Nutrição e saúde

Benefícios do chá de erva-doce

 
Cristiane Salgado
Por Cristiane Salgado, periodista. 18 setembro 2022
Benefícios do chá de erva-doce

Você sabe para que serve a erva-doce, também conhecida como anis? O chá dessa erva medicinal, que tem o nome científico de Pimpinella anisum, traz inúmeros benefícios para a saúde e costuma ser consumido após as refeições, devido às suas propriedades digestivas.

Quer descobrir o que é a erva-doce, quais as propriedades da erva-doce e como fazer - da melhor forma - chá de erva-doce (até mesmo de saquinho)? Confira agora esse artigo, o mais completo que você vai encontrar sobre os benefícios do chá de erva-doce.

propriedades do chá de erva doce 390; beneficio do cha de erva doce para bebe 210; o que é erva doce 480; como fazer chá de erva-doce 4,4k; como fazer chá de erva doce de saquinho 170

Também lhe pode interessar: Benefícios da água com limão

Índice

  1. O que é erva-doce
  2. Propriedades do chá de erva-doce
  3. Benefício do chá de erva-doce para bebê
  4. Como fazer chá de erva-doce

O que é erva-doce

Conforme descreve a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), a erva-doce é uma planta que pode atingir até 60 cm de altura, tem o caule liso e ramificado, e com flores muito pequenas, de coloração que varia de branca a amarela.

Essa erva medicinal tem origem na Ásia, mas se popularizou por todo o mundo. O seu aroma é bem perfumado e adocicado, e além de conquistar a área da gastronomia, a erva-doce ganhou espaço na indústria de cosmética e beleza.

Na cozinha, a erva é um ótimo ingrediente para incrementar bolos, pães e broas, e também serve de tempero para carnes, embutidos, e feijão branco.

Muito consumida em chás, a erva doce é excelente após a refeição, auxiliando no processo de digestão, ou durante o chá da tarde, acompanhando alguns biscoitos.

Para quem tem dificuldade de dormir, o chá de erva doce pode auxiliar no processo de relaxamento corporal e mental, consumindo-o antes de se deitar, para garantir uma ótima noite de sono.

Benefícios do chá de erva-doce - O que é erva-doce

Propriedades do chá de erva-doce

A erva-doce tem propriedades digestivas, laxativas, carminativas (redução de gases intestinais) e espasmolíticas (que promovem o relaxamento muscular), porque possui flavonoides, ácido málico, cafeico e outros compostos bioativos, como descreve o site da Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

Ainda segundo a SPDM, a erva-doce é muito conhecida por ter um efeito calmante e tranquilizante, mas os seus benefícios vão além do relaxamento. Entre os principais benefícios do chá de erva-doce para a saúde estão:

  • Melhoria do funcionamento do intestino e combate à previsão de ventre;
  • Prevenção de úlceras gástricas;
  • Combate às náuseas;
  • Diminuição da produção de gases e do inchaço abdominal;
  • Alívio da dor de cabeça e dos sintomas da enxaqueca;
  • Ação anti-inflamatória, antibacteriana e antioxidante (devido à presença dos flavonoides e outros compostos bioativos) para o organismo;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Ajuda no tratamento de convulsões;
  • Alívio dos sintomas da menopausa.

Além desses benefícios, a erva também é fonte de vitaminas A e B, ferro, cobre, cálcio, selênio, ácido fólico, zinco, niacina, tiamina, manganês e magnésio, segundo as informações da SPDM.

Realmente tem vários benefícios o consumo de chá erva, não é mesmo? O que você acha de introduzir esse chá em seus hábitos alimentares?

Benefícios do chá de erva-doce - Propriedades do chá de erva-doce

Benefício do chá de erva-doce para bebê

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), até os seis meses de idade, o bebê deve ser alimentado somente com o leite materno, não sendo indicado oferecer nenhum outro alimento nesse período.

Dessa forma, o chá de erva-doce não deve ser oferecido ao bebê no primeiro semestre de vida e é importante que a introdução do chá seja feita com o acompanhamento e orientação de médico, que também vai indicar a quantidade ideal.

No geral, a quantidade média para dar ao bebê é de 50 ml, mas é fundamental lembrar que o chá não deve substituir água, leite ou outros alimentos da introdução alimentar. Ele serve como um complemento que pode trazer alguns benefícios.

Os principais benefícios do chá de erva-doce para o bebê são:

  • Alívio de cólicas;
  • Alívio do desconforto causado pelo acúmulo de gases;
  • Facilitação no processo da digestão;
  • Auxilia no relaxamento;
  • Ajuda para conduzir ao sono.

Como fazer chá de erva-doce

A melhor forma de se preparar um delicioso chá de erva-doce é pela infusão da planta.

Mas atenção para não deixar a erva fervendo na água, porque isso pode fazer com que algumas propriedades benéficas sejam perdidas. O jeito correto de fazer é despejar água fervente sobre a erva em uma xícara ou caneca e tampar por cerca de 10 minutos para não ocorrer a perda de óleo essencial. Então, coe e já está pronto para saborear!

Caso você prefira fazer chá de erva-doce de saquinho, coloque-o na xícara e, em seguida, despeje a água fervente. Deixe no processo de infusão por cerca de 3 minutos até a água adquirir cor.

O chá de erva-doce já tem um sabor bem adocicado, mas se sentir necessidade, você pode adoçar com açúcar (refinado ou mascado) ou com adoçante a gosto.

O que você achou de saber mais sobre o chá de erva doce? Ficou bom o seu chá? Escreva nos comentários e compartilhe a sua experiência!

E se você ficou com vontade de testar a erva-doce em suas receitas, confira essas duas sugestões:

Benefícios do chá de erva-doce - Como fazer chá de erva-doce

Se gostou do artigo Benefícios do chá de erva-doce, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Benefícios do chá de erva-doce