Sucos naturais

Sucos para desinflamar o corpo: 8 receitas anti-inflamatórias para o pâncreas

Eleonor Fischer
Por Eleonor Fischer, Fotógrafa gastronômica. Atualizado: 4 julho 2023
Sucos para desinflamar o corpo: 8 receitas anti-inflamatórias para o pâncreas

Sucos anti-inflamatórios, principalmente aqueles que ajudam a desinflamar o pâncreas, podem ser uma boa opção para quem quer manter saudável esse órgão tão essencial à vida humana.

Nesta lista, os sucos para desinchar o pâncreas não são recomendados para quem sofre de enfermidades neste órgão, como a pancreatite por exemplo, pois para esta condição existe um tratamento especial e dedicado, que precisa ser oferecido por um médico.

Uma dieta equilibrada, que inclua muitos vegetais e frutas, de preferência tratadas termicamente, pode ajudar a preservar as melhores condições do pâncreas. Mas lembre-se que a qualquer sinal de enfermidade, recomenda-se sempre consultar um especialista.

Acompanhe agora o passo a passo para fazer esses sucos para desinflamar o corpo: 8 receitas anti-inflamatórias para o pâncreas.

Também lhe pode interessar: Suco de cenoura, laranja e aipo (ou salsão)

Índice

  1. Suco de aloe vera
  2. Suco de beterraba com cenoura
  3. Chá gelado de abacaxi
  4. Smoothie de amaranto e papaia
  5. Suco de nopal para baixar o colesterol
  6. Smoothie de beterraba e morango
  7. Suco de banana
  8. Leite caseiro com noz-tigre
  9. Cuide de sua saúde

Suco de aloe vera

A aloe vera é uma planta famosa por suas múltiplas propriedades curativas, incluindo seus benefícios para o sistema digestivo. Para fazer esse suco, use os seguintes ingredientes:

  • 1 folha de aloe vera
  • 1 limão
  • Adoçante de sua preferência
  • 300 ml de água potável

Uma vez que o aloe vera foi lavado, siga o passo a passo para fazer esse suco antiinflamatório para o pâncreas. Tome-o por 1 semana para ver como se sente em seu seu corpo e depois descanse por uma semana antes de começar o tratamento novamente. Você pode tomar este líquido tanto em jejum quanto ao longo do dia.

Se o suco causar cólicas ou diarreia no primeiro ou segundo dia, reduza a quantidade de babosa e use ½ folha, mas se o problema persistir durante essa semana, interrompa o tratamento e consulte seu médico.

Propiedades deste suco:

  • Previne ou alivia a pancreatite, porque é um antiinflamatório eficaz e antiácido natural
  • Ajuda a controlar o açúcar no sangue
  • Atua como um antibiótico natural
  • Melhora o trânsito intestinal
Sucos para desinflamar o corpo: 8 receitas anti-inflamatórias para o pâncreas - Suco de aloe vera

Suco de beterraba com cenoura

A receita que propomos abaixo substitui o uso tradicional do suco de laranja por água, já que não é recomendado consumir frutas cítricas durante o processo de recuperação de seu pâncreas. Este suco também é usado para ajudar na prevenção de outras doenças do pâncreas e do fígado, mas você deve lembrar que a bebida funciona mesmo como complemento para uma dieta equilibrada, essencial para se manter saudável.

  • 5 cenouras.
  • 4 beterrabas grandes
  • 125 ml de água

Se você já lavou e descascou os legumes, tudo o que precisa fazer é verificar os seguintes passos detalhados desta receita de suco de beterraba com cenoura. Tome-o nas primeiras horas do dia durante 3-5 dias, acompanhando o pequeno-almoço ou o lanche a meio da manhã.

Propiedades deste suco:

  • Beterraba: seu alto teor de potássio, manganês e fibras favorece o bom funcionamento do pâncreas e do fígado. Além disso, este vegetal contém betaína, um fotoquímico com poder antiinflamatório que influencia doenças crônicas, e outros compostos que lhe conferem propriedades analgésicas. Como se não bastasse, também contém flavonóides, antioxidantes muito benéficos para o pâncreas.
  • Cenoura: seu teor de fibras facilita a eliminação ativa de várias toxinas do corpo, ajudando o trabalho do pâncreas de eliminar o excesso de açúcar, combater o chamado colesterol ruim - e outras substâncias prejudiciais ao organismo. Também são atribuídas à cenoura propriedades anti-inflamatórias e analgésicas, benéficas tanto para o fígado como para o pâncreas.
Sucos para desinflamar o corpo: 8 receitas anti-inflamatórias para o pâncreas -  Suco de beterraba com cenoura

Chá gelado de abacaxi

O abacaxi é uma fruta versátil, mas não é recomendado para casos de pancreatite aguda, pois agrava os sintomas devido ao seu teor cítrico. No entanto, é permitido para pancreatite crônica, mas apenas durante o período de remissão, porque a bromelina do abacaxi facilita a digestão de refeições pesadas. Também possui propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Para esses casos, recomenda-se consumi-lo após uma refeição pesada ou em conjunto com ele, nunca com o estômago vazio.

  • 2 litros de água
  • 1 pedaço grande de abacaxi maduro
  • 1 pau de canela.

Lembre-se que quando você sofre de pancreatite crônica e toma suco de abacaxi, você deve sempre diluí-los com água ou um líquido de acidez neutra, na proporção de 1 para 1.

Conselhos: Dica extra: antes de consumir esta bebida, consulte o seu médico, pois também depende da sua tolerância às frutas cítricas.

Sucos para desinflamar o corpo: 8 receitas anti-inflamatórias para o pâncreas - Chá gelado de abacaxi

Smoothie de amaranto e papaia

O mamão é uma das frutas mais recomendadas para quem sofre de problemas no pâncreas, pois sua enzima chamada papaína estimula o órgão, permitindo uma melhor digestão dos alimentos, principalmente da carne. Também regula a glicose, tem efeito anti-inflamatório e analgésico. Recomenda-se consumi-lo apenas durante o período de remissão, tanto na pancreatite aguda quanto na crônica, acompanhando as refeições.

  • 500ml de leite de amêndoa
  • 300g de mamão
  • 1 pitada de stevia em pó ou outro tipo de adoçante
  • 120g de aveia em flocos
  • 60g de sementes de amaranto

Reúna todos os ingredientes e siga o passo a passo detalhado da receita do smoothie de amaranto e mamão. Tome-o com as refeições para facilitar a digestão.

Propriedades dos outros ingredientes:

  • Leite de amêndoa: mais fácil de digerir do que o leite de vaca, pode ser bom para deixar a bebida mais leve.
  • Aveia: estimula a atividade do pâncreas e ajuda a estabilizar o açúcar no sangue, principalmente em jejum, razão pela qual é recomendado para diabéticos que não são insulinodependentes. Consuma apenas no período de remissão.
  • Sementes de amaranto: acredita-se que a semente e seu óleo podem ser benéficos para doenças como pancreatite, colecistite, pedras no sistema urinário ou vesícula biliar. No entanto, você deve ter um cuidado especial com a dose, pois se for inadequada, pode piorar o curso da doença. Na dúvida, caso você esteja com alguma enfermidade no pâncreas, consulte um médico especialista e nãp tome o suco. Caso você já esteja saudável, aproveite os benefícios desta mistura.
Sucos para desinflamar o corpo: 8 receitas anti-inflamatórias para o pâncreas - Smoothie de amaranto e papaia

Suco de nopal para baixar o colesterol

Assim como o aloe vera funciona para beneficiar o pâncreas, o nopal - um cactus de origem mexicana considerado um "alimento do futuro" - também tem propriedades semelhantes. Portanto, se você deseja potencializar o suco que propomos abaixo, pode adicionar 100 gramas de polpa de aloe vera. O nopal, assim como a babosa, tem um índice glicêmico baixo que impede a elevação da glicose, evitando um esforço extra para o pâncreas que deve secretar insulina extra. Além disso, ambos têm efeito anti-inflamatório e analgésico, muito benéfico em casos de pancreatite crônica em remissão.

  • 1 ½ xícara de nopal picado
  • 2 limões (você pode reduzir a quantidade, caso deseje)
  • 1 litro de água natural
  • 1 colher de chá de chia (opcional)
  • 2 colheres de mel

Prepare esta receita para consumi-la com o estômago vazio seguindo o passo a passo do suco de nopal para baixar o colesterol. O tratamento completo dura 2 meses, distribuídos por 20 dias no mês.

Propriedades dos outros ingredientes:

  • Chía: atribui-se a ela o benefício de reduzir a resistência à insulina e melhor a tolerância à glicose.
  • Mel: é o substituto perfeito para o açúcar, pois embora tenha quase as mesmas calorias, adiciona nutrientes, enquanto o outro não. No entanto, seu uso deve ser cauteloso e quem sofre de enfermidades no pâncreas deve consultar seu médico antes de consumí-lo. O mel contribui para combater a pancreatite, suas propriedades são anti-inflamatórias e antimicrobianas.

Conselhos: Importante: você pode cozinhar o nopal por 10 minutos sem perder suas propriedades.

Sucos para desinflamar o corpo: 8 receitas anti-inflamatórias para o pâncreas - Suco de nopal para baixar o colesterol

Smoothie de beterraba e morango

Se você sofre de pancreatite crônica, recomenda-se consumir morangos apenas em pequenas porções, sem sementes e apenas durante o período de remissão (ou seja, quando o pâncreas não está inflamado), pois esses são frutos cítricos. Por isso, ressaltamos que você deve consultar seu médico ou nutricionista, antes de incluir ou excluir um alimento da sua dieta.

  • 15 morangos
  • 1 beterraba cozida
  • 500ml de água
  • ½ colher de sobremesa de gengibre fresco

Para quem não possui nenhuma questão inflamatória no pâncreas e deseja apenas deixá-lo mais saudável, comece a perparar essa receita batendo todos os ingredientes juntos. Tenha em mente que se você também estiver procurando por sucos para desintoxicar o fígado em três dias, esta bebida pode funcionar sem precisa alterar em nada os ingredientes.

Propiedades deste suco:

  • Os morangos ajudam a regular os processos digestivos, controlam as gorduras e têm um efeito anti-inflamatório.
  • A beterraba é um dos bons alimentos para o pâncreas, pois tem efeito anti-inflamatório, analgésico e purificador.

Conselhos: Importante: para pacientes com pancreatite, é sempre recomendável dissolver os sucos em água e evitar o açúcar refinado.

Sucos para desinflamar o corpo: 8 receitas anti-inflamatórias para o pâncreas -  Smoothie de beterraba e morango

Suco de banana

A banana é essencial se falamos de frutas para pancreatite. Motivos não faltam, pois ela é de fácil digestão, é alcalina, contém potássio em abundância, entre outros benefícios. Por estas razões, a banana é o ingrediente estrela da nossa bebida, mas misturamos com água para torná-la mais digerível.

Se você já tem todos os ingredientes em mãos, é só seguir o passo a passo desse suco de banana. Tome-o sozinho ou com refeições, desde que o seu médico aprove - caso já esteja sofrendo de alguma enfermidade no pâncreas.

Ingredientes:

  • 3 bananas maduras
  • 4 xícaras de água (960ml)
  • 1 pau de canela
  • Adoçante (é mais recomendado não adicionar mais doce, porque a banana madura já tem sabor adocicado)
  • 1 colher de essência de baunilha
Sucos para desinflamar o corpo: 8 receitas anti-inflamatórias para o pâncreas - Suco de banana

Leite caseiro com noz-tigre

A noz-tigre ou tigrino é um tubérculo típico da Espanha e tem sua denominação de origem na cidade de Valência. Uma das suas propriedades mais distintivas é o seu teor de amilase e lipase, enzimas responsáveis ​​pela quebra dos amidos e das gorduras respetivamente, razão pela qual é um dos nossos sucos para limpar o pâncreas.

Como se isso não bastasse, seu conteúdo nutricional é muito amplo: possui aminoácidos, minerais (fósforo, magnésio, potássio, cálcio, ferro), uma boa dose de gorduras insaturadas (incluindo ácido oleico, semelhante ao azeite), amidos e proteínas.

  • 500g de noz-tigre
  • 2 litros de água.
  • Adoçante a gosto (não use açúcar comum refinado)

Prepare essa espécie de "remédio caseiro" seguindo o passo a passo do leite caseiro com noz-tigre. Tome-o com as refeições para facilitar a digestão.

Propiedades deste suco:

  • Melhora a digestão.
  • Evite gases e flatulência.
  • Melhora o trânsito intestinal.
  • Funciona como um prebiótico.
  • Combate a diarreia.
  • Tem efeito anti-inflamatório.

Conselhos: Importante: você pode substituir a noz-tigre pelo inhame, caso não encontre esse ingrediente na sua região.

Sucos para desinflamar o corpo: 8 receitas anti-inflamatórias para o pâncreas -  Leite caseiro com noz-tigre

Cuide de sua saúde

Gostou da lista de Sucos para desinflamar o corpo? Então confira aqui outras receitas de pegada mais saudável, como essa receita de Hambúrgueres de frango saudáveis, essa receita de purê de espinafre saudável e essa receita de Bolo de laranja saudável.

Para saber mais sobre como cuidar do pâncreas, recomendamos os seguintes artigos: Como se manifesta a pancreatite aguda e Como se manifesta a pancreatite crônica.

(colaborou para completar essa matéria Luciana Fonseca, editora do Tudo Receitas)

Se gostou do artigo Sucos para desinflamar o corpo: 8 receitas anti-inflamatórias para o pâncreas, sugerimos que entre na nossa categoria de Sucos naturais.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Francicleide Silva Nóbrega
Gostei muito dos sucos, tenho pancreatite
A sua avaliação:
Fernanda
Remédio natural p o pâncreas e gastrite
1 de 9
Sucos para desinflamar o corpo: 8 receitas anti-inflamatórias para o pâncreas