como cortar o açúcar

  1. Diga não aos bolos e doces: o primeiro passo é, sem dúvidas, eliminar ou reduzir o consumo de bolos, biscoitos, sobremesas e outros doces que são preparados com açúcar;
  2. Elimine os refrigerantes e sucos de caixinha: este tipo de bebidas são ricas em açúcar e pobres em nutrientes, pelo que não beneficiam nossa saúde e contribuem para o aumento de peso;
  3. Substitua o açúcar por adoçante: este é um dos truques mais comuns na hora de reduzir ou eliminar o consumo de açúcar. Substitua o açúcar por adoçante no café, no preparo de biscoitos ou bolos caseiros e em outras preparações em que geralmente se adiciona açúcar;
  4. Evite alimentos processados e fast-food: salsicha, presunto, batatas fritas, salgadinhos, hambúrgueres e pizzas são alimentos processados que contêm açúcar na sua composição, seja para melhorar o sabor ou o aspecto;
  5. Aumente o consumo de chás: quando sentir apetite para consumir doces, prepare um chá e beba sem adicionar açúcar, os chás ajudam a "enganar" o apetite - veja como fazer chá de canela para emagrecer;
  6. Prepare refeições caseiras: reduza o consumo de comida pronta e comida congelada e prefira levar para o trabalho e para o lanche comidinhas preparadas em casa;
  7. Evite as idas aos restaurantes: almoçar e jantar fora muitas vezes significa uma exceção à dieta e, por isso, significa uma tentação maior para consumir alimentos pouco saudáveis e ricos em açúcar;
  8. Pratique exercício físico: praticar exercício físico ajuda você a se sentir melhor com o seu corpo, emagrecer e, com isso, prestar mais atenção na alimentação e evitar o açúcar.
Alimentos sem açúcar - lista completa - Como cortar o açúcar da alimentação

Receitas sem açúcar

Um cardápio sem açúcar não tem de ser sinônimo de alimentação sem graça ou sem sabor. Para que você siga uma dieta sem açúcar e sem abdicar de comidinhas gostosas, dê uma olhada nestas receitas sem açúcar, saudáveis e saborosas:

Alimentos sem açúcar - lista completa - Receitas sem açúcar

Se gostou do artigo Alimentos sem açúcar - lista completa, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.

Referências

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
16 comentários
A sua avaliação:
Reginaldo Ferreira Gomes
Obrigado pelas informações sobre os direitos que os Diabéticos possam ou não exercer ou consumir...
A sua avaliação:
Cândido Souza
Já li matérias as quais informavam que melancia e melão contêm altos índices glicêmicos e que, portanto, deveriam ser consumidas com pouca frequência. Porém, no meu entendimento a cerca desta matéria, tais frutas contêm baixa quantidade de açúcar a cada cem gramas, o que permite um maior consumo em relação a outras frutas. Não estou dizendo que as informações do artigo não são boas. Apenas, gerou dúvidas!
A sua avaliação:
david valerio
\ótimo artigo , muito esclarecedor, artigo assim serve para a gente ter conhecimento , e formar bases inteligente para novas conclusões, quanto as frutas , todas contem açúcar, e bem verdade mesmo, e eleva o nível glicêmico, "a mesmos que alguém conheça fruta salgada"tenho alguns paciente que querem discutir entre tomar cafe com adoçante, ou sem , que adoçante faz mal , oriento a tomar cafe sem açúcar, sem o pó de cafe, somente a aguá em temperatura ambiente ... assim e mais saudável ........
A sua avaliação:
Cris Pacheco
Ameiii as receitas!!! Muito obrigada por compartilhar!🌷
A sua avaliação:
Caique
Isso pode me ajudar a responder, obrigado☺
A sua avaliação:
Leide
Ola tudo receitas adoro seu conteúdo.
A sua avaliação:
Sandra
Boas dicas e me serão úteis
A sua avaliação:
José Carlos
Fiquei perplexo. Frutas sem açúcar e no exemplo referido " frutas com pouco açúcar". O adoçante não é preparado quimicamente? O que é mais saudável? O Adoçante ou o açúcar contido nas frutas? Não é mais saudável consumir o açúcar contido nas frutas? Por exemplo, passei a tomar café sem açúcar. O que é mais saudável? Tomar chá ou café sem açúcar ou com adoçante? O Processo de transformação é claro ou dúbio? Pelo que se sabe hoje, nada é natural, excepto àquilo que da natureza vem, ou seja os alimentos orgânicos". Há artigos que diabolizam o adoçante. Determinado artigo referiu: "Adoçante pode engordar mais que açúcar, diz estudo". Já não sabemos em quem confiar, por isso comemos o que desejamos sem olhar a quem. O efeito do açúcar branco nas pessoas difere. A mim nunca fez mal, a outros já. Apenas quero parar de consumir açúcar por curiosidade, a ver se o que dizem acontece. Depois tirarei as minhas ilações pessoais.
Tainá
Certa vez, uma senhora diabética, perguntou qual adoçante a gente tinha. Fique sem entender porque, já que no meu ver, todos os adoçantes eram iguais. Mas não, quando for ler a composição, verá que (a maioria) a cada 4 gotas de adoçante, equivale a 1 colher de chá de açúcar. Temos que criar o abito de ler as entrelinhas!
Augusto César
Boa noite José Carlos,
Poderia me dizer por gentileza o´que dizem que acontece, quando se para de comer açucar?
Também tenho a impressão que muda muita coisa.
A sua avaliação:
Jessica
Parabens pelo artigo peeeerfeito
Equipe TudoReceitas
Oi Jessica, que bom que você gostou! Obrigada pelo seu comentário e continue conferindo nossos artigos e receitas.
A sua avaliação:
ELLIS BENTO DE OLIVEIRA
Conteúdo excelente! Parabéns toda a equipe de editorial!
Equipe TudoReceitas
Oi Ellis, que bom que você gostou deste nosso conteúdo! Obrigada pelo seu comentário e continue dizendo o que você achou.
A sua avaliação:
Geraldo
Excelente artigo sobre alimentos sem açúcar.
Parabéns
Sara Silva
Oi Geraldo, que bom que você gostou! Obrigada pelo seu comentário e continue conferindo nossas matérias.
A sua avaliação:
Alex
Gostaria de saber qual fruta podemos come

Batata doce pode come
Gostaria alguns receita saudável para almoço

Att
Alex
A sua avaliação:
Rosemeire Lima
por favor estou num regime sem açúcar 0 de açúcar algum alimento ou comida com 0 açúcar, não pode conter açúcar nem na massa me ajudem obrigada desde já.
A sua avaliação:
Adriana
Poderiam me mandar receitas sem uso de açúcar por favor
A sua avaliação:
André
Parabéns. Tiver mais receitas sem açúcar, gratuitas. Vou amar .
A sua avaliação:
vitoria silva
o acucar das frutas, sao considerados acucares ruins?
Sara Silva
Oi Vitoria, o açúcar naturalmente presente na fruta não é considerado açúcar 'ruim' pois ele é facilmente absorvido pelo organismo. Neste caso não estamos considerando as frutas com adição de açúcar.
Alimentos sem açúcar - lista completa
1 de 4
Alimentos sem açúcar - lista completa

Voltar ao topo da página ↑