Nutrição e saúde

Comidas típicas da Inglaterra: 10 receitas da terra da rainha Elizabeth II

 
Lu Fonseca
Por Lu Fonseca. Atualizado: 16 junho 2023
Comidas típicas da Inglaterra: 10 receitas da terra da rainha Elizabeth II

A morte da Rainha Elizabeth II colocou o Reino Unido no centro das atenções - não só pela magnitude de seu legado, como também por gerar mais curiosidade a respeito das tradições e costumes do Reino Unido, em especial, da Inglaterra.

Agora sob o comando do Rei Charles da Inglaterra, que tem o título oficial de Charles III, os países que compõem o Reino Unido (Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte e Inglaterra) sempre estiveram entre alguns dos destinos mais visitados por turistas do mundo todo - inclusive para conhecer o Palácio de Buckinham, onde vivia Elizabeth II.

Mas conhecer a gastronomia também é uma parte importante para conhecer a cultura e os costumes de um lugar. Por isso mesmo - e de olho no interesse que essas mudanças históricas geram nas pessoas - que separamos 10 receitas de comidas típicas da Inglaterra.

Algumas delas você já conhece e até miragram para o Brasil - mas outras são surpreendentes: confira a lista das receitas tipicamente inglesas que você encontra no Tudo Receitas!

Também lhe pode interessar: Benefícios da cúrcuma

Comidas da Inglaterra e o chef Jamie Oliver

Diferentemente do que acontece com a culinária da França, da Espanha, da Grécia, de Portugal, da Índia e de países latino-americanos como o Brasil e o Peru, por exemplo, que são ricos em gastronomia, a Inglaterra (e o Reino Unido, em geral) têm uma fama não muito boa quando o assunto é o que comer.

Em geral, costuma-se dizer que os ingleses comem de forma pouco saudável e que sua comida não é tão rica em temperos diferenciados. Um exemplo disso seria o fish and chips (ou peixe com batata frita), como na foto, que é encontrado em qualquer pub (como chamam os bares no Reino Unido). Essa receita nada mais é do que peixe empanado comido com batata - ambos fritos - e com um molho que é parente da maionese.

Quem ajudou a mudar um pouco essa percepção, nos últimos anos, foi o famoso chef Jamie Oliver.

Conhecido por seus diversos livros, programas de TV e receitas simples, este britânico loiro e de olhos azuis ensinava de adultos a crianças como conhecer melhor frutas e verduras, e a saborear os alimentos. Foi assim que comidas tradicionais da Inglaterra (principalmente) ganharam um olhar mais simpático sobre eles.

Comidas típicas da Inglaterra: 10 receitas da terra da rainha Elizabeth II - Comidas da Inglaterra e o chef Jamie Oliver

10 receitas para conhecer comidas típicas da Inglaterra

Agora que você já sabe um pouco sobre as comidas típicas da Inglaterra, veja o top 10 de receitas que separamos para você fazer em casa e viajar um pouco pela culinária desse país.

  1. Receita de Crumpets ingleses: os crumpets são um tipo de pão esponjoso popular em Inglaterra, servido no café da manhã e, sobretudo, com o chá da tarde. Podem ser acompanhados de caldas de fruta, chocolate, geleia manteiga, etc.
  2. Receita de Queca de pão: A queca é um pão doce trazido de Inglaterra para o Brasil. Em terras inglesas, a queca é um bolo de Natal, recheado com várias frutas secas e que inclui também conhaque.
  3. Receita de Filé de peixe empanado e frito: aprenda a fazer a parte mais "difícil" do fish and chips, que é um bom peixe frito, empanado, que deve ser comido acompanhado de batatas (também bem fritinhas).
  4. Receita de Pudim de Natal inglês: O pudim de Natal inglês faz lembrar um bolo, pois ele é bem consistente. Além disso sua textura é interessante, pois inclui várias frutas secas em seu preparo e um sabor muito rico, devido às várias horas que fica assando.
  5. Receita de Scone inglês com farinha de arroz: Scones são pãezinhos rápidos que não usam fermento biológico, muito comuns nos famosos chás da tarde do Reino Unido. Essa versão é bem saudável e feita com farinha de arroz. Confira!
  6. Receita de Torta de carne inglesa: A torta de carne Shepherd's Pie é um prato típico da culinária inglesa, recheada com carne moída e completada por purê de batata ou couve-flor, tal e qual um escondidinho de carne.
  7. Receita de Muffin de frango com aveia: Você sabia que o muffin é um bolinho com origem inglesa há mais de 1 século? Ao longo dos anos, ele ganhou o mundo assumindo várias versões. Em geral seu preparo se assemelha às receitas tradicionais de bolos, mas em formas diferentes, como esta salgada feita com frango e aveia.
  8. Receita de Banoffee original: clássica e deliciosa, a banoffee, torta de origem inglesa faz muito sucesso também no Brasil, é aquela sobremesa que é sempre bem-vinda nos almoços de família. Vamos te ensinar a receita original.
  9. Receita de Scones de framboesa: Os scones são um tipo de pão rápido (quick bread) originário da Escócia. São muito populares nos países de língua inglesa como acompanhamento do chá da tarde ou no café da manhã.
  10. Receita de Crumble de maçã e framboesa: O crumble de maçã e framboesa é o prato perfeito para uma refeição em família, uma vez que é delicioso e rápido de preparar. Esta sobremesa de origem inglesa é, normalmente, feita apenas com maçã, mas aqui vai ser feita com framboesa!
Comidas típicas da Inglaterra: 10 receitas da terra da rainha Elizabeth II - 10 receitas para conhecer comidas típicas da Inglaterra

Se gostou do artigo Comidas típicas da Inglaterra: 10 receitas da terra da rainha Elizabeth II, sugerimos que entre na nossa categoria de Nutrição e saúde.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 3
Comidas típicas da Inglaterra: 10 receitas da terra da rainha Elizabeth II